Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

beldades da natureza

Marcos Jose Hereck08/09/2010 14:12
beldades da natureza
Só pra inspiração....as fotos falam por si....
imburana centenaria, totalmente sem folhas fim do inverno

Ipe amarelo em plena floração

abraços!
Leonel08/09/2010 22:41
Caro Marcos, boa noite!

Muito lindas as árvores. Aqui em Juiz de Fora tem ypê amarelo várias ruas, e a cena é de encher os olhos. Tem ruas com árvores de ypê amarelo floridas, do início ao fim. As vagens com sementes também estão às pencas, dando sopa, e eu observando e já pensando em pegar algumas sementes para tentar plantar. Alguma dica sobre plantio de sementeds de ypê?

Leonel
Marcos Jose Hereck09/09/2010 08:40
Olá Leonel quanto ao plantio do ipê não tenho experiencia tambem colhi sementes a poucos dias e irei semear em breve, agora quanto a colheta das sementes é bom vc ficar de olho pois quando elas maduram se soltam muito facil das vagens e são levadas pelo vento e como nesta epoca venta muito elas somem.
Abraço e boa sorte.
ARQPATRIK15/09/2010 18:30
Ola colegas!
A unica dica que tenho sobre ipê é que as sementes depois de colhidas não podem ficar guardadas mais de três meses, senão elas não nascem.
Já plantei e não tive grandes problemas, usei garafas pets mesmo, com substrato 50% areia, 50% umus, 5 a 6 sementes por garrafa, depois de eslas estarem com uns 10 cm, transplantei cada muda para sua garrafa, porque as vezes vc planta 5 sementes e nasce as 5, depois de 1 a 2 anos, vai para mamadeira ou aumente o vaso.
Marcos Jose Hereck17/09/2010 21:49
Olá Patrik, somos vizinhos hem, e vc faz tempo que trabalha com bonsai?
Eu to engatinhando ainda....o dificil aqui em Nova Alvorada é encontrar viveiros que oferecam plantas com bom potencial, algumas especies a maioria nem conhece.
att.
Marcos
Guilherme Cahú18/09/2010 00:39
ARQPATRIK, estou tentando germinar sementes de Ipê Rosa. Em quanto tempo, em média, as sementes de Ipê, em geral, germinam? Em quanto tempo as suas germinaram?