tamarindo atualizado 19/06/12
Marcos Jose Hereck03/09/2010 14:13
tamarindo atualizado 19/06/12
Olá a todos segue fotos de um tamarindo que esta ainda fininho mas estou trabalhando ele desde o inicio deste ano, peço sugestões.

Estou seguindo o modelo abaixo, esta foto achei na net.
Aguardo sugestões dos amigos.
att.
Marcos Hereck
Sergio Batalini03/09/2010 14:21
Ola Marcos .. Um desafio e tanto ..
O entortador de troncos funcionou muito bem nele .. parabens, paciencia e boa sorte...
hraphi03/09/2010 14:43
Oi Marcos,
Ficou linda para um mame, mas vc sabe que para atingir aquele porte do tamarindo vietnamita abaixo vc vai ter que plantar em uma bacia grande, ou no chão, e deixar crescer livre por um bom tempo.
E até para o mame, apesar da sua aramação ter ficado com uma estrutura linda, não será possível conservá-la, pelo menos se quiser ter uma boa conicidade. Para isso, vai ter que ser podado diversas vezes, construindo novos ápices, a cada poda , caso contrário a planta ficará toda de uma espessura só, do nebari até o ápice, e o mais harmônico é que ela vá ficando mais fina a medida que fica mais alta.
Abraços e boa sorte no projeto.
Leandro Ferraz03/09/2010 17:45
Apesar de estar fino ta bem legal ele.
gostei
quando engordar mais vai ficar lindo se manter a mesma forma
Marcos Jose Hereck03/09/2010 19:03
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos amigos pelas opniões, como sou iniciante toda ajuda vale muito pra mim.
O Hraphi levantou algo que eu não tinha pensado ainda, sera um grande desafio, vou fazer o melhor possivel futuramente postarei novas fotos atualizadas, ele cresce rapido bem como a engorda tambem me parece corresponder bem rapido.
att.
Marcos Hereck
nickyfury04/09/2010 09:15
bonsai
Para ajudar no engrossamento do tronco, aconselho vc substituir o vaso atual por uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato mais drenante e rico em matéria orgânica. Algo como: pedrisco, caco de telha, carvão vegetal, casca de pinheiro seca, terra granulada e areia grossa de rio, sem peneirar. Após 45 do reenvase, adube com matéria organica (Torta de Mamona e farinha de osso). Repita a adubação a cada 30 dias, inclusive no inverno. Mantenha a planta em local ensolarado, onde receba luz e calor solar o dia todo. Regue apenas no fim da tarde. 😄
A estruturação do tronco está boa, uma vez que seu objetivo é atingir algo parecido com a foto do bonsai mostrada por vc. Lembrando apenas que, como sua planta está em crescimento, o ideal é deixar a brotação apical (próxima do topo e mesmo ele) crescerem livremente, sem podar, para favorecer o engrossamento do tronco. Uma bacia é melhor que o vaso atual, pois permite um controle da formação do nebari, evitando que as raízes se formem no fundo do vaso atual, o que irá dificultar o replantio futuro em um vaso de bonsai. 😄
A bacia plastica deverá ter muitos furos lateral e no fundo, para favorecer maior e melhor oxigenação nas raízes. Mantenha a bacia apoiada sobre algo que possibilite a circulação de ar por baixo dela, ao invés de deixar apoiado o fundo. 😉
Marcos Jose Hereck04/09/2010 10:50
Nickyfury, valeu pelas dicas este fim de semana mesmo vou por empratica todas elas.
att.
Marcos Hereck
Marcos Jose Hereck10/11/2011 10:12
Atualizando.......
Acredito que esta evoluindo bem....
att.
Marcos
Djalmo10/11/2011 10:27
Ta ficando linda e engrosso bastante!!!
Parabéns
Green_bsb10/11/2011 11:57
Caramba! Em um ano engrossou bastante heim!
Parabéns pela dedicação.
Guilherme Luz10/11/2011 12:52
Engrossou mesmo eim, que tipo de adubo vc usou???
Acho que vou fazer o mesmo com minha leucena.
hraphi10/11/2011 15:47
Parabéns pela dedicação, excelente condução até aqui, engrosou bastante para um ano, isso pq cresceu livremente nesse intervalo, dá pra perceber pelo lugar da poda.
Veja que o que eu comentei a um ano atrás realmente aconteceu, a planta ficou com a mesma espessura, por todo o tronco.Com essa poda do ápice, ela vai começar a ganhar conicidade, aproveite pra deixar crescer livremente os galhos mais baixos da planta, os de acima deixe mais curtos, pra que engrossem menos, e a base da planta fique ligeiramente mais grossa, assim como os galhos de baixo devem ser ligeiramente mais grossos que os imediatamente acima deles.Vamos acopanhar , está ficando bonita.Abraço.
Marcos Jose Hereck13/11/2011 21:54
hraphi, realmente vc tinha razão, agora nesta ultima poda ja deixei um novo apice, e assim pretendo fazer a cada nova poda até a planta ganhar conicidade....valeu pelas dicas.
Guilherme Luz, realmente engrossou bem quanto aos adubos que utilizei foram os seguintes, esterco de galinha, torta de mamona e farinha de osso, repare nas fotos que tem uns copinhos eles estão repletos de furos, então é ali que adiciono os estercos organicos assim quando rego as plantas a agua ja vai levando esterco pra baixo, e tem mais hj so consigo retirar os copinhos no proximo transplante pois estão cheios de raizes.
att.
Marcos
Anderson Neuhaus16/11/2011 23:51
vai ficar muito legal!!! acompanhando.
Pethrus Barros18/11/2011 16:17
Nossa mãe, 1 ano e está desse jeito ? ô lôco meu !1!
Diogo Justiniano de Holan18/11/2011 17:37
Realmente está no caminho certo! 😄
Acompanhando.
LEAO18/11/2011 23:00
Beleza mesmo, um ano?
Lucinei Reis03/02/2012 20:32
Acompanhado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Átila04/02/2012 10:50
Trabalho muito promissor. Parabéns.
Nem quem planta é alguma coisa, nem quem colhe, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Marcos Jose Hereck04/02/2012 15:59
Galera obrigado por opinar, isso serve de entusiasmo pra gente seguir em frente.
att.
Marcos Hereck
Marcos Jose Hereck19/06/2012 18:30
atualizando 19/06/12
Segue foto atualizada do tamarindo...
Este tamarindo nunca foi transplantado, nesta primavera vou passar ele para um vaso de treinamento, e começar a trabalhar as ramificações segundarias e terciarias, ele ja atingiu um bom calibre.
att.
Marcos Hereck
Marcos Jose Hereck20/06/2012 09:28
evoluçao até o momento
SEGUE ABAIXO AVOLUÇÃO ATÉ O MOMENTO:
ATT.
Marcos Hereck
wlsjurai13/09/2012 12:23
Trabalho fantástico!!
Vou experimentar a receita do esterco de galinha nos copinhos, pra ver se consigo "anabolizar" minhas mudas que estao em crescimento como conseguiu fazer com seu tamarindo.
JOICIMAR MAGGIONI13/09/2012 13:23
Bom trabalho, grande evolução.
acompanhando!!!!!!!!
T + abraços!!!!
Marcos Jose Hereck14/09/2012 13:08
Valeu amigos, eu replantei ele inicio do mes hr que se recuperar posto novas fotos atualizadas, alias tenho varias outras plantas para atualizar, o que esta faltando é tempo para postar as fotos.
att.
Marcos Hereck