Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

BOUGAINVILLEA (Yamadori) Atualizado:

Anderson Almeida09/09/2010 20:05
BOUGAINVILLEA (Yamadori) Atualizado:
Olá Pessoal!

Em 2009 realizei este yamadori, agora ele já com algumas brotações,
gostaria de compartilhar com todos.

As fotos na época foi tirada de celular,
ficaram bem pequenas e foram a D. Vera que tirou,
mas isso é para registrar o momento.

..

Esta foto ainda não é atualizada, amanhã posto
ela com está hoje.

Apesar de ser um tronco sem nenhuma sinuosidade, vou tentar alguma coisa nele, a unica atração é um pequeno (uro) natural.

Vhalveruth10/09/2010 09:57
primaveras não precisam de curvas..... ao menos eu acho q cavar nelas sempre é o melhor a se fazer
^^

abraços
Rodrigo Tavares10/09/2010 11:34
É um bom material, bem calibrosa, agora é só conduzir bem a copa...
Boa sorte!!
Anderson Almeida10/09/2010 20:14
Vhalveruth

Eu preferia que tivesse curvas, mas essa não deu, sabe como é iniciante,
tudo que encontra vai logo plantando em vaso.

Mas vou tentar, apesar de ser um tronco reto,
a cor dela é muito linda é uma lilás. Valeu

Rodrigo

Realmente vç tem razão, ela é bem grossa, vai me da um trabalhão 😂

Como prometi a foto atualizada, ai está.

Um abração
nickyfury11/09/2010 22:23
bonsai
Anderson, não é por a planta não ter curva no momento da colheita via yamadori que o cultivador não cuida de fazer uma depois. É algo bem simples, aliás, de ser conseguido. No caso do tronco em questão, basta que vc incline um pouco para a direita ou esquerda, a seu gosto, plantando o tronco inclinado.

Em seguida, basta selecionar o galho mais bem posicionado (considerando a ultima foto mostrada), adequando-o de forma a poder formar com ele toda a estruturação principal da planta. Tem-se, assim, um lindo bonsai estilo moyogi. Formado a partir de um tronco reto, mas que, com esta técnica, adquirirá curvas, resultando num trabalho primoroso e bem elaborado.

No exemplo abaixo, se vc atentar para o primeiro terço do tronco (parte entre o nebari e o primeiro galho), verá que o tronco, inicialmente, era retilineo:

Neste outro desenho, veja que o tronco é reto, tendo sido inclinado para a direita, quando plantado, para que um galho fosse então selecionado e, com ele, formada a estruturação moyogi:

Para não ficar apenas nos desenhos, veja um trabalho que estou desenvolvendo com uma piracanta:

Com isso finalizo escrevendo que um tronco pode até ser reto ao iniciarmos qualquer trabalho visando formar um bonsai. Mas, em seu desenvolvimento, poderemos dar forma e movimento inusitados, totalmente diverso do que ele era, e com isso, resultar num trabalho interessante e bem atrativo, visualmente falando.
Anderson Almeida21/02/2011 20:21
Atualizando:

Diminui o tamanho do tronco e depois de quatro meses plantada no chão com um galho de sacrificio crescendo livremente, para dar mais conicidade a ela, vejam como ficou.

Jonathan Richetti21/02/2011 20:41
Parece bastante promissor 😄
Parabéns, dará uma bela planta.
Angela Fernandes21/02/2011 22:55
Olá !!!!!!!!!!!!
UAUUUUUUUUUU !!!!!!!!
Dará um belo bonsai !
Gostei da sua intervenção.
Nikkei 10022/02/2011 08:43
Muito bom mesmo Anderson! Muito promissor!
EZEQUIEL JUNIOR22/02/2011 12:38
É um material muito interessante, valhe a pena dedicar tempo à ele. Só tome cuidado com a parte morta da madeira, que apodrece com muita facilidade nesta espécie. Talvez seja o caso de dar acabamento ao corte que vc fez no yamadori já direcionando para o estilo que deseja. A inclinação da última foto está boa, dará um belo moyogi.
Anderson Almeida22/02/2011 20:50
Muito obrigado pessoal, fico muito feliz que gostaram 😂

Ezequiel

Pode ficar despreocupado, eu passei cola branca no corte, ele está bem
vedado, indicação do Nickyfury, dada uma vez em outra planta,
então apliquei nessa bougainvillea, mas logo farei o trabalho ai posto como vai ficar.

Um grande abraço a todos
Marcio Vargas27/02/2011 19:52
Sapos e mais sapos... ahahahah
Guilherme Cahú27/02/2011 20:02
Sapos congelados! Sapos congelados!!!

Laudir28/02/2011 08:44
Guilherme Cahú escreveu:
Sapos congelados! Sapos congelados!!!

pra mim nao aparecem sapos nao... estranho
Alcides Junior28/02/2011 09:59
SAPOS CONGELADOS....... 😠