roronazoro22/08/2010 08:45
Bonsai Grande de Ficus.
Eu gostaria de saber qual é o processo que eu devo fazer para umas mudas de ficus retusa se tornarem bonsai grande é que eu nao gosto muito de bonsai pequeno, eu posso plantar no chao e esperar ficar grande?e ai fazer uma alporquia ou tem outro jeito?
Obrigado.
Leandro Ferraz22/08/2010 10:38
Se tiver espaço planta no chão...
ou se tiver uma arvore grande ai por perto faz uma alporquia...
Dica se for plantar no chão faça um buraco mais grande e no funco se tiver uma pedra ou ate mesmo um prato de boca pra baixo... plante o fícus por cima quando for tirar as raízes vão estar mais bonitas.
marco_avelar22/08/2010 17:21
roronazoro o chão é o melhor lugar. Não se esqueça de adubar a terra em volta da planta. É bom aramar a planta enquanto ela for nova porque depois não dá mais. Para aramar lembre-se de não fazer curvas muito acentuadas porque quando ele crescer e ficar grosso, o tronco acaba ficando esquisito. Quando for deixá-lo crescer deixe alguns galhos na parte de baixo ficarem mais altos que os galhos da parte de cima do bonsai para que a base fique mais larga que a parte de cima. Depois você poderá fazer vários bonsais com a árvore que irá crescer.
Só uma dica, quando for plantar no chão é bom colocar algo redondo, como um prato, em baixo, como disse o Leandro, mas é melhor uma tabua de madeira cortada em formato redondo, pois, um prato, seja de vidro ou de plástico, será esmagado pelas raízes do fícus, com toda a certeza!
roronazoro27/08/2010 14:04
MUITO OBRIGADO PELAS RESPOSTAS VOU FAZER OQUE VOCES DISSERAM E DAQUI UM TEMPO VOLTO E POSTO FOTOS PARA VCS.