Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus SEKIJOJU

12
Ricardo Paiva27/08/2010 07:17
Ficus SEKIJOJU
Evitando comentários sobre meu fiicus em outro tópico, abri este para os amigos vere o trabalho feito ele.
Este ficus foi retirado de uma rachadura de muro em março de 2006.
Primeiro a pequena muda foi colocada para se recuperar e desenvolver as raízes.
Em setembro de 2006, foi feito o trabalho de ”pega” à rocha, deixando a planta enterrada com a rocha por um ano.

Agosto de 2010 o bonsai foi colocado em um vaso maior, para treinamento, a fim de proporcionar maior desenvolvimento da estrutura da copa.

Todo o trabalho com esta planta pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/evolucao-ficus/
Becker27/08/2010 12:57
😄 Parabéns Ricardo pela matéria, é bom saber que sempre tem alguém disposto a dividir suas experiencias e dando mais inspiração para fazermos nossos trabalhos.
Um grande abraço... 😉
SEKI - Elio Luis Secchi27/08/2010 16:19
Ótimo Ricardo!
o ficus realmente se adaptou a pedra de uma forma bem natural.
Parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar, servindo de inspiração e instrução a todos.
abraço
Ricardo Paiva27/08/2010 19:21
Becker, sempre que posso, assim como tantos outros bonsaístas aqui do fórum, ajudo. Assim todos crescemos.
E tem outra, se posso ajudar ajudo, se não posso, nem me meto.

Grande Elio, valeu. Sei que tô te devendo uma visita mas ... falta o diacho do tempo!
Mauricio Lutz09/09/2010 15:57
Que belo trabalho, mais uma vez a paciência foi recompensada.. 😄
Ricardo Paiva09/09/2010 16:47
Lutz, a paciência é a melhor técnica para aplicar no bonsai.
Obrigado.
Alexandre S. Coelho13/09/2010 19:26
Oi Ricardo

Parabéns pelo belo trabalho e registro ❗
Me transmiti muita naturalidade o conjunto árvore/pedra!!!
Ricardo Paiva14/09/2010 07:21
Obrigado Alexandre, o tempo foi aliado na acoplagem das raízes a pedra.
Mas tive um surpresa com esta planta: ela lançou uma raiz numa fenda no meio da pedra e com seu crescimento, acabou partindo a pedra ao meio. Foi preciso colar a pedra.
É a força da natureza.
Léo ( Pépe )30/09/2010 14:04
Ja tive a chance de ver esta planta pessoalmente e posso dizer com firmeza.
As imagens nao podem falar a grandeza do trabalho de enraziamento sobre pedra que o Ricardo fez. Muito bom trabalho mesmo.
O Nebari desta planta é linda. Mas lembro como fosse hoje eu e o Ricardo conversando na Associação Bonsai Sul para ver como ele poderia agora seguir com a parte de cima! Conversamos muito e acho que não chegamos a lugar nenhum hehehehe.

Ja falei isso e vou repitir voce tem um grande potencial! Segue assim que no futuro todos termos grandes surpresas.

Grande abraço.
Ricardo Paiva30/09/2010 14:26
Puxa Léo, se você continuar falando assim vou acabar acreditando, hehehe.
Chegamos sim a algum lugar, e o resultado está aí. Obrigado.
caferri02/10/2010 22:34
Que trabalho:)
Ricardo,

Cara, ficou maravilhoso esse trabalho seu.
Quado vi a planta na primeira foto, pensei comigo mesmo...duvido que daí saia alguma coisa....
Estou impressionado, até copiei a foto para o meu pc para futuras inspirações....

valeu 😎
Tiago R02/10/2010 23:44
Quem sabe, sabe!
Ricardo Paiva04/10/2010 08:42
Obrigado Tiago.

Caferri, aplanta ajudou durante seu crescimento em eu obter este resultado pois se ela não se "desenvolvesse" como pensei, certamente seria descartada.
Material ruim=planta ruim, muito diferente de bonsai bom.
Guilherme Cahú04/10/2010 23:33
Poxa, belo trabalho!
A planta está ótima! Muito bonita! =D
Rafael Pontes05/10/2010 10:57
caramba Ricardo, sou fã d+ de raíz sobre pedra!!!! Ficou espetacular!!! 😄
ainda vou fazer algo assim, mas me falta encontrar uma bela pedra e uma planta com uma boa raíz!! hehehehehe
ainda falta tudo, menos a vontade de chegar a um belo resultado como o seu, mais uma vez parabens!!!
Ricardo Paiva07/10/2010 01:51
Obrigado Guilherme.

Rafael, vou te dar uma dica de como você pode "produzir" uma muda de ficus como a minha:
1-pegue uma muda, pode ser bem fininha destas que se encontram nos muros ou forquilhas de árvores
2-pegue uma garrafa PET de 2 litros ou mais e corte a parte de cima, não esquecendo de fazer furos para drenagem
3-plante-a no vaso PET em um substrato bem drenante e com bastante matéria orgânica para promover um crescimento rápido das raízes (as raízes vão crescer para o fundo, ficando alongadas, ideais para a técnica
4-enquanto ela cresce (por 1 ano), você providencia a pedra. Atenção que ela deve ter muitas ranhuras profundas para auxiliar na "pegada" das raízes a ela
5-depois de encontrada a pedra, faça o procedimento de prender as raízes a pedra e enterre o conjunto num pote profundo por no mínimo mais 1 ano (as raízes podem ser fixadas com tiras de borracha ou mesmo filme plástico de cozinha - eu usei este)e ir modelando a copa
6-aí é transplantar deixando as raízes agarradas a rocha a mostra e ir modelando a copa
Também apliquei esta técnica com Ulmus e Serissa. Mas também pode ser feita com Ácer, caliandra ...
Rafael Pontes07/10/2010 09:02
Po Ricardo legal d+!
eu tenho uma acerola aqui que ainda é beeeeem novinha! uns 15cm de altura e o tronco é fino ainda, nao passa de uma muda, mas eu cuido dela desde bem pequenininha a quase um ano!
Será que a acerola aceitaria uma pedra? Ja estou à prcura de pedras pra futuros bonsais, mas até agora nada! Não sei bem onde procurar e minha falta de tempo piora a situação! hehehehe
Mas vou procurar um ficus pra fazer isso, eles são realmente ideais para se trabalhar com raízes! 😄

valeu!
Ricardo Paiva07/10/2010 09:11
Rafael, locais para você procurar por pedras:
1 - casas especializadas - mas não procure nos materiais bonitinhos cortadinhos, fale com o vendedor e peça para ver os "rejeitados", sempre tem algo legal
2 - casas de aquariofilia - também costumam revelar preciosidades.
3 - pela rua/estrada mesmo
Acerola, não sei mas acredito que sim.
Rafael Pontes07/10/2010 12:56
bom saber dessas fontes! na rua tenho olhado todo dia quando saio de casa de moto... mas ate agora nada em especial hehehehehe
mas vou dar uma olhada em casas de aquario e de decoração jardinagem e etc procurando!

enquanto isso continuo em busca do ficus hehehehe

Hoje adiquiri umas plantas interessantes, no feriado vou trabalhar nelas e vou criar um tópico pra pedir a clássica ajudinha!

valeu
Mcdonald08/10/2010 00:54
Só tenho uma palavra..... IMPRESSIONANTE...
não era muito fã de raizes sobre pedras mas começei a pensar no assunto depois desse tópico...
Parabéns
abraço
leandro reis sousa09/10/2010 01:12
O cara arrebenta nao so no pingo de ouro!!
DiogoC09/10/2010 07:00
Re: Ficus SEKIJOJU
Ricardo Paiva escreveu:
Agosto de 2010 o bonsai foi colocado em um vaso maior, para treinamento, a fim de proporcionar maior desenvolvimento da estrutura da copa.

Ricardo, excelente trabalho, adorei o conjunto...
Eu só acho que talvez para uma aparência mais madura deveria criar mais um patamar à esquerda, em baixo do já existente.
Para ficar com uma imagem como algo deste género:

cump. 🙂
João Paulo Batista Lyrio09/10/2010 11:06
Eu conseguir boas pedras ao destruir um bloco de concreto que havia colocado no portão de minha casa, iria modificar o portao e ele precisava ser retirado, então, aproveitei os pedaços que foi detonados e guardei para utilizar para os trabalhos com as plantas.
Inclusive já até estou utilizando um, os outros estão só esperando a hora certa, os desenhos que elas ficaram após serem pocadas com a ponteira de aço ficaram massa.
Abraço
Rafael Pontes11/10/2010 21:47
Ricardo, algumas dúvidas!!! 😄
Quando vc passou o "papel filme" em volta dele, entre ele e a pedra, só ficaram as raízes e um pouco de terra? Ou é necessário colocar algo mais para que elas não morram?
Estou pensando em fazer isso em uma das minhas plantas mas ela não tem tantas raízes quanto um ficus! Tenho medo de as raízes não conseguirem se desenvolver dentro do plástico! Pensei em dar uma "amarrada" nelas em volta da pedra com barbante, que com o tempo iria apodrecer e não iria apertá-las d+... Que dica vc me dá?

valeu!!!!
MARCIO ROLDÃO12/10/2010 00:21
Ricardo Paiva parabéns bela planta, adoro este estilo.
12