Ajuda com Jaboticabeira-ATUALIZANDO 19.12.2010
Donegá05/09/2010 16:40
Ajuda com Jaboticabeira-ATUALIZANDO 19.12.2010
Olá amigos mais um pedido de ajuda,
Essa Jaboticabeira, foi transplanta para o escorredor em 31.08.10.
Preciso de ajuda para iniciar uma estilização. Como podar, onde podar?
Abraços.
Sergio Batalini05/09/2010 18:28
Pô , só 5 dias e já quer mexer nela denovo , penso que deveria aguardar uns meses para que ela se fixe bem para depois podar e aramar ...
Depois , se minha fosse , eureduziria os galhos todos , bem curtos , para começar a adensar a copa ..
Danilo Muto06/09/2010 09:39
Muita calma nessa hora, deixa ela de lado por uns tempos e vai trabalhando em outras como o bonsergio disse não é hora de fazer nada.
No começo eu era assim queria fazer varias intervenções, perdi algumas plantas por esse motivo, hj já tenho um pouco mais de paciencia.
Donegá06/09/2010 10:03
Ok amigos,
Obrigado pelas orientações.
Vou ser mais paciente. É que cm ñ mexi em nada nas raízes, ou melhor, ñ foi tirado nada de raízes, eu já poderia pensar em uma poda agora p/ a primavera.
Donegá17/10/2010 22:22
Olá amigos,
Já tem tem quase 2 meses que a planta foi transplantada p/ o escorredor e com êxito, pois a planta ñ apresentou nenhuma mudança no sentido de ter sofrido com o transplante. Peço a ajuda agora dos amigos p/ me orientarem qto as podas serem realizadas, onde fazê-las e de que modo. Seguem nova foto da mesma.
Abraços.
Renato Rodrigues Roehrs21/10/2010 10:40
Donegá, eu sei que as vezes é difícil "ouvir" isso... hehehe, foi difícil pra mim também, mas... eu deixaria ela descansar até a próxima primavera.
Durante este período, muita adubação pra bombar e regas!
Vai dar um lindo "naturalistic". Ela tem um desenho muito natural nos primeiros 2/3 da planta!
Abração.
Tiago R21/10/2010 10:47
O primeiro galho da esquerda está mais fino.
O desenho dela é muito bonito! Irá reduzi-la depois?
nickyfury22/10/2010 16:33
bonsai
Por outro lado, sua planta pede um remodelamento, de forma a obter maior conicidade e brotações mais próximas do tronco principal. Para isso, sugiro proceder alguns cortes, como mostrado através das linhas vermelhas:
Por outro lado, pode deixar como está e fazer um corte de refinamento, visando reduzir a altura total da planta e o comprimento dos galhos laterais, buscando com isso brotações ramificadas e próximas do tronco, densificando. 😄
No caso dessa segunda opção, os tres troncos da direita terão que ser reposicionados, via tração, prendendo-se eles com arame ou couro, de forma a mantê-los mais próximos e inclinados para a esquerda, considerando a imagem da foto que corrigi com as linhas vermelhas. Isso irá melhorar a apresentação da planta, permitindo no futuro um trabalho estilo hokidachi. Dessa forma, subtrai-se a impressão de que o tronco da direita seja um galho mais grosso que o primeiro galho a esquerda. Que, nesse caso, poderá ser mantido nessa posição sem nenhum problema. 😄
Lembrando de aplicar pasta seladora (ou cola branca de madeira) nos cortes para favorecer rápida cicatrização e evitar perdas. 😉
Donegá23/10/2010 20:15
Olá amigos,
Renato, estava pensando em fazer uma poda cm mencionou o nickyfury para refinamento, pois a planta já está cmgo há um bom tempo e minha preocupação é justamente pela falta de densidade verde junto ao tronco, mas pela falta de experiência em estilização gostaria da ajuda dos amigos do fórum, tenho outras plantas em desenvolvimento, algumas já cmgo a mais de 3 anos, outras a menos tempo mas já com boa estrutura p/ iniciar um trabalho de estilização. Porém tentei aprender um pouco mais sobre os cuidados com as plantas até me sentir seguro de que posso mantê-las saudáveis. Agora é hora de partir p/ o aprendizado da parte mais bonita da arte, ser um artesão da natureza, mas ainda estou muito crú nisso e as vezes me sinto até incapaz p/ isso, penso que não sou muito criativo nessa área, então peço a ajuda de vcs amigos de bons anos aqui do fórum.
Tiago, tenho a intenção de reduzí-la sim e deixa com uma formação mais natural como mencionou o Rodrigo partindo p/ um hokidachi cm mencionou o nickyfury.
Nicky, se entendi os riscos em vermelho mais grossos seriam onde devem ser feitos os cortes e os riscos mais finos p/ dar uma ideia da copa, é isso? Mas ñ entendi com relação ao reposicionamento dos galhos, poderia fazer pequenos riscos cm os que vc fez p/ indicar a nova posição em que os galhos devem ficar?
Desde já agradeço aos amigos e digo que gostaria de encontrar na vida em meu dia-a-dia amigos tão interessados em ajudar ao próximo cm os que tenho feito aqui pelo fórum.
Valeu, fico no aguardo de novas orientações.
nickyfury24/10/2010 08:05
bonsai
Donegá, na minha concepção artistica (credo!!!! 😈 ) há duas possibilidades:
Na primeira, corta-se no traçado vermelho intenso e há outra definição a partir disso.
Na segunda, mantem-se a estrutura como está, mas modifica, inclinando a planta e usando os galhos que seriam cortados para formar uma estrutura mais adequada com eles.
Em ambas as possibilidades, deverão os galhos serem todos cortados, visando reduzir seu comprimento e densificar, pois com as novas brotações vindouras a partir daí, poderiam ser planificadas as ramificações (o galho deve abrir-se lateralmente, como uma mão aberta).
Donegá24/10/2010 18:15
Olá Nicky,
Veja se é isto que está indicando.
Depois da poda seria feito um trabalho neste sentido.
Pensei em fazer os corte mais baixos ainda visando ter menos dificuldade na aramação devido a rigídez dos galhos da Jabu, já andei quebrando alguns.
Faria os cortes assim:

nickyfury25/10/2010 10:57
bonsai
Donegá, galhos flexiveis são sempre melhor de serem trabalhados que galhos rigidos, ainda que nesses ultimos possa ser aplicada alguma técnica específica das muitas existentes. Por isso, talvez o recomendável seja o corte sistemático dos galhos mais grossos e dos demais, visando novas brotações, que permitirão uma formação estrutural mais adequada e mais fácil de ser construida. 😄
Sua concepção artistica ficou bem melhor que a minha, não tenha dúvida. Mas acredito que os cortes mostrados pela ultima foto é que sejam os mais indicados, se decidir aceitar minhas colocações. Lembrando apenas que a planta deverá sofrer um replantio, inclinando o tronco um pouco para a esquerda, de forma a permitir uma melhor construção com os tres troncos. No caso desses cortes, certamente irão pipocar brotações em vários pontos, o que será extremamente interessante, pois permitirá ter maiores e melhores possibilidades de condução e formação. 😄
Vhalveruth25/10/2010 11:38
Parabens pela jabuticaba.
Então, acho q se for para formar uma copa arredondada os cortes estão mais do q otimos. mas lembre... corte e esqueça ela por um tempo
abraços
Donegá27/10/2010 22:23
Olá amigos,
Hj fui realizar as podas, porém tive que fzr diferente do que pretendia, pois em dois pontos de encontro de galhos, havia feridas que ñ cicatrizaram. Em uma das minhas tentativas de aramação acabei por partir dois galhos conforme indicado na foto abaixo e mesmo tendo unido-os e passado rafia em volta para fecharem, a fenda ñ fechou então tive que partir p/ uma poda ainda mais radical, o que acham?

HudsonArpini28/10/2010 14:05
caramba,passou a tesoura hem,
nickyfury28/10/2010 17:43
bonsai
Donegá, há um ditado antigo que diz: o que não tem conserto, consertado está!!!. Isso resume bem a situação de sua planta. Mas pergunto: qual a finalidade desse galho lateral, com essa aramação toda solta? 😲 😲
Sugiro cortar fora esse galho, que não irá contribuir em nada, e aguardar as novas brotações, essas sim possibilitarão a construção de uma nova estrutura aerea, mais definida inclusive. 😉
Donegá29/10/2010 19:27
Olá Nicky,
Posso estar enganado, mas sabe comé né, a falta de prática e de alguns conhecimentos básicos nos fazem cometer erros. Pensei em dxr este galho e após a nova brotação, inverter a frente da planta e fzr desse o primeiro galho e caso ñ fique legal ai sim podá-lo. O que acha? Fiz errado ou há uma chance?
Os arames frouxos deixei pelo fato de ser uma época de crescimento intenso e para ñ ter que retirar os arames logo, deixei-os frouxos p/ evitar marcar a planta.
Sua ajuda e opinião junto com a dos d+ amigos sempre mt solicitos é de gde importância.
Abraços.
EZEQUIEL JUNIOR30/10/2010 09:36
Olá Donegá,
Se me permite, as plantas não necessitam ficar aramadas o ano inteiro, geralmente (geralmente) a aramação se dá nos meses de crescimento mais lento, deixando os meses de crescimento mais acelerado para a planta se desenvolver melhor e eliminar possíveis marcas de aramagem anterior...
Quando se arama uma planta pensando em dar forma à ela nos meses que ela apresenta um crescimento rápido se tem que estar preparado para retirar os arames e aramar novamente para não marcar os galhos. Quando a gente usa uma técnica, usamos também todos os procedimentos posteriores à ela. Resumindo, aramar frouxo assim é melhor nem aramar, toma tempo e não traz o benefício esperado. Outro ponto a ser observado é que vc gastou tempo para aramar a planta e na hora de modelar deixou o galho com formato de arco que não fica muito legal, deixa a planta com aparência artificial, ou vc deixa o galho reto ou então dá mais sinuosidade a ele...
Algo que eu aprendi é que existem procedimentos que não tem como fugir dele... tem momentos que não há possibilidade de fazer milagre...
Boa sorte com sua planta
Abraços
nickyfury01/11/2010 17:17
bonsai
Donegá, assino embaixo do que escreveu o grande Ezequiel. Corte fora logo esse galho, pois não irá servir para o que vc descreve. Considerando a frente como a que aparece na foto, o tronco tem uma ótima conicidade. Com o advento das brotações futuras, ficará mais fácil selecionar bons galhos, situados em posições interessantes, com que formar a estrutura aerea adequada. O caminho é esse, sem chance para outro.
Donegá02/11/2010 21:20
Ok amigos,
Vou cortar o galho restante e assim que voltar a brotar posto as fotos aqui, valeu a ajuda por hora.
Donegá03/11/2010 21:40
Apenas atualizando.
Podada totalmente na data de hj 03.11.10.

Donegá19/12/2010 23:46
Olá amigos,
Seguem fotos mostrando o estado atual da planta. Fotos tiradas hj 19.12.2010
Opiniões por favor.
Abraços.