Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Flamboyant

Paulo Gilberto13/08/2010 21:34
Flamboyant
Eu sei que dizem que é praticamente impossível, mas eu vou tentar. Eu já tive um bonsai de Flamboyant, acreditem, muito bonito, e é possível. E o mais interessante é que foi um bonsai semi-natural. Tinha um velhinho aqui na minha cidade que vendia plantas, e criava um flamboyant num vaso. Ele foi crescendo e engrossando, e o velhinho podava sempre. Além disso, ele não cuidava muito bem, de modo que as brotações nunca cresciam muito, e e as folhas eram menores que o normal. Nunca foi intenção dele fazer isso, obviamente. Quando eu comecei a me interessar por plantas eu comprei essa muda (sim, eu comprei pelo preço de uma simples muda), era um bonsai perfeito, com distribuição dos galhos perfeita, com conicidade perfeita, com nebari lindo, não tinha o que fazer na copa. Parece história de pescador, mas é verdade. O que aconteceu foi que eu, inexperiente, fiz besteira e os galhos secaram. Depois a planta brotou novamente, mas de um jeito que não me restou outra alternativa além de plantar no chão. Vocês podem vê-lo nessa foto, é o flamboyant mais grosso e mais alto, à direita, só dá pra ver o tronco. Mas vamos lá, deixemos de enrolação. Eu fiquei tão puto com o que aconteceu, que resolvi tentar de novo, com outra planta. Vou tentar recriar as condições que geraram aquela primeira, e a matéria prima vai ser essa que vocês estão vendo aí, o flamboyant mais fino, esse que divide em dois. Vou tirar essa planta da terra (coloquei lá já com essa intenção), colocar num vaso, podar, com substrato o mais pobre possível e deixar esturricando no sol, colocando água somente pra planta não morrer. Era assim que o velhinho tratava ela. Se minhas previsões estiverem corretas, ela vai começar a brotar, mas as condições ruins não vão deixar ela dar aquela crescida absurda que os flamboyants normalmente dão. Sendo da espécie que é, em pouco tempo o corte cicatriza.





É um experimento. Pode ser que dê certo, pode ser que não. Daqui a alguns meses eu mando notícias.
Elio13/08/2010 22:19
Paulo, como ele já tem um bom calibre, eu transplantaria para um vaso de treinamento e podaria bem baixo, sendo o tronco fino mais baixo do que o tronco grosso. Dará um Sokan legal.

abraço
Laudir14/08/2010 10:58
- Elio: Amigo, tiraste as palavras de minha boca. O tronco fino mais baixo que o tronco alto.

Este promete.
IanaMel14/08/2010 12:16
Postando pra acompanhar.
Alexandre S. Coelho14/08/2010 23:26
Paulo

Hoje já temos alguns bons exemplos de bonsai da espécie... A dificuldade principal encontrada deve ser pelo forte crescimento apical, onde a massa verde concentra-se no alto, secando os galhos mais baixos... Desta forma, a dica é seguir o estilo PIERNEEF (guarda chuva invertido) característicos da espécie 💡

Fotos para inspiração:


Paulo Gilberto27/08/2010 17:42
Trabalho de coleta:

Do jeito que saiu:





Serrei a parte mais baixa das raízes, que só serviam de sustentação e enfeiavam a planta. Notem que na verdade existem duas camadas de raízes. Essa planta foi plantada numa determinada altura, e depois meu pai colocou mais uma camada de terra no jardim inteiro, o que provocou o nascimento de novas raízes mais acima. Tenho dúvida da altura qe vou usar, mas por enquanto enterrei tudo:




Não podei porque não sei bem em que altura podar. Alguma sugestão?
Paulo Gilberto29/08/2010 13:46
Um up. Ninguém tem uma sugestão não? Eu estou meio inseguro de fazer isso sozinho.
Rodrigo_Dias_RJ29/08/2010 14:05
Paulo, acho que o negocio é esperar, tem tudo pra ser um belo exemplar

abs
Elio29/08/2010 19:45
A minha sugestão tá aí em cima!

abraço
Paulo Gilberto01/11/2010 03:48
Só pra registrar:



Essas plantinhas ao redor são pés de pimentas. Por enquanto é deixar crescer ou vocês sugerem alguma intervenção?
Paulo Gilberto01/11/2010 03:49
Obs: deixar crescer o flamboyant, não os pés de pimenta!
Julio Tijucano10/02/2011 16:38
Saudaçoes Paulo,

E entao como anda o treinamento com o flamboyant, está tendo exito?
poste algumas imagens pra gente conferir.
até.
fabricio ribeiro02/03/2011 12:27
julio tejucano escreveu:
Saudaçoes Paulo,

E entao como anda o treinamento com o flamboyant, está tendo exito?
poste algumas imagens pra gente conferir.
até.


Fiquei curioso amigo Paulo,
tenho 2 flam aqui e não sabia que ela resistia tanto a intervenções diretas como a que tu fizeste...
deve estar linda...
poste imagens pra nos saciar a curiosidade...
abraço
ROGÉRIO DIAS04/03/2011 09:48
É
SOU FÃ DESSA ESPÉCIE,VAI FICAR SHOW.
Guilherme Cahú04/03/2011 12:31
OK, Paulo, e o que você fez com todo aquele resto de cima que sobrou depois da poda?
Julio Tijucano04/03/2011 16:51
O paulo sumiu! Cade vc meu filho?