Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Evolução ficus

Mateus03/09/2010 19:24
Evolução ficus
Olá a todos!!!

Quero mostrar a evolução de um ficus que coletei em um coqueiro a uns 2 meses.Ele está com uma ótima saúde,pois suas folhas estão grandes,está com um bom desenvolvimento e tem vários brotos.Queria saber a opiniao de voces aqui do fórum sobre o que fazer com ele através,se possivel,de projeçoes.As fotos:

Início das brotaçoes(06-07-10)

Tronco

Alguns defeitos

Cima

Atualmente/frente(25-08-10)

Lado direito

Atrás

Lado esquerdo

Tronco /frente

Cima

Abraços!!!
nickyfury04/09/2010 09:07
bonsai
Mateus, aproveite a boa época e faça uma desfolha completa, retirando todas as folhas. Corte com uma tesoura os "talinhos" junto da folha, mantendo eles nos galhos, até secarem, cairem e liberarem espaço para novas brotações. 😄

Desfolhando, vc poderá visualizar melhor a estrutura e cortar fora os galhos desnecessários, bem como aramar os que forem selecionados. Selecione, de preferencia, os que estiverem mais bem posicionados. Lembrando que, em bonsai, um mínimo de galhos é necessário para a formação estrutural ideal. 😄

Se preferir ou não souber o que eliminar, poste fotos da planta desfolhada para opinião dos foristas. 😄
Mateus04/09/2010 23:37
Olá nickyfuri,

Estou pensando em fazer uma poda radical,deixando apenas dois pequenos galhos(o primeiro e o terceiro)que já existem,e seguir no estilo ereto informal com as novas brotaçoes.Ele tem apenas dois galhos principais e os outros saem a partir deles.A distribuiçao de galhos dele é péssima,por isso quero começar do zero.Fiz uma projeçao para o seu futuro.O que voces acham?

Abraços!!!!
Sergio Batalini05/09/2010 18:34
Quase tudo é posssivel com tecnica e paciencia ..

Boa sorte e nunca desiste . 😄
Mateus25/09/2010 16:31
Olá pessoal,

Enfim tomei coragem e decidi fazer uma poda radical no ficus.Agora é só esperar as novas brotaçoes para seguir no estilo pretendido.Coloquei pasta de dente nos cortes,pois nao encontro a pasta cicatrizante em minha regiao.Aguém sabe como se faz de um modo simples?

Abraços!!!
Marcio Garcia25/09/2010 17:00
Sua planta sofre de um probleminha serio, CONICIDADE INVERTIDA, veja que a base junto ao solo e mais fina do que a parte onde faz a curva pra direita, tem que trabalhar isto, sua ideia da poda foi legal, vai ter que contar com a sorte de uma botacao do lado esquerdo do ultimo corte, pra dar continuidade no tronco.
Quanto ao engrossamento da base e melhor esperar os mais experientes darem a opiniao deles.
Mateus25/09/2010 17:16
Olá Marcio Garcia,

Eu já tinha percebido esse prblema nela,por isso,mais pra frente,irei fazer o método desse vasinho da imagem,só que mais pra cima,utilizando uma garrafa pet.
joellagunasc25/09/2010 20:07
Matheus entra neste link , que é do prorpio Atelier , que tem 2 ou 3 receitas de pasta cicatrizantes.

http://www.atelierdobonsai.com.br/fazer.html

Mas eu acho mais pratico comprar pronto , tem varias lojas online que tem pra vender.

www.obonsai.com.br
www.niponbonsai.com.br

sao algumas.

Mas ja usei muito a pasta de dente e é boa tambem.

Abraços

Joel
Mateus25/09/2010 22:43
Tenho certeza de que precisarei de algumas dessas receitas!!!Sao muito boas!!!É um site muito útil e interessante!!!

Obrigado!!!
Mateus09/10/2010 16:16
Atualizando...

Abraços!!!
Mateus31/10/2010 17:32
Deixarei ele crescer livremente por enquanto...Em janeiro faço uma poda,desfolha e aramaçao...

Mateus29/12/2010 18:24
Atualizando...

Descobri um fungo horrível nele há algumas semanas.No começo era pequeno,mas ele apodreceu quase metade do tronco em muito pouco tempo e só agora pude tratar dele:

Fiz uma raspagem em toda a área atingida pelo fungo

O tronco parecia um isopor

Dá para perceber a conicidade invertida causada por esse fungo

Coloquei cera de vela pra finalizar

Não coloquei nenhuma pomada ou algo parecido porque não tenho no momento,mas se alguem souber de algum tratamento contra fungos,por favor me informem.
Mas estou pensando em podá-lo logo abaixo do fungo e começar do zero.O que acham?