Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda - Azaléa não da Flor

Pamstalden01/09/2010 23:39
Ajuda - Azaléa não da Flor
Olá Galera

Tenho uma azaléa que ja faz algum tempo (mais de um ano) que não da flor, o que é estranho pois as plantas que vejo na rua estão sempre atoladas de botões.

Tenho quase certeza de que faço td corretamente.

- não deixo de aguar
- adubo mensalmente (no iverno reduzo ou cesso a adubação)
- toma sol pelo menos 4 horas por dia
- o solo é levemente acido

Alguem tem alguma ideia do que pode estar ocorrendo de errado?

Obrigado,
Espero a ajuda de voces.
Abraços
Becker01/09/2010 23:52
😄 Olá Pamstalden ! sou apaixonado por azaléias não tenho nenhuma na minha coleção, todas as que comprei duraram muito pouco ,então abandonei as azaléias,vou pegar carona neste post para ver o que a de errado no cuidado com azaléias........ 😉
Mauricio Lutz02/09/2010 09:14
Caro amigo Pamstalden! Difícil entender a deficiência de sua planta, mais pelo que vc postou só posso dizer que azaléias são plantas que preferem a sombra e a umidade, seu solo está correto e a adubação vc não especificou mas a mais indicada é a orgânica, de qualquer forma poste uma foto dela para o pessoal poder avaliar melhor..

Grande abraço, e sorte com a planta.. 😄
Mcdonald02/09/2010 10:58
Olá pamstalden.
Olha, comprei umas mudinhas tb e lendo aqui e ali vi uma dica muito interessante. Não estou dizendo q seja isso o motivo mas quem sabe pode te ajudar pois as minha estão florindo muito. Coloque um pedacinho pequeno de bombril (esponja de aço) em um buraquinho em um canto do vaso. O bombril vai se deteriorar e vai soltar ferro no solo e pelo o que li as azaléas necessitam muito. E indicado fazer isso uma vez por ano.
Agora vamos esperar as opiniões dos experts daqui do forum q eles vão te ajudar muito...
espero poder tê-lo ajudado...
abraço
nickyfury02/09/2010 16:03
bonsai
Pamstalden, seria interessante vc postar uma foto de sua azalea, para que possamos analisar o estado atual da planta, antes de opinar sobre qual o melhor caminho a tomar. Mas, de qualquer forma, é interessante observar que, em cultivo dessa espécie, o ideal é usar um substrato bem leve e drenante. 😄

Recomendo um solo a base de casca de pinus, carvão vegetal e substrato para hortaliças (o mais conhecido é o plantax ou plantimax, mas há tambe o bioplant ou similar). Esse substrato para hortaliças é vendido geralmente em casas de jardinagem ou agropecuárias. Ele é composto, dentre outros elementos, por vermiculita, casca de pinus moida e queimada, fibra de coco moida e queimada, etc. 😄

Aproveite a chegada da primavera e faça então um reenvase, usando esse substrato que indiquei. Não use pedrisco nem caco de telha, nem terra granulada. Nem areia. Apenas o substrato acima. 😄

O adubo ideal, para que sua planta possa então florir praticamente o ano todo é liquido, inodoro e incolor. Chama-se FOSWAY:

http://www.forthjardim.com.br/html/produtos/fosway.php

Uma tampinha cheia, diluída em uns 10 litros de agua. Após mexer bem, para diluir, regue o solo da planta com um copo cheio, tipo copo americano pequeno, a cada 45 dias. A planta deve ficar em local sombreado, onde receba luz e calor indiretos do sol. O ideal é sob a bancada ou embaixo de alguma arvore, por exemplo. 😄
Elio02/09/2010 18:15
Vc desfolhou ela no verão passado? Azaléia só dá flor em novas folhagens no 2º ano.

abraço
Lúcio Manoel Picanço02/09/2010 22:54
Oi companheiro,
Eu tenho algumas azaléias (+-20) e como o Nickyfury escreveu, o substrato é muito importante, como eu estou dentro da Mata Atlântica tenho fartura de terra vegetal que é à base do substrato, tiro do rio areia lavada e peneiro com peneira de canjiquinha, um pouco desse pedrisco que fica, misturo com a terra vegetal, faço isso mais ou menos de dois em dois anos. Uso de 15 em quinze dias alternando, Biofert Plus e Icon Garden (acho que o nome é esse). Para completar a terra do vaso, completo com a vegetal. Elas não gostam de sol e sim de claridade. Está chegando à época da floração. Assim que florir irei postar.
Marcio Garcia02/09/2010 23:06
Eita plantinha exigente heim, sao muito bonitas mesmo, quanto ao substrato tem um video do Hidaka explicando a respeito do solo ideal pra azaleias. Vale dar uma conferida no Youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=Vc-ohzIVeeU