Mc, certamente não há nada a condenar nem criticar em seu trabalho. O caminho é esse mesmo que apontei, mostrando trabalhos de bonsaistas japoneses, que há muitos anos vem desenvolvendo suas plantas nesse sentido, isto é, aprimorando primeiro o tronco, para só então ao cabo de alguns anos, ter em mãos um material de qualidade técnica superior com que formar lindos bonsai. 😄
Para mostrar que o caminho é esse apresento a voce o bonsaista Francisco, dono de uma mega floricultura em BH/MG. Eu o conheci em 2003, na reinauguração do espaço Terra Bonsai, pertencente ao bonsaista Rock Junior. Desde aquele ano, Francisco tem envidado esforços no sentido de melhorar as plantas que cultiva, formando materiais como o junipero comunis enxertado com shimpaku em que aparece tendo ele ao fundo, melhorando o shari do tronco:
As curvas sinuosas dessa planta foram feitas por ele (ou por algum funcionário dele, sob sua severa orientação), há anos, e agora a planta pode finalmente ser trabalhada. Veja abaixo a imagem de alguns juniperos comunis, outra variedade, que ele levou para o evento Bonsai 2011, no Atelier do Dom Mario:
Reparou na sinuosidade do tronco e dos galhos primários? Na extensão do shari? Show de bola, show de planta.
A vantagem do cultivo dessa variedade de junipero (comunis) sobre o shimpaku é a velocidade de crescimento. Com uma adubação sistemática, rega controlada e solo adequado, ele cresce e engrossa até 100 vezes mais que o shimpaku. Atualmente, o Carlos Tramujas apresenta-se nos eventos fazendo demonstrações em que mostra trabalhos realizados em junipero comunis enxertados com shimpaku por ele. Como o Tramujas "pegou o bonde andando", isto é, teve que aproveitar material antigo, plantado originalmente com destinação ao paisagismo, não teve "sorte" em encontrar um material de qualidade técnica superior como as plantas que o Francisco, há anos, cultivou com essa sinuosidade toda.
Claro, a sinuosidade que ora mostra em seus juniperos foi conseguida bem no inicio, quando eram menos que mudas: talvez galhos de uma planta maior, devidamente aramados, que mais tarde sofreram alporquia ou segmentação para enraizarem. Hoje estão aí, vendidos a peso de ouro, aliás.
Como vê, até podem surgir alguns "detratores" ao seu trabalho, Mac, mas duvido que as críticas possam suplantar a qualidade técnica inegável que voce irá conseguir daqui a alguns anos em suas plantas. Um abraço e continue assim, que vai muito bem. 😉