Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Reunião de Outubro 2010

Fernando Magalhães17/09/2010 13:51
Reunião de Outubro 2010
Reunião de Outubro 2010

Será realizada como de costume nossa reunião oficial no viveiro da Bonsai Morro Velho no dia 02 de Outubro de 2010 de 9:00 às 18:00 horas.

Favor confirmar presença para organização das mesas, cadeiras e lanches.
Fernando Magalhães17/09/2010 14:08
Proposta Reunião:

Manhã – uma discussão sobre Sekijoju (raiz sobre pedra) e Ishitsuki (plantado na pedra) com uma demonstração feita pelo Fernando.

Tarde – Sócios que quiserem fazer seu sekijoju e/ou ishitisuki fariam com assessoria do Fernando.
(Materiais – filme PVC, Barbante ou corda plástica, Pedras resistente e com formas bonitas, Vaso Cuia, Substrato, Muda de Fícus, Acer, Caliandras, etc (mudas novas com raízes longas). Montaremos alguns Kits, quem quiser entrar em contato com a Camila.

Grupo de trabalho Cotoneaster, poda e transplante. (momento para transplantar)

Grupo e trabalho Pinheiro, pinsagem e aramação. (temos que aproveitar época)
Mariano Alves Diniz Filho17/09/2010 19:32
reunião de outubro
Fernando. Estarei presente, manhã e tarde.

O Kit que Camila está preparando envolve pedras e mudas também?

ABraços

Mariano Alves
Rodrigo Tavares20/09/2010 12:06
Estarei aí!!!Levarei meu PN e meu cotoneaster!!! 😄
Espero ajuda dos colegas para trabalhar estas plantas! 😄
Sergio A Lanna Barbieri26/09/2010 11:28
Estarei nesta reunião. Não tenho plantas pra fazer ishitsuki, entao vou levar meu Ulmus pro Fernando me dar uma mãozinha com a poda. Vamos precisar de maquinas um pouco pesadas, rs...
Carol Dantas26/09/2010 16:22
Eu confirmo a minha presença, só não sei o que trabalhar...

Abraços
Liza27/09/2010 01:22
Confirmo minha presença.

Vou levar o Cotoneaster e o Pinheiro...
Rodrigo Tavares27/09/2010 11:44
Olá Pessoal;
Vou levar para esta reunião um tosho sekijoju, meu PN e cotoneaster. Toda ajuda será bem vinda!!! 😄
Mariano Alves Diniz Filho03/10/2010 10:31
Registro da reunião de outubro de 2010
Registro da Reunião do Bonsai Clube Morro Velho – 02/10/2010

Caros amigos,

Estamos em outubro. A grande maioria de nossas plantas está brotando e além de aplicar Superthrive e adubá-las com Hufmax, nesse mês, pelo nosso calendário, é o momento de usar o Osmocote e substituir o adubo orgânico colocado anteriormente. As chuvas começaram e é preciso ficar atento com as possibilidades de chuva de granizo e com o fato de que às vezes uma pequena chuva não substituiu uma rega.

ABraços a todos.
Mariano Alves

Seguem outras informações e/ou definições e registros de nossa reunião. Contribuam...

1- Depois do café coletivo começamos discutindo, de forma muito interessante, sobre a necessidade de estudarmos a fundo os princípios da escola japonesa de bonsai, para entendermos os caminhos que outros grupos têm percorrido e como o bonsai tem sido construído no Brasil. Devemos de agora em diante pesquisar e trocar informações sobre aquilo que é intrínseco na arte, sobre o visível, mas não explícito, sobre aquilo que nos encanta, nos incomoda, nos confronta, mas que não sabemos “dizer sobre”, “explicitar sobre”.

2- Nossa “temática pautada” anteriormente foi sobre Sekijoju e Ishitsuki. Vimos, pela exposição teórica do Fernando Magalhães:
Sekijoju é raiz sobre pedra e requer transplante e poda de raiz. Nesse caso a planta depende de um substrato que não está na pedra e sim numa bandeja onde pedra e planta são colocadas.
Ishitsuki é plantado na pedra. Nesse caso há necessidade de substrato na pedra. A bandeja pode ou não ser usada, mas a planta não depende dessa bandeja.
Nos dois casos, a construção da arte depende de alguns elementos tais como:
Importância da pedra – É preciso observar a resistência, a beleza e a forma que melhor interessa. Assim estamos aliando uma pedra que não irá se dissolver com formas que despertam nossos sentimentos.
Posição da pedra – qual posição que agrada. Qual posição que representa a natureza e aguça seus sentidos.
Posição da planta – Nesse momento é preciso decidir qual a sua intenção. É de destacar a pedra ou a planta. Ainda destacar a planta ou as raízes da planta. É preciso avaliar quais possibilidades você tem e qual combinação te agrada.
Estilo do bonsai – é preciso pensar também que plantas que nascem sobre pedras, não são árvores em condições perfeitas para o desenvolvimento. Há condições adversas, contrárias e, portanto, alguns estilos de bonsai não combinam bem com Sekijoju e Ishitsuki.

No período da tarde houve produção de sekijoju e transplante de cotoneaster.

Se sintam á vontade para completar esse registro.

P.S.
Agradecemos a visita do Eduardo Campolina.
Vamos discutir no grupo Yahoo do clube a aquisição de avental, colete e a pauta da próxima reunião.

Boa eleição para todos.

Seguem algumas fotos.