Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ligustro 2

Ricardo Paiva31/08/2010 14:34
Ligustro 2
Esta planta foi adquirida na Ideal Bonsai, de Novo Hamburgo. É um pré-bonsai de ligustro produzido pela Bonsai do Campo (Carlos Tramujas).
Domingo, dia 29 de agosto, resolvi estilizar ela. Um moyogi clássico.
Ficou um pouco pescoçuda mas gostei do resultado.
Planta como comprada:

Desfolhada e feita uma limpeza dos galhos desnecessários para a formação da estrutura:

Planta finalizada e aramada. Agora é procurar um bom vaso.

Alguém sugere um vaso?
Danilo Muto31/08/2010 18:30
Ricardo sempre que eu vejo um tópico com seu nome eu entro sem medo, pq sei que vou olhar.. gostar.. e aprender um pouco. Incrivel o resultado final, visto que se tratava de um pre bonsai. Inclusive eu conheço o Jaime o Cristiano da Ideal Bonsai. (morei um ano no sul pra estudar na feevale fiz uma especialização em psicologia do esporte e tive a oportunidade de conhecer a ideal bonsai e fazer um curso.)
Pena que a planta que eu trabalhei no curso morreu, uma cerejeira do rio grande.

Parabens tenho certeza que o vaso que vc escolher irá ficar muito bem para esse ligustro.
Ricardo Paiva31/08/2010 19:39
Danilo, tenho me dedicado a aperfeiçoar o material que tenho. Isto quando ele apresenta esta possibilidade pois do contrário, me desfaço da planta. Venho insistindo neste ponto de investir em material promissor.
Mas o bom do bonsai é que ele nunca tem fim, estamos sempre aprendendo ou inventando.
Bem, o Jaime e o Cristiano são show de bola, pessoas do bem. Se a sua cerejeira morreu, sinto muito. Mas vá em frente. Eu mesmo, matei uns ... nem vou dizer o número, vão me chamar de serial killer,hehe.
Obrigado pelas palavras de incentivo.
edson060531/08/2010 20:41
Olá Ricardo,
realmente foi uma boa aquisição. Depois de comprar muito "pé-de-mato" eu também estou investindo na aquisição de plantas com mais potencial; em que pese, agora também tenho uma visão menos míope sobre as mudas...
Eu ousaria sugerir uma leve inclinação para a direita quando fizeres o reenvase:

Abraço.
Edson.
Ricardo Paiva31/08/2010 22:33
Muito bem observado, Edson.
Apenas a inclinação será menor para alinhar o ápice com a base do nebari.
Boa sugestão, obrigado.
Arzivenko31/08/2010 22:36
Ficou show de bola, esse é irmão da minha piracanta?

abraços.
newgalileu31/08/2010 22:41
que linda planta, parabens Ricardo. Já merece uma projeção de vaso. 😂
marco_avelar31/08/2010 23:29
Muito boa essa planta. Cheia de pontos fortes 😲 .

Parabéns pelo trabalho!

Abraço!
Danilo Muto01/09/2010 09:15
Ricardo vc tem a sorte de estar no sul porto alegre, novo hamburgo, pode comprar belas plantas ja quase prontas para a arte. Eu tenho uma dificuldade grande moro em Goias que tem pouquissima opção de plantas, prébonsai eu so comprei 2 pela net e o frete acaba sendo mais caro que a propria planta dependendo do caso. Nas minhas proximas compras vou adiquirir outra muda de cereja do rio grande é uma planta que eu gosto mto para o bonsai.
Ah qdo for se desfazer de uma planta manda aqui pra goias, hehehe até animo pagar o frete.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15112&highlight=
Vc pode me ajudar? olha esse meu topico ai e se possivel me da uma sugestao de vaso para o buxinho, daqui 2 anos quero transplantar para um vaso. Mais nao tenho noção de medida, cor, etc.

Obrigado.
Leonardo A.01/09/2010 10:41
Cara ficou muito bom !!

A inclinação sugerida ficou legal !!

abraços
Markus Von Kossel01/09/2010 21:48
Tava pedindo isso!
Tinha várias mudas boas de ligustro lá no encontro!
O Edson pegou a mais legal! Ele chegou cedinho!
Muito bem encaminhada!
Parabens!
Ricardo Paiva02/09/2010 01:32
Arzivenko, valeu. É "irmã" da piracanta mesmo.

Arrica algum, Newgalileu?

Obrigado Marco.

Danilo já olhei e postei. Quanto aos prés, você já entrou em contato com o Carlos Tramujas na Bonsai do Campo?

É Leonardo, uma dica daqui, uma sugestão dali e ... a gente vai melhorando nossas plantas.

Fala Markus, ela tava pedindo mesmo.
Quanto ao Edson, eu tinha separado uma e quando voltei ... tinha sumido. Já sei onde foi parar, hehehe. Obrigado pelas palavras de incentivo.
newgalileu02/09/2010 21:09
Xiii rapaz, agora apurasse comigo. Não sou muito bom nessas coisas mas vai lá. 😂

Acho que o redondo fica melhor ,para o estilo Moyogy.
Alexandre S. Coelho03/09/2010 09:51
Oi Ricardo

Mais uma bela planta!!!

Do jeito projetado agora, eu ficaria com o vaso redondo, porém um pouco menor...
Se futuramente a árvore for mais alta, então um ovalado também cairia bem 💡
Ricardo Paiva03/09/2010 14:24
Valeu newgalileu, ótimas projeções.

Obrigado Alexandre, adorei o oval por ela ser realmente um pouco alta.
Renato Rodrigues Roehrs03/09/2010 16:03
Ricardo, mais uma bela planta cara!

Moyogi clássico mas com um ar sofisticado!

Abração.
Ricardo Paiva03/09/2010 16:18
Valeu Renato.
também gostei da "personalidade" que a árvore ficou.
Ricardo Paiva17/09/2010 23:22
Atualizando - 7 de setembro de 2010, tranplante

A pedra foi colocada para esconder a conicidade invertida que descobri quando do transplante.
Sob a pedra tem muitas raízes finas, vou investir no seu desenvolvimento para resolver o problema. Se não der certo, vou partor para um alporque.
Leonardo A.17/09/2010 23:44
Ricardo aproveita que transplantou e passa pra uma bacia grande, acho que vai ser mais rapido o resultado, vale aquela velha dica, estimulação por hormonio e adubos nas raizes onde pretende engrossar !!

O alporque tbm é viavel, porem perdera um pouco da base, o que é uma parte do charme dessa planta.

Cara ta legal esse ligustrinho, com o tempo na sua mão vai melhorar muito mais !!

A propósito, tenho uma piracanta que comprei na belvedere e o movimento é identico ao do seu ligustro, até a posição dos galhos, e só depois de eu transplantar é que notei que ela tinha um enorme machucado na base, creio eu de alguma poda anterior.
CARLOVICH26/09/2010 14:34
parabéns... a inclinação foi a cereja do chantilly.
eu gostei do redondo... e do oval...

abçs.
Ricardo Paiva27/09/2010 10:18
Obrigado Carlovich.
Pequenos detalhes contribuem muito no resultado geral de um bonsai.
Ricardo Paiva28/09/2010 14:46
O ligustro parece ter gostado muito da mudança de casa, vejam a brotação como está apenas 3 semanas depois do transplante que teve uma redução severa na quantidade de raízes.