Olá Amigos,
A planta que conheço desde garoto cm Dama da Noite é exatamente essa que o Nicky indicou, as folhas tem entre 5 e 8cm.
Pega muito, mas muito fácil mesmo por estaquia, eu mesmo tenho uma que me deixou perplexo com a facilidade e resistência. Um vizinho de meu sogro tinha uma na calçada que ia podar, pedi a ele que quando o fizesse, separasse alguns galhos p/ mim. Ele fez a poda e deixou os galhos na garagem do meu sogro que só me avisou uma semana depois, devido há alguns contra-tempos, só pude pegar 3 dias dps, ou seja, 10 dias após a poda. Fui buscar, mas já sabendo que estariam todos secos. P/ minha surpresa ao chegar lá o Sr. havia cortado dois galhos da espessura de um tubo de detergente, aí que pensei que ñ ia aproveitar, atentem, estavam encostadas na parede sem estar dentro de qualquer recipiente com água, mas por teimosia e até por ñ desfazer do presente, trouxe p/ casa e só no dia seguinte fui verificar. Cortei o 1º galho que estava com as pontas verdes cm se tivesse acabado de ser podado, cortei as duas partes que mais me interessaram e coloquei em duas garrafas com areia. Reguei com caldo de tiririca, alguns dias depois as duas já mostravam as raízes que dava p/ ver devido a transparência das garrafas. Estou tentando conduzir uma delas e a outra presenteei um amigo.
Mc, vc viu a planta no sábado em minha casa, até comentei c/ vc, ah! já sei tava preocupado em apanhar da noiva, rsrsrs. Os galhos estavam pequenos pq podei p/ ganhar ramificação.
Fotos da minha Dama da Nt. Ainda ñ sei cm estilizá-la, ela tem pouca conicidade. Pensei em um hokidashi. O que acham?
Obs: Está planta ñ recomendade p/ quem tem arlegia a cheiros fortes, esse foi o motivo pelo qual a planta mãe foi cortada, causava arlegia na inquilina do sr. que me presenteou.
Abraços.