Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cacos de Tijolo - Assim está bom?

Guilherme Cahú18/09/2010 14:33
Cacos de Tijolo - Assim está bom?
Olá pessoal, precisando de um substrato drenante eu aproveitei 3 tijolos que encontrei na rua e de dois fiz um substrato drenante, quebrando-os em cacos pequenos. Vou colocá-lo no escorredor.

Gostaria então de saber se a granulometria está muito alta ou assim já pode ser usado (eu particularmente já acho que está bom... ^^"😉.

Estavam assim...

E diminuí mais... Existem cacos menores no conjunto.

Gostaria também de saber se o pó de tijolo pode ser usado para alguma coisa relacionada ao bonsai.

Aguardo os esclarecimentos. =P
Agradeço desde já! o/
SEKI - Elio Luis Secchi18/09/2010 21:23
Guilherme, a meu ver, se a imagem não me engana a visão, tem cacos muito grossos ainda aí. A granulometria adequada seria de 2 a 4 mm. Me parece que aí a maioria dos cacos tem bem mais do que isso.
A poeira tem que ser descartada. Se for usada em bonsai ela compacta o substrato deixando um verdadeiro "tijolo" (literalmente)..
abraço
Guilherme Cahú18/09/2010 21:26
Tenho grão pequenos mas, como você viu, os grandes são em maioria.
Tentarei quebrá-los em menores.
(e a cansativa aventura do menininho com um martelo continua...)
Obrigado pela dica! =D
Donegá19/09/2010 18:14
Olá Guilherme,

Depois de quebrar os tijolos, procure usar peneiras de medidas diferentes. Em lojas de construção vc pode comprar peneiras que eles vendem como peneira p/ arroz que te dará uma granulometria de 2 a 3mm e a de feijão que te dará uma granulometria de 4 a 5mm. Vc deverá usar as 2 medidas, eu procuro misturar 50% de cada. O pó vc deve descartar, cm o amigo Elio mencionou ele irá compactar o solo. Uma utilidade p/ o pó pode ser sua utilização na confecção de vasos em uma mistura com cimento, ou seja, vc irá substituir a areia em parte. Outra coisa que deve usar p/ a formação do solo é a areia grossa na mesma granulometria do tijolo, essa vc encontrará com mais facilidade em lojas especializadas p/ em áquários, porém seu preço ñ é mt camarada por se tratar de pedra (areia de rio ou seixo rolado são os outros nomes). Costumo pegar minha peneiras e ir ao depósito e pedir ao dono se posso peneirar p/ retirar a parte que me interessa. Costuma sair por uma média de R$ 2,00 a lata.

Dê uma olhada nessa apostila sobre substrato p/ bonsai: http://bonsai.idealgratis.com/substrato_para_o_bonsai_p01.html

Espero que ajude,

T+
Guilherme Cahú19/09/2010 18:16
Muito obrigado, Donegá! Darei uma olhada! =D