Drop1323/08/2010 12:19
Ficus
Olá pessoal, recentemente arrumei um ficus para iniciar os trabalhos.. porém estou meio perdido como devo começar uma vez que ele sofreu uma poda meio rigorosa e seus galhos acabaram perdendo a fluidez com o tronco.
MINHA IDÈIA é cultiva-lo sobre pedra e mante-lo nao muito além da altura atual (no máximo o dobro).
Como devo proceder para eliminar essa cicatriz da poda e trazer os galhos para uma posicao mais central?
Fotos:
Aguardo
comentários e
sugestões dos amigos.
OBRIGADO !! 😉
Nikkei 10023/08/2010 16:55
Utilize os galhos a seu favor, fazendo do crote como fosse uma curvatura. Mais ou menos assim:

Perceba como o crescimento destes galhos auxiliam na cicatrização. Eu escolheria um (talvez o central) para ser o tronco e dai iniciar a copa
Drop1323/08/2010 18:37
Mas e a cicatriz, oq faço para ela sair?
Ricardo Paiva23/08/2010 19:11
Olá Drop13.
Minha sugestçao é a de você inclinar a planta para a esquerda.
Também é necessário eliminar alguns dos galhos que partem todos do mesmo lugar. baseado na penúltima foto, eliminaria o 2º e 4º galhos, rente ao tronco.
Com os que sobraram, o da esquerda baixaria bem, com o do meio daria continuidade ao tronco e o da esquerda também baixaria, mas não tanto quanto o da esquerda.
Quantoa cicatriz, você precisa regularmente dar uma cavada nas bordas para o "lábio" da cicatrização ir crescendo e fechando.
MarcoBonsaiPoa24/08/2010 13:58
E ae Drop!Blz!?
Eu tiraria os três do meio, usando os das pontas.Na cicatriz, cavaria um ângulo mais vertical inclinado.Veja que o ângulo da cicatriz é reto, dá a impressão de calo.Num plano mais vertical, verás um belo uro no futuro.Ficando com dois galhos, dá uma impressão gradual de subdivisão dos galhos, ou seja:começa com o tronco principal, se divide em dois troncos secundários, à partir de então formará de dois a três galhos primários de cada tronco secundário, e por aí vai...ramificação se subdividindo até virar um emaranhado de galhos finos.Quando o ramo desenvolver 2 à 3 cm, remova o botão apical do ramo, estimulando uma brotação lateral de cada um. Isso não é uma regra, apenas uma visão minha do que faria com ela, só pra começar. As vezes vai se trabalhando, e o trabalho lhe permite tomar outro rumo, inesperado.Por quê? A planta vai nos mostrando o que ela quer, precisamos desenvolver o bom senso da observação.
O ponto de vista dos colegas é interessante, mescle tudo e crie por vç mesmo.Boa Sorte! Ah! E não esqueça de postar, pra mostrar como ficou!