Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dama da Noite..

12
Mcdonald28/08/2010 01:33
Dama da Noite..
Pessoal, não achei nada aqui sobre a dama da noite. To doido pra conseguir uma muda dela mas não acho nas lojas ou gardens por aqui... é de fácil estaquia?? por favor se alguém tiver mais informações e puder me ajudar.
abraço galera
Leandro Ferraz28/08/2010 11:50
é so procurar por: Murta, Murta-de-cheiro, jasmim-laranja ou Muraya paniculata.

Tem muitos por ai.
Mcdonald28/08/2010 12:18
MEU DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Que coisa mais linda...... e quanto ao cultivo? alguém pode me dar algumas dicas??
Laudir28/08/2010 12:29
Murta?

Pode se preparar para esperar. Ela tem um crescimento muito lerdo.
vc pode tentar com a adubação dar uma acelerada mas nao vai ser aquela coisa.

Em se tratando de enraizamento, é muito boa. Enraiza bem. Porém o crescimento aéreo é fraquinho... demora muito pra responder.
Marcio Garcia29/08/2010 01:43
Pode ser lenta Laudir, mas aquele perfume das flores e maravilhoso, minha avo tinha um em casa, aquilo perfumava o quarteirao todo, muito bom, ao lembrar do perfume agora me fez ter boas recordacoes de minha infancia, quase nao tinha violencia nas ruas , ficavamos nos, a molecada e claro , jogando bola na rua ate altas horas, e o cheiro da dama-da-noite estava sempre presente, creio que compensa muito o cultivo, mesmo sendo bem lerda.

Abracos
Mcdonald29/08/2010 12:47
Concordo com vc marcio... cheiro de infância, fui criado no interior de minas gerais e sempre q estava calor, ficávamos brincando de todo tipo de brincadeiras sentindo o perfume da dama da noite...

Vou conseguir uma mudinha....
abraço galera
nickyfury31/08/2010 11:06
Esclarendo aos nobres colegas foristas que há um equivoco: o jasmim é uma espécie que conta com aproximadamente 537 variedades, sendo duas delas a Murta e a Dama da Noite. São jasmim, é verdade, mas de variedade diferentes. Isso quer dizer que a foto mostrando o lindo bonsai acima é uma Murta, ou jasmim laranja (Murraya paniculata), enquanto que a dama da noite, outra variedade de jasmim (Cestrum nocturnum), pode até render um lindo bonsai tambem, como alias qualquer das inumeras outras variedades de jasmim. Uma que vi e que gostei particularmente, foi o jasmim estrela (Jasminum nitidum)

Outras variedades podem ser observadas no site abaixo:

http://www.plantasonya.com.br/flores-e-folhagens/jasmin-conheca-mais.html

Sobre a dama da noite, maiores informações:

http://imaginacaoativa.wordpress.com/2009/09/11/dama-da-noite-cestrum-nocturnum/
Marcus Feil31/08/2010 11:50
Re: Dama da Noite..
Mcdonald escreveu:
Pessoal, não achei nada aqui sobre a dama da noite. To doido pra conseguir uma muda dela mas não acho nas lojas ou gardens por aqui... é de fácil estaquia?? por favor se alguém tiver mais informações e puder me ajudar.
abraço galera

Olá Mcdonald. Eu tenho duas desta espécie, agora identifiquei graças ao Nickyfury sempre bem informado.
Pega muuuuuito fácil de estaquia. Fui na casa de um amigo e ele quebrou 3 galhos compridos, grossura de um dedo. Só enfiei em vaso com terra e em poucas semanas estavam saindo raizes por baixo já. Uma já dei pro meu sogro.
Só não sei se aceita muito bem a poda, ela resseca muito como o acer, o galho cortado, ficando oco. Ainda não trabalhei com as minhas mas vou fazer um teste tb em breve. Tem um perfume muito bom, perfuma o pátio inteiro.

Abraço e boa sorte!
Mcdonald31/08/2010 12:17
Re: Dama da Noite..
Marcus Feil"]
Caramba...... valeu pessoal pelas dicas..... fiquei meio desanimado em saber q seu desenvolvimento é muito lento mas vou até tentar aqui fazer umas mudinhas.... agora é só esperar.....
E quanto a técnica do escorredor e mamadeira, ela aceita bem?
abraço à todos
Leandro Ferraz31/08/2010 17:08
Desculpa
eu jurava que murta e dama-da-noite era uma planta só.
Mcdonald03/10/2010 04:18
Alguém aqui do fórum teria foto de um bonsai de dama da noite para mostrar para gente.... gostaria muito de ver como é....
abraço à todos..
nickyfury03/10/2010 11:29
bonsai
As folhas e flores da variedade de jasmim "dama da noite" diferem bastante das do jasmim de variedade murta/murraya:

A ficha completa dessa variedade de jasmim, bem como de outros, vc encontra no link:

http://www.plantasonya.com.br/flores-e-folhagens/jasmin-conheca-mais.html
Kaue Kabrera04/10/2010 14:24
Nickyfury... valeu pela aula!!!! mas eu sempre tive uma grande duvida sobre a dama da noite.... minha avó nao cansa de dizer que elas nao vao bem em vasos, eu mesmo ja tentei umsa 3 vezes e realmente nao tive sucesso, vc tem ou ja viu algum bonsai de "Dama da Noite"?

grato

Kaue Kabrera
nickyfury04/10/2010 19:25
bonsai
Kaue, dizer que jasmim, seja a variedade que for, não vai bem quando cultivado em vaso, principalmente se a intenção for de formar um bonsai, é não entender nada de plantas, lamento muito. 🙁 🙁 🙁

Qualquer jasmim, inclusive a variedade Dama da Noite, pode ser cultivada em vaso, tenha o tamanho que tiver o vaso, com muito sucesso, inclusive. Eu mesmo cultivo diversas variedades de jasmim, e nunca deixei nenhum morrer, por sinal. 😄

Eis alguns exemplares japoneses, para vc apreciar e mostrar para a sua avó:

http://img74.imageshack.us/img74/3549/jasmimlt5.jpg&t=1" alt="" loading="lazy">

Vc tem que rever a sua maneira de cultivar jasmim, pois algum procedimento que tenha usado não foi o certo, de maneira que possa ter perdido alguma planta. Há diversos fatores no cultivo, que podem dar errado se não forem seguidos corretamente. Desde o tipo certo de substrato, ao ato de expor a planta ao sol, rega ou adubo em excesso, e por aí vai. 🙄
Marcio Vargas15/10/2010 13:07
Nicky

Qual a especie da primeira foto? (a que aparece uma mão segurando)

Na casa da minha mãe tinha um jasmim destes, com uns 2 metros de altura, bem espalhado... Ele é extremamente aromatico...

Bah, esse cheiro lembra muito a infancia...

Abs
nickyfury15/10/2010 18:18
bonsai
Marcio, a variedade que vc descreve é gardênia jasminoide. A flor de gardênia é muito apreciada, justamente por causa de seu olor, que impregna tudo e todos que ficam próximos dela. Veja mais sobre essa espécie no link abaixo:

http://www.jardineiro.net/br/banco/gardenia_jasminoides.php
Marcio Vargas16/10/2010 12:07
Nicky

Conhece aquela velha expressão "cheirinho da infancia"?

Este Jasmin para mim é isso, cheirinho do infancia .Faz muito tempo que não cruzo com um destes...

Obrigado pela informação...

Abs
nickyfury16/10/2010 12:55
bonsai
Márcio, nossa "memória olfativa" é quem comanda esse tipo de reconhecimento, tão logo nos pomos em contato com algo que, como essa flor, nos reporte à nossa meninice, nossa infância querida, tão remota no passado, mas tão presente, sempre. 😄

Há outros cheiros e odores que nos catapultam para o passado esquecido, bem como cores e detalhes que, para outras pessoas, as vezes não têm significado algum, mas que, para nós, representam toda uma vida. Uma riqueza de detalhes e que, estranhamente, nos dão tanta saudade. É por aí, mesmo. Bom poder relembrar, sempre, e recordar com carinho e apreço a felicidade que vivenciamos naqueles tempos de outrora e que hoje, por motivos vários, não é tão profundo nem tem tanto encanto. 😲
Mcdonald18/10/2010 21:33
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Márcio, nossa "memória olfativa" é quem comanda esse tipo de reconhecimento, tão logo nos pomos em contato com algo que, como essa flor, nos reporte à nossa meninice, nossa infância querida, tão remota no passado, mas tão presente, sempre. 😄

Há outros cheiros e odores que nos catapultam para o passado esquecido, bem como cores e detalhes que, para outras pessoas, as vezes não têm significado algum, mas que, para nós, representam toda uma vida. Uma riqueza de detalhes e que, estranhamente, nos dão tanta saudade. É por aí, mesmo. Bom poder relembrar, sempre, e recordar com carinho e apreço a felicidade que vivenciamos naqueles tempos de outrora e que hoje, por motivos vários, não é tão profundo nem tem tanto encanto. 😲

Sábias palavras.....
parabéns por dizer o que todo mundo tem vontade......
Marcio Vargas09/12/2010 12:23
Nicky

Ontem comprei uma muda deste Jasmin, com mais ou menos um metro e meio, muito florido e com muitos botões ainda por abrir.

Quando tirei do pote plastico para passar ao vazo, encontrei uma cabeleira enorme de raizes... A casa inteira já esta com o aroma de suas flores...

Assim que acabar a floração eu começo a mexer nele....

Ate o final de semana coloco fotos lá no meu topico de divagações...

Abs a todos
Tarssis Alves Lima09/12/2010 21:16
nossa eu tenho uma mais ainda é uma muda acho que encontra por jasmin laranjeira ,eu não acho tão lento ela é lenta para brotar mais seu brotos desenvolvem bem
Donegá09/12/2010 22:03
Olá Amigos,

A planta que conheço desde garoto cm Dama da Noite é exatamente essa que o Nicky indicou, as folhas tem entre 5 e 8cm.

Pega muito, mas muito fácil mesmo por estaquia, eu mesmo tenho uma que me deixou perplexo com a facilidade e resistência. Um vizinho de meu sogro tinha uma na calçada que ia podar, pedi a ele que quando o fizesse, separasse alguns galhos p/ mim. Ele fez a poda e deixou os galhos na garagem do meu sogro que só me avisou uma semana depois, devido há alguns contra-tempos, só pude pegar 3 dias dps, ou seja, 10 dias após a poda. Fui buscar, mas já sabendo que estariam todos secos. P/ minha surpresa ao chegar lá o Sr. havia cortado dois galhos da espessura de um tubo de detergente, aí que pensei que ñ ia aproveitar, atentem, estavam encostadas na parede sem estar dentro de qualquer recipiente com água, mas por teimosia e até por ñ desfazer do presente, trouxe p/ casa e só no dia seguinte fui verificar. Cortei o 1º galho que estava com as pontas verdes cm se tivesse acabado de ser podado, cortei as duas partes que mais me interessaram e coloquei em duas garrafas com areia. Reguei com caldo de tiririca, alguns dias depois as duas já mostravam as raízes que dava p/ ver devido a transparência das garrafas. Estou tentando conduzir uma delas e a outra presenteei um amigo.

Mc, vc viu a planta no sábado em minha casa, até comentei c/ vc, ah! já sei tava preocupado em apanhar da noiva, rsrsrs. Os galhos estavam pequenos pq podei p/ ganhar ramificação.

Fotos da minha Dama da Nt. Ainda ñ sei cm estilizá-la, ela tem pouca conicidade. Pensei em um hokidashi. O que acham?

Obs: Está planta ñ recomendade p/ quem tem arlegia a cheiros fortes, esse foi o motivo pelo qual a planta mãe foi cortada, causava arlegia na inquilina do sr. que me presenteou.

Abraços.
AguiaR01/08/2011 18:00
Pessoal, essa planta me interessa bastante e gostaria de uma informação...
no prédio vizinho a minha casa, podaram uma parte do Jasmim Laranja e jogaram os galhos na rua, peguei alguns que tinham forquilhas ( Y ) e com espessura de mais ou menos 2cm cada. Tirei todas as folhas e alguns galhos que ainda estavam em crescimento, sem estabilidade... deixei de molho de 20 a 30 min em fertilizante para raiz e enterrei no terreno da minha casa. Gostaria de saber se eu tenho chance de ter sucesso no enraizamento dessas plantas...? já vi em pesquisa feita que ela pega muito bem em estaquia de ponteira e semi-lenhosas, mas nesse caso elas não são semi-lenhosas (eu acho 😛). Alguém pode me auxiliar com alguma informação?

Infelizmente não tenho fotos nem do processo nem das estacas, mas se for necessário posso tentar resolver isto em outro tópico!

Abraços
Aldair J M de Oliveira01/08/2011 18:20
É o que eu tinha falado em outro tópico, esta planta é conhecida mas popularmente por jasmim laranja por ter o cheiro das flores cacteristico da laranjeira.
Esta é o jasmim laranja.
http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/murraya_paniculata1.jpg
E em se tratando de dama da noite, suas flores so exalam cheiro durante a noite, por incrivel que pareça durante o dia ninguem sente cheiro algum.
Esta é dama noite.
http://i54.photobucket.com/albums/g112/Expos_2006/flores/Anoite90608.jpg
Aldair J M de Oliveira01/08/2011 18:22
É o que eu tinha falado em outro tópico, esta planta é conhecida mas popularmente por jasmim laranja por ter o cheiro das flores cacteristico da laranjeira.
Esta é o jasmim laranja.
http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/murraya_paniculata1.jpg
E em se tratando de dama da noite, suas flores so exalam cheiro durante a noite, por incrivel que pareça durante o dia ninguem sente cheiro algum.
Esta é dama noite.
http://i54.photobucket.com/albums/g112/Expos_2006/flores/Anoite90608.jpg
12