Transplante de mudas... Deve-se fazer?
Guilherme Cahú06/09/2010 12:14
Transplante de mudas... Deve-se fazer?
Olá, gostaria de uma ajudinha quanto ao trasnplante e garantia do crescimento e desenvolvimento das minhas mudinhas, futuros bonsais, quem sabe... xD
Todas elas germinaram (e algumas ainda estão germinando) em substrato super nutritivo composto de
terra vegetal.
Sei que precisarei colocá-las em um substrato drenante e pobre em nutrientes, fazer até, quem sabe, a técnica de escorredor + mamadeira...
Mas a minha dúvida é como fazer tudo isso.
Não posso simplesmente tirar uma muda de seu substrato e colocá-la em um drenante... Acho que vai ser um choque para ela(s) ^^"
Penso em transplantar, mas mantendo a terra vegetal. Assim, depois as raízes sairíam para a parte drenante...
Bem, de qualquer modo, gostaria das instruções de vocês.
Aqui estão as fotos das mudas, com legenda:
Verde: Laranja
Vermelho: Jasmin
Amarelo: Macieira
Azul: Ixora
Rosa: Leucena
Os demais copos e potes são gimnospermas sem tronco lenhoso ou simplesmente terra.
Bem, aguardo ajuda ^_^"
Agradeço desde já ;D
BAIORS06/09/2010 17:12
Guilherme o que vou compartilhar e o que faço com minhas mudas, preparo um susbtrato nutritivo e drenante ao mesmo tempo para que a terra não fique compacta e recipientes maiores retiro a muda sem quebrar torao faço uma abertura no substrato novo e coloca a muda.
Falo pra vc uma dica pode a raiz pivotante depois que a muda estiver bem desenvolvida assim ira desenvolver somente as raizes em ramos.
Espero ter ajudado 😄
Guilherme Cahú06/09/2010 17:27
Obrigado, Fabio!
Mas como você prepara esse susbtrato nutritivo e drenante?
Marcio Vargas06/09/2010 19:24
Guilherme.
Eis o que fazia nos meus Michos. Todos com 100% de aproveitamento.
A germinação ocorria em vazinhos plasticos, destes pretos comuns, pouco maior que um pote de iogurte. O substrato era 90% terra vegetal e 10% areia grossa de construção. Sempre regado com pequenas doses de micronutrientes (doses homeopaticas como se referiu um engenheiro florestal que trabalha comigo)
Ate germinar, a rega era a pleno sol, apos germinar a rega era sempre no fim do dia.
Meu parametro para transplanta-las era quando as raizes começavam a sair em GRANDE numero pelos furos na parte de baixo do vazinho. Isso significava que dentro do vazo havia uma boa cabeleira de raizes. O tempo variava de vazo para vazo, tive uma macieira que em dois meses já estava assim, e outra que levou uns 4 meses.
Quando chegava esta hora por mim estabelecida, eu deixava sem regar por uns 2 ou tres dias (pode variar de acordo com o clima). Com a terra seca o torrão se solta sozinho do vazo.
Então em um escorredor (no meu caso uma adaptação com a mesma função) você prepara um substrato bem drenante. Pode ser areia + caco de telha + um pouco de terra dar dar a liga. No centro deste escorredor, já com o substrato, vc faz uma cova do tamanho de seu torrão (viu pq deve ser pequeno?) e deposita ali seu torrão.
Agora é só regar diariamente, depois de algumas semanas quando vc ver as raizes saindo pelos furos vc coloca na mamadeira. Na mamadeira vc faz uma bela de uma feijoada com polenta para a planta. Terra vegetal e muito adubo (sempre aquele adequado a especie).
Enterra o escorredor coisa de um terço. Sempre deixe uma parte de fora para as raizes que sairem por ali secarem e com isso estimularem a formação de novas raizes...
Lá no berçario a muda deve ficar apenas o tempo de adquirir forças para suportar o transplante. Este meu parametro, de esperar as raizes sairem por baixo) funcionou bem comigo...
Abs
Guilherme Cahú06/09/2010 19:49
Ah, OK, obrigado, Marcio! =D
Só ainda não entendo como ocorre essa dosagem de micronutrientes... ._.
E sobre a feijoada... Serve filé à parmegiana? xD
Marcio Vargas07/09/2010 10:42
Guilherme...
Quando falo em doses homeopaticas quero dizer bem pequenas doses, diariamente.
Quando elas forem para o escorredor deves seguira orientação do rotulo do produto, aquelas dosagens, porem enquanto elas estão no berçario, onde o normal seria nem colocar adubo algum, eu sigo esta orientação deste engenheiro florestal que trabalha comigo. Duas a tres gotas de micronutrientes por litro de agua, todo dia... São doses muito pequenas, que isoladamente não teriam efeito agum, porem no dia a dia elas ajudam...
Este é o conceito de homeopatia...
Abs
Guilherme Cahú07/09/2010 13:08
E se eu não quiser usar produto algum...?
Marcio Vargas07/09/2010 15:16
Possivelmente não fara diferença nenhuma.
Os micronutrientes são apenas para auxiliar, não são regra ou indispensáveis...
Guilherme Cahú07/09/2010 15:25
Ah, OK..
Obrigado pela ajuda! ^_^
Guilherme Cahú11/09/2010 12:41
Bem, eu tenho mais uma dúvida:
Areia de praia, daquelas bem brancas, pobres e drenantes, serve para constituir a terra do escorredor?
Elio11/09/2010 21:24
Guilherme, pegando o gancho dessa discussão aí pelo caminho............................2 conselhos:
1. Ainda estão muito novinhas para mudar. Deixe crescer mais.
2. Areia da praia nem pensar.
abraço
Guilherme Cahú11/09/2010 22:46
Obrigado, Elio!
Quanto ao trasnplante, estou seguindo as instruções do Marcio.
Mas por que não usar areia de praia?
Elio12/09/2010 17:44
Guilherme, basicamente por causa do sal.
abraço
Guilherme Cahú12/09/2010 17:50
Realmente... Não havia pensado nisso até você dizer para não usar...
Então, no caso, terei que usar cascalho, algum pedregulho, correto?
O negócio agora é achar por aqui...
Guilherme Cahú12/09/2010 18:40
Será que pedriscos assim servem pra constituir parte do substrato do escorredor?
(
http://www.aldeiabonsai.com.br/Produtos.aspx?cat=4&subcat=55)
Marcio Garcia12/09/2010 21:54
acho que suas plantas ainda comportam um ano nestes recipiente nao? Mal acabaram de nascer!!, deixa mais um pouco ainda.
Guilherme Cahú12/09/2010 22:04
Eu sei, mas eu quero saber logo o que fazer quando for transplantá-las xD
Elio13/09/2010 10:07
A juventude e sua impaciência....................rsrsrsrsrs!
Calma, amigo Guilherme!
Aproveite e vá estudando, pesquisando, tudo sobre substrato e suas propriedades!!
abração
Guilherme Cahú13/09/2010 14:26
>xD Beleza...
Mas precisarei descobrir isso em breve.. (porque hoje salvei - espero ter consaguido fazer isso mesmo - uma mudinha de Pé de Sombreiro. Por se desenvolver em solo pobre, já está com tronco meio grosso - para a altura que tem... - e algumas ramificações)
Vou pesquisar mesmo... Mas não agora, que estou entupido de coisas da escola xD
Obrigado pela ajuda! ^_^ o/