Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Piteco: dúvidas e sugestões

prumodeq30/08/2010 11:02
Piteco: dúvidas e sugestões
Estava a muito procurando uma muda de piteco e recentemente comprei no O Bonsai.

Porém ao comprar não observei alguns defeitos sérios na árvore (pressa + inexperiência) e agora estou a busca de sugestões do que fazer ou como corrigir...

O primeiro defeito que eu vejo é distância entre o 5º galho (á direita) e o 4º galho...

O segundo defeito é no primeiro galho à direita, que tem um defeito na casca, mas que eu observei neste final de semana que foi provocado pelos arames do primeiro direcionamento.

O terceiro defeito é segundo galho à direita, que está com boa parte morta...

O quarto defeito é a orientação dos galhos prá cima, mas isso da para corrigir com aramagem, correto? Qual a melhor época para o piteco? Pode ser agora ou devido ao crescimento é perigoso marcar?

Já tive algumas ideias (radicais), mas antes vou aguardar sugestões...

Elio30/08/2010 15:53
Prumodeg!

Faça um alporque (Piteco pega bem) entre o 4º e o 5º galho.
Terá 2 plantas; resolve o problema do espaço citado.
Depois, não se preocupe que abaixo do alporque (depois que tirá-lo) nascerá brotação para um novo ápice.

abraço
newgalileu30/08/2010 19:07
Tambem faria o que o Elio sugeriu. Alporque nela.
prumodeq31/08/2010 14:43
Elio

Foi exatamente o que eu tinha pensado... eu não quis colocar esta ideia para ver se mais alguém concordava, sem uma "pré-influência", além de que poderiam surgir outras ideias que eu não tive a princício...

Vou esperar um pouco para ver se mais alguém sugere algo diferente...

Abraços
Luciano Pessoa31/08/2010 17:33
Olá pessoal, uma dúvida, como é o nome científico do piteco? pois em algumas floriculturas que tentei comprar uma muda não sabem oque é por esse nome.
Abraço
Danilo Muto31/08/2010 18:27
tbm fiz uma compra recente no O bonsai.
mais nada se compara a sua planta hehehe
comprei um pre caliandra e ulmus.
vc optou pelo pac tbm?
Leandro Ferraz31/08/2010 19:10
Luciano - Pithecolobium Tortum
Luciano Pessoa31/08/2010 19:37
Leandro muito obrigado
Abraço
prumodeq01/09/2010 10:35
Luciano

Ele é conhecido pelos nomes populares Tataré, Jacaré (não confundir com a tuia) ou Jurema (entre outros)

Talvez vc encontre com estes nomes...
prumodeq01/09/2010 10:37
Luciano

a loja O Bonsai estavam com alguns pré-bonsais de Piteco na última vez que fui lá... talvez tenha alguma coisa ainda
Luciano Pessoa01/09/2010 14:44
prumodeq muito obrigado amigo vou dar uma procurada
Abraço