Cereja do Rio Grande
prumodeq06/08/2010 12:12
Cereja do Rio Grande
Prezados
Tinha uma muda de Cereja do Rio Grande (Eugenia involucrata) já fazia um bom tempo e neste inverno resolvi intervir e fazer a modelagem em Hokidashi.
Porém ao fazer a "limpeza" dos galhos notei que ela não estava tão "formada" quanto achei na hora da compra.
Acho que a árvore está muito alta em relação a altura do tronco.
Também não gostei da daquele galho ao fundo, que tentei melhorar a posição.
O que posso fazer? Como ela tem uma brotação intensa, pensei em fazer no final do inverno uma poda e reduzir drasticamente a altura.
Também pensei em eliminar aquele galho ao fundo e então tentar "fechar" os demais galhos para substituir o espaço que ele vai deixar..
O que acham? Aguardo opiniões...
Frente:
Trás
Cima
Tronco
Abraços
Markus Von Kossel06/08/2010 13:36
Eu podaria todos os galhos na altura da terceira volta do arame do galho de fundo na primiera foto e esperaria brotar!
hraphi06/08/2010 13:38
Oi Prumo, peço licensa para fazer uma correção ok? essa não é a cereja do rio grande, trata-se da cereja anã "Mirtus communis".
A planta parece bem saudável, se fosse minha aramaria quase todos os galhos e abriria como se fosse um leque, para deixar o sol entrar nas partes internas e estimular ainda mais brotação, estilizando Hokidashi obviamente, depois uma poda para encurtar os galhos na metade, abraços.
TC06/08/2010 19:47
isso é uma eugenia mattossi, o Myrtus communis é nativo da europa tem a folha mais larga e nao apresenta maturacao das folhas.
Myrtus communis

hraphi07/08/2010 00:18
Verdade, acabei trocando a nome científico, mas de toda forma trata-se da cereja anã, a não da rio grande, rsrsrsrsrsrs, desculpa o fail.
marco_avelar07/08/2010 01:06
Eu faria o que o Markus falou, ou talvez até um pouco mais curto, fazendo um mame. A copa desse tamanho que está é desproporcional ao tronco.
Ricardo Paiva07/08/2010 23:33
Também concordo com o Markus e cortaria ainda mais: deixaria todos os demais com apenas uns 2 cm de comprimento.
Depois de rebrotar, ficaria com uma copa muito compacta!
prumodeq10/08/2010 10:04
Seria algo assim?
Pelo que pesquisei o inverno é a melhor época para podar a cerejeira, então posso operar?
Será que posso expor um pouco mais das raízes para melhorar o neabari e tentar aumentar um pouco a altura do tronco?
Abraços
prumodeq27/09/2010 17:57
Cereja Anã
Então... fiz a poda radical a uns 40 dias e nenhum sinal de brotação até agora... Outras várias árvores que fiz depois já estão brotando, é normal a cereja anã demorar tanto?
Abraços
hraphi11/04/2011 11:10
Curioso aqui como está a cerejeira? Rebrotou ou perdeu a planta?
Ederson11/04/2011 16:43
Também estou curioso, pois comprei duas da mesma espécie e pretendo trabalha-las neste inverno. gostaria de saber se aceita bem as podas drasticas?
BLACKNEEDLES11/04/2011 21:46
Seria algo assim?
JA VERIFICOU SE O TRONCO AIDA ESTA VERDE POR BAIXO DA CASCA?
Jair Flores11/04/2011 22:03
Cometi um erro de principiante, fiz uma poda drastica, agora no verão,
para melhorar a ramificação, e fiquei sem ramo nenhum ela morreu.
Ricardo Paiva11/04/2011 22:15
Erros são lições que devemos aprender para toda a vida.
Eu também perdi várias plantas, por motivos diferentes e também por poda drástica no verão.
prumodeq17/06/2011 09:44
Prezados
Desculpe a demora em responder, mas estava atarefado e não estava acompanhando o site
A planta aceitou bem a poda, demorou bastante para rebrotar, até fiquei preocupado, mas no fim ela voltou e pela foto abaixo, não tive nenhum problema... Agora é só esperar o tempo cicatrizar as feridas...
No final do inverno quero começar a redução do tamanho das raízes, que hoje está em um torrão de terra duro....
Sobre a poda, eu uso a velha sabedoria popular: "não podar em meses que tem 'r'"
Abraços
Bruno Gomes19/02/2012 15:18
Belo exemplar prumo.
Também tenho uma desta espécie e estou pelo vassoura de momento.
vou acompanhar.
abs
prumodeq22/02/2012 16:46
Eu transplantei ela para um vaso de treinamento, mas honestamente não consigo ver futuro para ela...
Cada vez mais se parece uma árvore no vaso e não um bonsai...
As raizes que no começo achei um atrativo agora considero feias e grosseiras...
Não sei se vou continuar ele como bonsai ou vai para o chão, como uma árvore frutífera/decorativo no jardim...
Se alguém tiver uma opinião diferente, agradeceria muito.
Abraços

Edson M. Mori22/02/2012 17:10
Prumodeq, acho o que esta faltando é a desfolha e uma aramação bem refinada. Primeiro creio que deveria trabalhar no nebari, removendo a terra para observar melhor o posicionamento das raizes e assim fazer a escolha.
Essa planta provavelmente tem um bom potencial para um belo MAME.
Abraço
marcio gabiatti22/02/2012 17:50
Amigo prumodeq uma sugestão, ''manda ela pra mim'' rsrsr.
Se pretende um hokidachi trabalhe mais a parte aerea posicionado os melhores ramos com aramação, depois de tempo ao tempo se é que me entende.
Depois de aramada tente dar uma aliviada na massa foliar pois acho que esta muito carregada por hora, depois dos ramos conduzidos ai sim poderas fechar a parte aerea no estilo vassoura.
Abraços...
Ricardo Paiva22/02/2012 20:59
prumodeq, se você não quiser enviar pro Marcio, envia pro amigo aqui, hehehe.
Bem, vejo um bom futuro pra sua planta.
Acredito que enterrando o nebari um pouco e inclinando a planta para a direita conseguimos uma boa estrutura para um moyogi.
Veja minha projeção:

Lucinei Reis23/02/2012 00:50
Concordo com mestre Ricardo Paiva, seguindo o que ele disse vai ficar show de bola !!!!!!!!!!!!!
Bruno Gomes23/02/2012 09:07
De fato, tá demonstrado que há futuro nela.
Vou acompanhar.
Sergio Batalini23/02/2012 11:15
Seguindo a linha de pensamento do amigo Ricardo , que alias, esta cada dia mais brilhante nas suas colocações , veja que os proximos procedimentos devem ser feitos com cuidado .
Ao transplantar, o ideal , a meu ver , seria um recipiente maior , para que a planta consiga força suficiente para engrossar os galhos e dar proporcionabilidade entre eles e o tronco .
A inclinação sugerida , resolve parte do problema do nebari e cria um aspecto visual mais harmonioso para o conjunto .
Na maioria das vezes , quando são feitas podas drasticas, os brotos surgem em demasia causando uma certa confusão , mas , devem ser escolhidos os estritamente necessarios para a realização do estilo pretendido, e por consequencia , eliminados todos os restantes.
Os galhos escolhidos devem ser aramados e posicionados , mas com cuidado para que não se quebrem ou fiquem com aspecto artificial.
Depois é só adubar e regar e esperar que os galhos alonguem e desfolhar e cortar e aramar novamente , repetindo o procedimentos até que o bonsai se forme
Depois de cumprido todos os requesitos , pensaremos na redução das raizes e num vaso ideal para o seu bonsai de cereja do rio grande .