Flamboyant
Eu sei que dizem que é praticamente impossível, mas eu vou tentar. Eu já tive um bonsai de Flamboyant, acreditem, muito bonito, e é possível. E o mais interessante é que foi um bonsai semi-natural. Tinha um velhinho aqui na minha cidade que vendia plantas, e criava um flamboyant num vaso. Ele foi crescendo e engrossando, e o velhinho podava sempre. Além disso, ele não cuidava muito bem, de modo que as brotações nunca cresciam muito, e e as folhas eram menores que o normal. Nunca foi intenção dele fazer isso, obviamente. Quando eu comecei a me interessar por plantas eu comprei essa muda (sim, eu comprei pelo preço de uma simples muda), era um bonsai perfeito, com distribuição dos galhos perfeita, com conicidade perfeita, com nebari lindo, não tinha o que fazer na copa. Parece história de pescador, mas é verdade. O que aconteceu foi que eu, inexperiente, fiz besteira e os galhos secaram. Depois a planta brotou novamente, mas de um jeito que não me restou outra alternativa além de plantar no chão. Vocês podem vê-lo nessa foto, é o flamboyant mais grosso e mais alto, à direita, só dá pra ver o tronco. Mas vamos lá, deixemos de enrolação. Eu fiquei tão puto com o que aconteceu, que resolvi tentar de novo, com outra planta. Vou tentar recriar as condições que geraram aquela primeira, e a matéria prima vai ser essa que vocês estão vendo aí, o flamboyant mais fino, esse que divide em dois. Vou tirar essa planta da terra (coloquei lá já com essa intenção), colocar num vaso, podar, com substrato o mais pobre possível e deixar esturricando no sol, colocando água somente pra planta não morrer. Era assim que o velhinho tratava ela. Se minhas previsões estiverem corretas, ela vai começar a brotar, mas as condições ruins não vão deixar ela dar aquela crescida absurda que os flamboyants normalmente dão. Sendo da espécie que é, em pouco tempo o corte cicatriza.

É um experimento. Pode ser que dê certo, pode ser que não. Daqui a alguns meses eu mando notícias.

É um experimento. Pode ser que dê certo, pode ser que não. Daqui a alguns meses eu mando notícias.