Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Folhas caindo...

rafael.silva15/09/2010 21:29
Folhas caindo...
Olá sou iniciante, tenho um Araçá, a uns 3 dias as folhas dele começaram a cair, muitas já cairam, tem galhos completamente sem folhas, alguém pode me ajudar a entender o que está acontecendo com ele? Tenho dado água o suficiente, luz suficiente, a terra é de boa qualidade e o fertilizante também...
prumodeq17/09/2010 10:02
Rafael

Não é epoca do araçá perder as folhas não... tenho uma árvore em casa que podei a um mês e está cheio de novas brotações.

As folhas simplesmente cairam ou errrugaram e/ou secaram antes de cair? Se enrrugaram e/ou secaram, pode ser doença ou falta de água. Neste caso poste uma foto das folhas...

Se simplesmente cairam preste atenção nas regas, não deixando o substrato encharcado. Neste caso, reduza um pouco a rega e coloque a árvore a meia sombra, para ela se recuperar, não deixe tormar sol direto depois da 10 e antes da 16:00h. Veja também como está a drenagem do vaso.

Quanto tempo de sol ele toma? Tem que tomar sol direto pelo menos de 4 a 6 horas diárias. Neste caso, sol direto nele

Você transplantou ele a pouco tempo? As vezes o corte de raízes provoca isso. Neste caso, cuide das regas e não deixe tomar sol direto.

E adubação, o que vc está usando, muita adubação, principalmente química pode queimar as raizes. Neste caso sugiro furar mais o vaso, fazer uma rega bem caprichada para tentar fazer a "lixiviação" deste excesso de adubo. Depois colocar a planta a meia sombra.
rafael.silva17/09/2010 10:54
prumodeq escreveu:
Rafael

Não é epoca do araçá perder as folhas não... tenho uma árvore em casa que podei a um mês e está cheio de novas brotações.

As folhas simplesmente cairam ou errrugaram e/ou secaram antes de cair? Se enrrugaram e/ou secaram, pode ser doença ou falta de água. Neste caso poste uma foto das folhas...