Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvida qual espécie usar?

roronazoro17/08/2010 19:44
Dúvida qual espécie usar?
Eu estou com uma dúvida, eu gostaria de saber qual espécie é mais prazerosa e gratificante quando trabalhada e terminada a duvida é entre :
Pinheiro Negro, Ficus Retusa, Bounganville ou Acer Tridente.
E quais sao os pontos positivos e negativos.
Obs: Nao importa o trabalho que de para trabalhar com elas.
marco_avelar17/08/2010 20:28
roronazoro isso depende mais do seu gosto do que das plantas.

O pinheiro é o mais difícil e requer mais conhecimento, por tanto, conseguir formar um bonsai com ele é muito gratificante, além de ser a planta mais tradicional.

A primavera tem uma das floradas mais espetaculares para o bonsai e cresce muito rápido se plantada no chão.

O fícus também é ótimo e tem como principal atrativo a possibilidade de trabalhar com as raízes aéreas e a fácil fusão destas com o tronco possibilitando a construção dos nebaris mais bonitos que existem no bonsai.

Os aceres tem como principal atrativo as folhas vermelhas, principalmente no frio, e o fato de ser uma espécie caduca (perde as folhas no inverno) e nos possibilita um bom tempo de apreciação de sua estrutura de galhos nos períodos frios.

O melhor mesmo é ter ao menos uma de cada. Foi o que eu fiz!!!

Abraço!
Guilherme Luz17/08/2010 21:29
Caro amigo pra falar a verdade não estou aqui pra ajudá-lo!
hehehe. Estou aqui pra colocar mais uma dúvida em sua cabeça!

Minha especie prefereida é sem dúvidas a jurema branca!
heheh

Se um dia tiver a oportunidade de trabalhar com essa especie vai se apaixonar!

Até!

AH e a proposito tenho sementes disponiveis para troca, tem um tópico meu no banco de sementes dá um olhada lá!
Elio18/08/2010 23:12
Roronazoro............para quem está começando, com certeza, Bougainvíllea e Ficus.

Ácer e Pinheiro negro requerem um pouco mais de conhecimento.

abraço
nickyfury19/08/2010 18:44
bonsai
Eu retiraria da lista apenas o Pinheiro Negro. Para lidar bem com essa espécie é necessário fazer ao menos uns dois cursos (em períodos diferentes) com mestre Hidaka ou Regina Suzuki. Renato Bocabelo tb ajuda bastante. Só com material didático, lidar com PN é complicado, ainda que haja muita explicação e fotos. 😲

O acer, apesar de parecer ser de dificil cultivo, é uma das plantas mais fáceis de ser conduzida. Principalmente a variedade kaede (burgerianum). Requer um bom conhecimento técnico, é verdade, se o cultivador quiser estabelecer um controle maior sobre poda e manutenção, além da formação estrutural, mas no geral, pode ser cultivado normalmente. É o tipo da planta que o cultivador pode manter apenas com conhecimento advindo de livros e revistas (revista de qualidade, entenda, como Bonsai Actual, Bonsai Today, Bonsai Pasion e por aí vai. 😄

Das quatro espécies acho que o ficus é a que melhor responde, em termos de cultivo, ao bonsaista iniciante. É uma planta que aceita bem qualquer trabalho de estilização, devendo ficar atento apenas para o aporte de arame, vez que sua casca macia marca facilmente, demorando para sumir as cicatrizes. Como aceita bem a fusão, podemos formar um tronco robusto pelo aporte de mudas extras, na formação por enxertia, seja por encosto ou transfixia. As raízes aereas que emite, se bem conduzidas e de maneira adequada, permite o embelezamento a mais dessa planta. Vide alguns excelentes trabalhos com essa espécie mostrados pelo forista/bonsaista João Chaddad:

http://bonsaiesalq.wordpress.com/ficus-retusa-raizes-pendentes/

A bouganvillea, conhecida popularmente por primavera, é outra das espécies fáceis de ser conduzida, rendendo ótimos trabalhos em pouco tempo. Vide, por exemplo, um bonsai dessa espécie formado pelo bonsaista Carlos Tramujas, em tres anos de cultivo:

O mestre Tramujas e sua obra prima:

Além dessas espécies, que se adequam bem ao clima do lugar onde mora, pode ainda acrescentar o ulmus, a caliandra, a piracanta, todas igualmente fáceis de serem cultivadas e conduzidas, podendo render lindos bonsai em pouco tempo, em qualquer estilo que quiser. 😄