chikimdf escreveu:
elio o que quis dizer é que o cloro faz mal sim a alguns animais e vegetais, varia muito de espécie para espécie.
exemplo para nós é benéfico mais para o peixe é mortal e para vegetais do mesmo jeito para alguns faz mal e para outros ñ.
e enganos seu o cloro ñ sai da agua rapidamente... com a utilização de anti-cloro é 10 minutos e sem um produto para isso é muito mais cerca de horas no minimo.
parabéns pelos 7 anos são bem sucedidos!
chikimdf,
Eu trabalhei anos com sistema de purificação de água e resíduos líquidos pelo sitema de Ozonização industrial. Como premissa eu tinha que conhecer a água que estávamos analisando.
Na realidade o cloro faz não faz nenhum bem a ninguém e nem a animais e plantas. Em contato com material orgânico formam-se organoclorados, extremamente prejudiciais à saúde. O que ocorre é que o cloro é o produto ideal para ser usado na desinfecção da água.
Assim, é necessário o seu uso no tratamento de água para servir à população. Isso no Brasil porque nos paises mais avançados não se usa mais e sim o Ozônio.
Quando recebemos a água em nossa casa ela precisa ter um residual de cloro por conta do tempo que fica em nossa caixa d´'água.
Somente após 48 horas, ao ar livre, é que a água tem todo o cloro evaporado.
Porém, como vc disse, certas espécies são mais suscetíveis à ação do cloro; outras não. O que realmente importa é a dosagem.
Quando mais impura a água da captação mais cloro é usado pela concessionária. Daí o gosto ruim quando a bebemos, mas completamente desinfectada.
O carvão ativado retém a maior parte de cloro.
Então, caso tenhamos uma água com muito cloro, 4 opções, eu acho:
1. Deixá-la descansar por 48 horas;
2. Usar 5% de carvão no substrato;
3. Usar água de chuva;
4. Usar água mineral.
Meu conhecimento sobre o cloro na água vai até aí. Se alguém puder contribuir com mais informações, será útil para todos, inclusive para mim.
Valeu, véio!
Obrigado e Abraço