Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Savando uma Planta

Guilherme Cahú13/09/2010 20:46
Savando uma Planta
Olá pessoal, enviei essa mesma mensagem ao nosso amigo Donegá. Estou aguardando a resposta dele, mas mesmo assim gostaria de debater/compartilhar isso com vocês.

Hoje, quando estava saindo da escola, notei que os funcionários que aparavam a grama tinham arrancado algumas mudas de Pés de Sombreiro (gênero Clitoria) que, se brincar, devem ter no máximo uns 20~25 cm.

Salvei uma e trouxe para casa. Bem, estou tentando salvá-la... xD
Coloquei-a em solo bem nutritivo e reguei bem (acham que isso foi correto?).

Além do mais, várias folhas, senão todas, estão com fungos e secas (ou secando), mas ainda verdes.
O que acham que eu devo fazer? Tirar todas elas?

Também estou deixando a planta em lugar onde o sol não bate diretamente... Devo deixar dentro de casa mesmo?

Poderiam me ajudar? ^^"
Agradeço desde já!

Ps.: Fotos de Pés de Sombreiro:

Dessas "bolinhas" saem as flores. Elas não são frutos nem sementes.

E aqui um link que de um estudo que fizeram com base em um Pé de Sombreiro [http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-31222008000300026&script=sci_arttext&tlng=pt].
MarcoBonsaiPoa14/09/2010 13:42
Reduza a folhagem dele e tente uma mistura bem pobre e drenante, as vezes os ferimentos das raízes não aturam a acidez de uma terra bem nutritiva. Recupere ela, quando começar a brotar é um bom sinal de recuperação das raízes, aí espere pela maturação ds folhas e começe uma adubação suave, no ano seguinte já pode pensar em uma terra mais equilibrada pra deixá-lo por mais anos.
Sergio Batalini14/09/2010 13:55
Ola Guilherme ..
Estou com o Bozó , e digo mais .. Coloque numa bacia grande e bem furada no fundo e na lateral .. usando apenas areia grossa de rio /construção .

Se tiver algum hormonio enraizador é bom , se não .. regue bem e mantenha a sombra e de preferencia protegida do vento ...
Pode cortar todas as folhas ao meio ou fazer uma desfolha completa para que sua planta economize energias e recupere as raizes ..

Como foi arrancada sem os devidos cuidados deve estar com muitas raizes danificadas , a areia pura é como uma UTI medica, temporaria , mas de muita importancia na recuperação de quem esta num estado critico .

Sempre que fizer algum yamadori { coleta} cooque em areia pura , é a melhor opção .

Espero ter ajudado , boa sorte e não desista . 😄
Guilherme Cahú14/09/2010 17:34
Obrigado pela ajuda, pessoal!
O problema está em pegar solo pobre, mas acho que deve dar pra pegar da escola (por mais louco que isso seja...).

Amanhã farei isso e colocarei-a em no solo drenante o mais rápido possível!

Muito obrigado!
Guilherme Cahú14/09/2010 18:47
Serviria se eu colocasse a planta apenas em água, por enquanto, fora do solo, até pegar um novo solo pobre? (tentarei pegar amanhã)
Guilherme Cahú18/09/2010 00:53
Pessoal, o único solo drenante que posso conseguir é caco de tijolo, recolhido nessa semana. Amanhã planejo quebrar o tijolo (que ainda está inteiro) e usá-lo como solo drenante já em escorredor.

A minha única preocupação é quanto à hidratação da planta...
Como terei a garanta de que ela estará bem em substrato drenante?
(Por favor, não me levem à mal, é curiosidade mesmo... ^^"😉
Guilherme Cahú05/10/2010 11:59
Olá pessoal, gostaria de agradecer a todos pela ajuda em salvar esse Sombreiro!
Há um tempo atrás tinha notado uma pequena raíz que se desenvolveu a partir da base do tronco da planta, e recentemente, nessa segunda-feira, notei o aparecimento de um broto lateral, um possível futuro galho! =D

A minha única preocupação no momento é quando à base do caule e início das raízes.
Acho que reguei demais a planta nessa região e hoje notei duas rachaduras na base. Ela inclusive está meio escura e com certeza deve ter apodrecido, pelo menos uma parte (eu espero 😕 ).
Gostaria de saber o que devo fazer para reverter essa situação.
Já decidi que pararei de regar a base em si, da planta, e regarei apenas a área das raízes, que se projetam para a parte de trás.

Expor a área apodrecida ao sol (irradiação direta) é uma boa para inibir o processo de decomposição por fungos e bactérias?
Colocar alguma pasta cicatrizante no local ajuda a reverter esse processo?

O Sombreiro está em cacos de tijolo, e em uma mini-estufa que fiz, mas com abertura para a circulação de ar.

^_^ Gostaria de ajuda...
Obrigado desde já! o/
MarcoBonsaiPoa05/10/2010 15:32
Tente detalhar este impasse que te aflige, através de fotos!
Guilherme Cahú05/10/2010 22:59
^_^ É verdade, acho que daqui para sexta estarei postando algumas fotos...

Decidi eliminar a umidade direta na base do tronco (quando a água batia diretamente nela) e eliminar a mini-estufa, para assim diminuir a umidade em suspensão em seu interior.