Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitanga (D. Vera)

Anderson Almeida19/09/2010 17:36
Pitanga (D. Vera)
Olá pessoal

Venho pedir sugestões, para esta pitanga da D. Vera,
a pedido dela e meu também, gostaria da ajuda de vçs.

Abraço
Guilherme Luz19/09/2010 18:26
Nossa cara é pitanga roxa???
Sou louco por essa especie apesar de só ter a vermelha(mais comum) 🙁

Olha eu trocaria de vaso, plantaria em uma bacia de plastico grande e fazia uma poda sutil, depois que pegasse eu faria uma poda drastica logo acima do segundo galho e trabalharia esses dois galhos restantes na estruturação do novo tronco e copa.

Mas vamos aguardar os mais esperientes opinarem.

Ah se for possivel tem como me mandar umas sementes dessa arvore??
eu arco com as despesas!
Se puder me manda uma MP.
😄
Edson Trevisan20/09/2010 08:17
Eu particularmente gostei muito foi do gato.
Quanto à poda, minha sugestão e reduzir bastante, aproveitando a primera parte do movimento. Como a pitanga se desenvolve muito rápido, muitíssimo em breve soltará uma série de brotações e você terá muitas opções de trabalho.

Não vejo nenhuma necessidade de mudar de vaso por bacia, até porque o vaso que se encontra é bastante grande e a bacia não tem nenhum poder mágico sobre as plantas.

Não se esqueça de fertilizar bem, principalmente com matéria orgânica.

Assim, vá iniciando seus trabalhos.

Boa sorte.
Guilherme Luz20/09/2010 10:44
Justamente, Edson, como vc mesmo disse a bacia não tem nada de magico a questão é científica, pois alem da bacia ser mais rasa e limitar um pouco o crescimento de raizes pivotantes vc ainda pode furar a bacia lateralmente para que o recipente fique mais drenante, dessa forma o substrato fica mais aerado, fazendo com que a planta enraize com mais facilidade desenvolvendo-se de forma mais intensa.

Mas se os amigos discordam, fazer oq...
... somos uma democracia!
Edson Trevisan20/09/2010 11:10
Fique tranqüilo, Luiz.
Quando disse sobre a bacia, procurei apresentar a pitanga como planta muito rústica e sem a necessidade de muitos cuidados nesse estágio.

Certamente a eliminação de raizes como a pivontante é sempre interessante, mas a planta em questão precisa ainda ser bem trabalhada.

Assim, se D. Vera quiser replantar sua pitanga em uma bacia, fique totalmente a vontade.

Ps. Parabéns pelo bichano (gostei do gato)