Desculpe Paulo, mas tenho que discordar de vc e apresentar os argumentos, ok?
No escorredor, as raízes saem pelos seus furos laterais, e entram em contato com o ar, quando isto ocorre, as pontas das raízes secam, estimulando o surgimento de raízes capilares no substrato do escorredor, o que é importante na época do replantio final no vaso raso de bonsai.
Se ocorreu das raízes do escorredor virarem raízes de sustentação a técnica foi realzada de modo incorreto, já vi várias vezes fotos aqui mesmo no fórum onde o escorredor está praticamente todo enterrado na mamadeira, e o correto seria apenas apoiá-lo sob o substrato da mesma , ou seja, apenas colocá-lo em contato com o substrato da mamadeira, as raízes que saem pelo fundo que farão a ligação, deixando quase todos os furos laterais do escorredor, livres.
Veja abaixo um exemplo do que eu estou falando...
Uploaded with
ImageShack.us
Ali existem dois erros:
1- O escorredor está praticamente todo enterrado, quando deveria estar apenas apoiado a mamadeira;
2- O diâmetro da mamadeira está muito pequeno, o ideal é que ele seja, no mínimo, 50% maior que o do escorredor.
Com a devida Venia, peço desculpas ao dono da planta por utilizar, suas fotos para ilustrar, tendo em vista que o mesmo é usuário do fórum.
Feito isso teremos que adubar as raízes do escorredor e da mamadeira, conforme suas exigências específicas, assim os resultados serão ainda maiores.
O substrato do escorredor deve receber adubação frequente e suave, como um bonsai já no vaso definitivo.
O substrato da mamadeira, pode receber uma adubação um pouco mais forte.
Esta técnica oferece várias vantagens em relação a plantar o bonsai no solo, entre elas:
1 possibilita escolha sobre o melhor local para planta;
2 melhor controle das adubações e dos substratos usados;
3 mobilidade da planta para trabalhos de manutenção;
4 grande facilidade no replantio para o vaso final;
Dá uma olhada no link abaixo. Desde já atribuo os créditos a Charles White, que escreveu a matéria.
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
Espero ter ajudado , abraços.