Laira Rita da C Aguiar03/09/2010 16:41
Mudas ou pre-bonsais
Olá...
Já li diversos tópicos no forum, mas, ainda tenho uma dúvida.
Tenho uma jabuticabeira, um shipamku e um nana todos verdinhos e saudáveis com 5 anos cada um, comprei no site O Bonsai.
Devo colocá-los no escorredor para engrossar os troncos, é obrigado ou tenho outra opção?
Como já vamos entrar na primavera, preciso decidir, mas como é a primeira vez, estou insegura.
Obrigada
Laira
Leandro Ferraz03/09/2010 21:45
Posta fotos...
Ai poderemos ver e dar opiniões mais concretas.
SEKI - Elio Luis Secchi09/09/2010 18:10
Laira, mesmo sem ver as plantas, posso imaginar com muita precisão como são. Afinal estes bonsai vendidos comercialmente são todos muito parecidos. Troncos finos, sem um estilo defnido, e copas grandes, se conisderada a proproção de tronco. Isso tudo você vai aprender com o tempo...
Um bonsaísta experimentado colocaria estas plantas num escorredor/mamadeira, ou no solo durante alguns anos até engrossar o tronco e partiria para uma estilização totalmente nova.
Mas, sinceramente, creio que não é este o caso para quem inicia no bonsai. Esta pessoa, creio, como você, quer ter um bonsai, ou vários, mas já com o nome de bonsai, no vaso, para cuidar todo dia, dar carinho e atenção, além de água e adubo.
Bom, neste caso sugiro que apenas estude um pouco mais sobre estilização, triangulação de copa e aproveita a entrada da primavera para melhorar a forma dos seus bonsai, podando ramos muito longos a fim de compactar a brotação, deixando-os nos vasos em que estão, por enquanto, para logo adiante, com um pouco de experiência fazer um transplante e troca de substrato. E conforme vai aprendendo possa usar estes e outras mudas que comprar e passar a estilizar seus próprios bonsai, mas dentro de outra ótica, a da construção de um bonsai a partir de uma planta ou muda. Espero que isso lhe ajude.
abraço
hraphi09/09/2010 19:21
Concordo com as dicas do Elio, só acrescento a idéia de colocar pelo menos uma no escorredor, para já ir se familiarizando com a técnica e ter uma idéia do desenvolvimento da planta utilizando essa técnica, além de poder estudar e realizar intervenções enquanto estiver no escorredor e mamadeira, com menor risco de perder alguma planta, pois no vaso pequeno, uma adubação química errada, por exemplo, pode ser fatal.
Se for fazer isso, escolha a jabu que é a mais resistente das três, a nana e o Shimpaku, precisam de cuidados mais avançados, por serem coníferas, então, estude mais as suas necessidades, e só depois começe a realizar alguma intervenção.( A jabu aceita desfolhas , podas radicais, etc, tudo numa boa, só precisa estar saudável. Já coníferas se vc desfolhar algum galho e não deixar algumas folhas ele pode secar totalmente, só pra citar um exemplo.)
Abraço.