Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Folhas amareladas no Jasmim?!

Rodrigo-RS14/10/2005 20:37
Folhas amareladas no Jasmim?!
Qual o problema deste jasmim? apareceram muitas folhas amareladas, e caem com facilidade,..... apliquei calda bordolesa pros fungos,... naõ adiantou muito..... sei que jasmim gosta de amarelar as folhas,... será um problema grave?.....

obrigado!!
jackson16/10/2005 08:31
Rodrigo,

Se o restante dos brotos e da planta estão verdes escuros e vigorosos, não peocupa o "bicho" é assim mesmo. o meu vive caindo folhas amarelas. mas se o estado geral está ruim, é necessário ver o que está acontecendo.

mantenha poda, adubação, água e insolação adequadas.

[]s
castor16/10/2005 12:20
o meu esta todo assim, e ainda mais amarelo, o que fazer

Castor
Rodrigo-RS16/10/2005 13:55
Dias atraz estava muito saudavel,... vigoroso,... faz uma semana que começou amarelar as folhas,... e são muitas, ... uns 80 %...
Creio que seja época mesmo,.. não é só essa planta,... tenho mais mudas de jasmim, todas estaõ iguais....

se alguem tiver certeza , agradeço por uma explicação...
jackson16/10/2005 18:57
rodrigo,

parece ser a época mesmo, as minha já parou de cair as folhas, mas no mês passado derrubou muitas.

[]s
Romulo Dias21/10/2005 12:37
NO meu, uns 40% cairam, comecei a me preocupar, mais vi que brotos estavam surgindo, daí percebi que era a época mesmo.

Abraço,
newtonhissanaga21/10/2005 13:35
hmm..uma vez aconteceu isso comigo....ele estava dentro de casa, sem receber sol.....qdo foi para o sol, as que estavam amarelas cairam e naum surgiram novas....será a falta de sol ??
Cláudio C. Ratto21/10/2005 13:52
Gente,

Isso é normal acontecer com esta veriedade de jasmim nesta época. Aconselho a fazer as podas nas margens dos galhos para compactação e a adubação logo em seguida, pois estamos na primavera !!

Abraços,

Ratto
Rodrigo-RS21/10/2005 15:05
Cláudio C. Ratto escreveu:
Gente,

Isso é normal acontecer com esta veriedade de jasmim nesta época. Aconselho a fazer as podas nas margens dos galhos para compactação e a adubação logo em seguida, pois estamos na primavera !!

Abraços,

Ratto

OLá Cláudio Ratto!!!

Pode ser feita a poda nesta época?... e a floração não ficará prejudicada?...

obrigado!!!
Cláudio C. Ratto21/10/2005 20:57
Rodrigo,

Com certeza a floração estará prejudicada. Eu só falei assim, pois acredito que você não tenha tomado do procedimanto correto. Pelas suas descrições quanto a coloração das folhas, você deveria ter feito uma intervenção de refinamento dos galhos no final do verão início de outono, se é que eu me lembre bem. Então para que manter os botões florais, casos esses existam mesmo ?
O mais importante agora a meu ver seria você dar seqüência a modelagem e dar forma de bonsai ao seu jasmim.........concentre a energia para novas brotações, pois assim você estará acelerando todo o processo de formação, não é mesmo ?
Futuramente, quando ele estiver já na forma desejada, ele te dará muitas flores e de forma mais intensa e caso você queira participar de um concurso, com certeza terá a nota máxima por este feito, ok ?
Por acaso você notou a presença de conchonilla no seu jasmim ?
Isso também pode ocasionar o amarelamento das folhas............Por acaso eu já não te falei isso antes não hein, em outro fórum ?
Bem, se ver que tem tire uma a uma com um pinça e aplique depois dimy óleo e inseticida seguindo as recomendações do fabricante. Também se possível, coloque uma foto do seu jasmim para que a gente possa ver como ele está no geral, ok ?

Faça uma adubação orgânica também !!

Espero ter lhe ajudado !!

Um abraço,

Ratto
Rodrigo-RS23/10/2005 11:13
Cláudio C. Ratto

Eu podei as minhas azaleias, no final do verão,... e como você citou, não podei o jasmim..... Eu tomo muito cuidado com as cochonilhas nele, essas pragas adoram estar nas folhas dele......
A adubação que estou aplicando, torta d mamona / farinha de osso...... apliquei no inicio da primavera cinza de madeira....

Um abraço
Cláudio C. Ratto26/10/2005 10:23
Rodrigo,

Vejo que o seu jasmim está com os galhos muito longos. Pode as margens desses galhos, respeitando as brotações mais internas, vá dando a forma desejada para a copa. Bonsai é compactação e ao mesmo tempo ele precisa da entrada da luz solar, para uma melhor distribuição dos galhos e ramos. Caso exista alguns galhos sem brotações mais internas e estes estiverem fora da linha imaginária para a copa, pode também e adube com veemência com orgânico peletizado, ok ?
Não gosto de utilizar adubo orgânico farelado, pois existe o inconveniente dele entupir o substrato, gerando acides e uma baixa aeração, mudando totalmente a química do solo.
De uma forma geral ele está bom, mas são esses pequenos detalhes que faz a diferença na saúde da planta, não é mesmo ?

Bom trabalho e qualquer dúvida a mais estarei por aqui, valeu ?

Um abraço,

Ratto
Alfamega27/10/2005 16:52
As dicas do jasmim servem tb para a gardênia jasminóides? 🙁 é que tenho o mesmo problema com a minha gardênia, isso apesar dela estar com brotações novas e flores abrindo.
Rodrigo-RS28/10/2005 09:25
Valeu Cláudio Ratto!!

Valiosas dicas, já executei as recomendações agora é só esperar.

Valeu pessoal!!