Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvida Mamadeira x Bacia Grande

Donegá29/08/2010 21:02
Dúvida Mamadeira x Bacia Grande
Olá Amigos,

Gostaria de uma informação sobre a técnica de mamadeira.

Qual diferença entre plantar as árvore (muda) em escorredor e depois colocá-la sobre uma bacia com terra adubada, ou colocá-la direto na bacia?

Gostaria de saber se alguém pode me dar uma explicação sobre o porquê de fazer assim e não plantá-la direto na bacia, pois no final o espaço ocupado não será o mesmo?

No que a técnica ajuda no desenvolvimento da planta?

Abraços.
Paulo Gilberto29/08/2010 21:26
Vou te falar da minha experiência pessoal, pode ser que outras pessoas tenham uma experiência diferente. Eu comecei plantando no escorredor e na mamadeira. O que aconteceu? As raízes que ficaram dentro do escorredor engrossaram e viraram raízes de sustentação, sem função de alimentar a planta, e as de alimentação ficaram completamente fora do escorredor. Depois deu um trabalho desgraçado pra tirar as raízes de lá, porque ficou toda emaranhada nos buracos de plástico. Fora que, se a intenção é fazer a planta crescer, uma bacia ou uma lata têm limites. O melhor mesmo é plantar no chão. O crescimento é absurdamente mais rápido. Eu, só em último caso coloco numa bacia, só se já estiver num tamanho bom.
Donegá29/08/2010 21:36
Olá Paulo,

O meu problema é espaço no chão, moro em ap. e na casa de meu pai onde ficam a maior parte de minhas plantas, tb não espaço de terra é tudo alvenaria.
Paulo Gilberto30/08/2010 00:33
Então o jeito é colocar numa bacia o maior possível com um substrato muito bom...como eu falei antes, pela minha experiência, não colocaria no escorredor, mas direto na bacia, a não ser que alguém tenha um um argumento a favor que eu desconheça. Pra mim só deu trabalho extra.

Obs: "d e s g r a ç a d o" é um termo proibido?
hraphi30/08/2010 08:46
Desculpe Paulo, mas tenho que discordar de vc e apresentar os argumentos, ok?

No escorredor, as raízes saem pelos seus furos laterais, e entram em contato com o ar, quando isto ocorre, as pontas das raízes secam, estimulando o surgimento de raízes capilares no substrato do escorredor, o que é importante na época do replantio final no vaso raso de bonsai.

Se ocorreu das raízes do escorredor virarem raízes de sustentação a técnica foi realzada de modo incorreto, já vi várias vezes fotos aqui mesmo no fórum onde o escorredor está praticamente todo enterrado na mamadeira, e o correto seria apenas apoiá-lo sob o substrato da mesma , ou seja, apenas colocá-lo em contato com o substrato da mamadeira, as raízes que saem pelo fundo que farão a ligação, deixando quase todos os furos laterais do escorredor, livres.

Veja abaixo um exemplo do que eu estou falando...

Uploaded with ImageShack.us

Ali existem dois erros:

1- O escorredor está praticamente todo enterrado, quando deveria estar apenas apoiado a mamadeira;
2- O diâmetro da mamadeira está muito pequeno, o ideal é que ele seja, no mínimo, 50% maior que o do escorredor.

Com a devida Venia, peço desculpas ao dono da planta por utilizar, suas fotos para ilustrar, tendo em vista que o mesmo é usuário do fórum.

Feito isso teremos que adubar as raízes do escorredor e da mamadeira, conforme suas exigências específicas, assim os resultados serão ainda maiores.
O substrato do escorredor deve receber adubação frequente e suave, como um bonsai já no vaso definitivo.
O substrato da mamadeira, pode receber uma adubação um pouco mais forte.

Esta técnica oferece várias vantagens em relação a plantar o bonsai no solo, entre elas:

1 possibilita escolha sobre o melhor local para planta;
2 melhor controle das adubações e dos substratos usados;
3 mobilidade da planta para trabalhos de manutenção;
4 grande facilidade no replantio para o vaso final;

Dá uma olhada no link abaixo. Desde já atribuo os créditos a Charles White, que escreveu a matéria.
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

Espero ter ajudado , abraços.
Donegá30/08/2010 21:46
Novamente venho agradecer a disponibilidade dos amigos em ajudar.

Pelas orientações do Hraphi, já pude perceber que cometi 2 erros:

1° - Assim que as raízes começaram a aparecer pelos furos do escorredor, logo já coloquei na mamadeira e pelo que entendi deveria esperar um pouco mais p/ a formação das raízes capilares dentro do escorredor. Correto? se ñ me corrijam por favor.

2° - Deixei o escorredor da mesm aforma que na foto, enterrei parte dele deixando apenas um pequeno pedaço p/ fora. Vou corrigir isso imediatamente.

Minha dúvida só persiste então no que acho que foi meu primeiro erro.
hraphi30/08/2010 22:44
Se as raízes que começaram a sair foram as do fundo do escorredor, então vc fez correto Donegá, as raízes capilares aumentam de volume no escorredor depois, estimuladas, justamente quando as pontas das raízes, saírem pelos furos dos lados e secarem por entrarem em contato com o ar, as do fundo obviamente estarão se alastrando dentro da mamadeira...
Abraço.
Elio31/08/2010 10:54
Assino embaixo do que o amigo hraphi disse!

abraço
Mcdonald31/08/2010 12:13
Interessantíssimo.....Marcio vc é um gênio nas perguntas..... Fez exatamente a q eu tinha dúvida. vou fazer isso com as mudas q me deu..... ahhhhhhhh... o ficus já foi podado... vc nem vai acreditar como ficou.... hehehehe..
Donegá31/08/2010 15:35
Olá hraphi,

Muito obrigado pela orientação. Tanto vc Hraphi cm a observação do amigo Elio, foram muito elucidativas.

McDonald, ñ esqueça de me mandar as fotos. Preciso te levar um dia p/ ver minhas plantas e dar alguns pitacos sobre estilização.

Qto as perguntas: São a base do conhecimento humano, as dúvidas fazem o ser humano ir atrás de respostas e sempre querer aprender mais.

Abraços aos amigos sempre prestativos.
Mcdonald01/09/2010 00:29
Donegá escreveu:
Olá hraphi,

Muito obrigado pela orientação. Tanto vc Hraphi cm a observação do amigo Elio, foram muito elucidativas.

McDonald, ñ esqueça de me mandar as fotos. Preciso te levar um dia p/ ver minhas plantas e dar alguns pitacos sobre estilização.

Qto as perguntas: São a base do conhecimento humano, as dúvidas fazem o ser humano ir atrás de respostas e sempre querer aprender mais.

Abraços aos amigos sempre prestativos.

vou mandar sim marcio, assim q eu puder pq a net aqui na casa da minha mãe, onde estou no momento é discada e demora muito...
abração
Marcio Vargas06/09/2010 19:32
Apenas a titulo de curiosodade.

Nos meus escorredores alguns apresentaram este problema da pivotantes encaracolar dentro e virar uma bagunça, em outros não.

Todos feitos da mesma maneira e cuidados de forma igual.

Poucos deles comportaram-se da forma esperada.

abs
Donegá07/09/2010 16:34
Olá Marcio Vargas,

Acho que isso eu posso responder.

Para evitar isso costumo podar a raiz pivotante e passar pasta selante. Se for iniciar a muda desde semente, assim que a muda tiver alguns centímetros de altura, entre 6 e 10cm, eu faço o transplante para um vaso maior e já corto a raiz pivotante, se for uma muda mais velha, procure podar o máximo possível da raiz pivotante, apenas cuidando p/ que fiquem raizes finas para continuar alimentando a planta.
Dante01/11/2010 18:08
E aí pessoal!

Uma dúvida que tenho, é com relação à hora de colocar a planta no escorredor.
Após podar e diminuir a raiz principal, devo diminuir também o volume das demais raízes, tipo como quando se realiza um transplante para o vaso, ou não, deixo como está?... E como devo proceder com o torrão de terra no qual a muda está plantada. Devo manter este torrão e colocar a planta no escorredor com ele, ou retirá-lo, lavar as raízes?...
Como é isso?!...

Abraços!
Nikkei 10001/11/2010 19:26
Dante, ao iniciar no escorredor deve retirar totalmente o torrão de terra antigo, pois senão não terá sentido o escorredor. Retira a pivotante, mas quanto a podar as raízes finas vai depender da quantidade que tem. Se for pouca não podaria.
prumodeq03/11/2010 16:39
Dante

Veja que vc não está reenvazando a planta, mas colocando-a para promover um desenvolvimento acelerado em um ambiente controlado.
Se você podar as raízes você terá que podar a parte aerea proporcionalmente.
Neste caso a arvore primeiramente vai ter que se recuperar da poda para então começar a crescer e voltar a um estágio semelhante ao anterior à poda.
Logo não faz muito sentido podar as raizes, pois você quer que a árvore cresça! E rápido!

Porém esta análise não vale para o caso da raiz pivotante, pois essa deve ser retirada desde cedo para já ir transformando a sua árvore em bonsai. Ou para o caso das raizes serem tantas e não caberem no escorredor... se bem que neste caso eu colocaria em um escorredor maior ou em uma bacia...
Dante06/11/2010 01:23
Agradeço aos amigos Nikkey e Prumodeq pela atenção.
Mas, quanto a ter que desmanchar totalmente o torrão, não corremos o risco de perder ou danificar uma parte consideravel de raízes, principalmente as mais finas? E neste caso, ou seja se ocorrer esta perda, devo podar a parte aérea proporcionalmente, como explicou o amigo Prumodeq?
Qual a forma de desmanchar todo o torrão evitanto ao máximo danos às raízes?
nickyfury07/11/2010 10:23
bonsai
Dante, a forma de desfazer o torrão depende, na maioria das vezes, da espécie com que lidamos. Isso porque algumas plantas têm raízes mais resistentes que outras. Por exemplo, a primavera (bouganvillea), tem as raizes bem frágeis, que se quebram por um nada, se não tomamos as devidas cautelas em seu manuseio.

Piracanta, ulmus, resedá, caliandra, por outro lado, têm raízes mais resistentes, que não se rompem tão facilmente assim. Alguns cultivadores, ao promoverem a retirada do torrão, costumam direcionar jatos fortes de agua contra ele, facilitando dessa forma seu desmanche e retirada.

Outros, usam de marteletes de madeira ou bambu, para baterem no tronco principal, devidamente protegido por uma capa de borracha grossa, para favorecer o desmanche do torrão. Nesse quesito, cada um usa o recurso que acredita ser o mais indicado. Há espécies, porém, que não se recomenda a retirada total do torrão, mesmo o inicial. Nessas, o torrão é eliminado gradualmente, ano a ano, de maneira a preservar as raízes do estresse e da provável quebra de suas fibras, como em pinheiros e algumas variedades de junipero.

Outras plantas, como as azaleas e rododendros, leva-se em conta tambem o torrão ser retirado aos poucos, nunca na totalidade, para evitar perdas por quebra de suas raízes. Usar um hashi, que é um palete de bambu endurecido, auxillia enormemente nessa tarefa. Lembrando que, ao usar essa ferramenta, devemos sempre fazê-lo a partir do tronco em direção à extremidade das raízes, nunca aleatoriamente. Chama-se a isso "pentear" as raízes.

Rake metálio, ganchos e hashi metálicos só devem ser usados tambem no sentido tronco/extremidade das raizes, mas irá depender da espécie igualmente, vez que umas possuem raízes mais frageis que outras.

Raizes pivotantes e raizes grossas devem ser cortadas fora, aplicando-se pasta cicatrizante para selar o corte e evitar o acesso de agentes nocivos, bem como a umidade constante. Mas isso tambem irá depender, basicamente, do estilo a ser impresso no material. Por exemplo, se nossa intenção for um bonsai estilizado Neagari (raízes aparentes/expostas) ou ishi tsuki (raiz com pedra/sobre rocha), etc, podemos manter as pivotantes. 😄
Dante12/11/2010 08:48
Olá nickyfury,

Obrigado pela explicação. Então, mãos a obra!...

Grande abraço!