Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Trabalho no Domingo - no Atelier do Bonsai

Edmilson28/08/2010 22:18
Trabalho no Domingo - no Atelier do Bonsai
Caros amigos, gostaria de dividir o trabalho realizado pelo nosso grande amigo Anderson no ultimo dia 14/08/2010.

Este é o resultado do enxerto em uma kaizuca. A planta pertence ao Sr Mário adquirida do Bonsai do Campo.

Durante uma analise foi verificada as possibilidades que a planta oferecia; seus pontos fortes de devem ser destacados e minimizar os pontos negativos.

Apos decidido a frente, inicia-se os trabalhos utilizando uma retifica.

Dando continuidade ao trabalho.

O resultado obtido, mudando os angulos e colocando flash.

Espero que gostem e opinem, dêem sugestões, critique, elogie.

Abraço fraterno a todos
Mateus28/08/2010 22:29
Ficou um ótimo trabalho!!!!É incrível como uma simples planta pode ser mudada.Parabéns!!!!!
Ricardo Paiva29/08/2010 01:56
Parabéns, muito bom trabalho.
Becker29/08/2010 10:13
😄 Sensacional Edmilson ,ficou exelente parabéns......... 😉
Rodrigo_Dias_RJ29/08/2010 14:02
Edmilson, devido ao meu grau de aprendizagem confesso que tuias, pinheiros, juniperus.... não são o meu forte (se é que tenho um heheheh)

O trabalho ficou bom D+, gostei muito e fico admirado com a possibilidade de ´´arte´´ que pode ser feita nessas especies.

abs
joellagunasc29/08/2010 15:15
Parabens , foi uma transformaçao e tanto , vai ficar show!!!!

Joel
Chaddad29/08/2010 22:34
Ficou muito bom o trabalho, a copa bem compacta e o tronco grosso aumentaram a sensação de volume.
Parabéns.
Luis A. de Macedo Rodrigu29/08/2010 22:47
Amigos Edmilson e Anderson,
Parabéns pelo trabalho realizado. Ficou uma beleza. Será um bonsai de muito futuro quando estiver com o seu desenvolvimento consolidado e sua copa perfeitamente formada. Periodicamente postem fotos para acompanharmos a evolução do exemplar. Mais uma vez parabéns pela excelência do trabalho executado. Grande abraço.
HUMBERTO SILVA29/08/2010 22:53
INTERVENÇÃO DOS BONSAISTAS E AMIGOS ANDERSON E EDMILSON
Maravilha de trabalho Anderson, uma incrivel transformação, tomei a liberdade de utilizar do programa paint brush, onde demontrei a intervenção em questão, com uma preocupação maior com a simulação de nebari, (utilizando o desenho do shari, porém com uma variação de desenho), bem como tentar uma conicidade. ok?. Espero que não fique chateado com minha opinião, porém como você disse no e-mail, opiniões construtivas são sempre bem vindas, e com certeza com um amor fraternal de um irmão na Arte. Abraços fiquem com Deus.
Humberto Silva
www.agb-bonsai.com.br

SEGUE SUGESTÃO:

Anderson Vinturini30/08/2010 00:51
Olá pessoal, como vão todos?

Agradeço muito ao carinho dos amigos e as opiniões postadas, agradeço também ao amigo Edmilson por ter dado inicio a esse tópico, ao Rinaldo nosso fotógrafo oficial dos domingos que nos reunimos e ao Mestre Mário por ter dado a oportunidade de trabalhar este exemplar.

Amigo Humberto de maneira alguma ficarei chateado, pelo contrário, fico honrado por sua opinião. As criticas e opiniões sempre serão bem vindas, uma vez que para melhorarmos temos que receber "feedback" do nosso trabalho. No inicio pensamos em algo parecido com o seu desenho, mas existem dois defeitos grandes bem na parte frontal da árvore, por isso, optamos pelo desenho atual.

Luis vou sempre lembrar o nosso amigo Edmilson para postar atualizações da árvore.

abraço a todos.
Alcides Junior30/08/2010 11:38
Lindo trabalho...serviu de inspiração para 2 exemplares deste que tenho.
HUMBERTO SILVA30/08/2010 15:36
INTERVENÇÃO DOS AMIGOS ANDERSON e EDMILSON
Beleza então. Saibam que sempre poderam contar comigo um grande abraço a vcs e ao amigo Mário. Fotogênico como nunca...rs....Se Ribeirão fosse mais perto iria ai todos os domingos...hehehe..Abração.
Humberto Silva
www.agb-bonsai.com.br
Elio30/08/2010 15:48
Anderson e Edmilson!

Excelente trabalho!

De vocês não poderiamos esperar outra coisa.

Conseguiram explorar todo o potencal da planta..

Parabéns!

abração
nickyfury31/08/2010 10:13
bonsai
Anderson, o trabalho em madeira morta ficou muito ótimo, a meu ver. Mas a estruturação aerea pedia um pouco mais de atenção. O galho de fundo ficou pouco destacado, o que poderia ser facilmente consertado levantando e reposicionando um pouco mais, de forma a apresentá-lo melhor (considerando o visual mostrado na 4.ª foto). 😲

Faltou, ao menos não foi mostrado nas fotos, a pinçagem das aciculas, reduzindo seu volume, de forma a deixar as ramas mais leves e abertas. Isso propicia uma nova brotação, além de permitir a aramação refinada (dos galhinhos finos das ramas). A formação das ramas, nesse caso, deveria ter sido conduzida buscando sua ramificação em forma de leque, sendo que as extremidades dos galhos, obviamente, ficariam ligeiramente voltadas para cima. 😲

Com a pinçagem do excesso de acículas/agulhas, o apice poderia ser facilmente modelado, buscando sua conclusão em forma arredondada, o que iria transmitir uma "idade" maior para o bonsai pronto. Essa poda, chamada de refinamento, permite ainda o acesso de luz e calor solar ao interior dos galhos e ramas da planta, auxiliando enormemente em sua recuperação como um todo. 😲

Quero crer que, por agora, é deixar a planta se recuperar dessa intervenção e, numa próxima etapa, fazer o trabalho acima sugerido. 😄
Alexandre S. Coelho31/08/2010 10:23
Amigos do Atelier...

Uma bela transformação esta apresentada, parabéns!!!

Uma pequena sugestão seria retirar um pouco da madeira, no lado direito do tronco, para quebrar a linha inicial e dar um leve movimento ao tronco...

Como a planta foi inclinada, acredito que esta intervenção iria harmonizar melhor com o futuro trabalho na copa 💡 🙄
Cristiano Pohren31/08/2010 20:10
Ficou muito bom, parabens!!
Anderson Vinturini28/09/2012 20:05
Fala galera,

vamos atualizar o tópico,

abraço a todos,
gil_fuka28/09/2012 20:51
Olá Anderson!

O exemplar está lindo!
Parabéns!

😄

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Mário A G Leal28/09/2012 20:52
Anderson, está tendo uma evolução excelente, é uma grande satisfação para mim tê-lo como amigo e participante há quase 9 anos no Atelier do Bonsai.
JOICIMAR MAGGIONI28/09/2012 22:13
Muito bom, lindo trabalho!!!!!!!!!!!
Lúcio Manoel Picanço28/09/2012 23:47
Está linda. Agora no vaso completou. Parabéns
Paulo R B de Medeiros29/09/2012 00:18
trabalho de primeira, excelente
Ricardo Paiva29/09/2012 00:25
Lindo trabalho, parabéns.
MARCIO ROLDÃO01/10/2012 11:55
Muito bom o trabalho, proporcionou idade e harmonia. Eu achei excelente.
Continue trabalhando a madeira para dar mais conicidade.
Mcdonald02/10/2012 01:46
Lindo mesmo.. Parabéns...