Elio20/09/2010 15:22
Unha-de-gato
Tentativa de fazer um bonsai da trepadeira Unha-de-gato (Ficus pumila)
Mudinhas de viveiro
No escorredor com a primeira aramagem
Já num vaso (tigela.............rsrsrsrs)
Hoje (Diminui bastante a altura)

Rakki20/09/2010 15:48
Ola Elio
Como é o crescimento dessa planta em vaso, pois no chao (e no muro) é muito rapido. Dependedo de como for já arranco do muro aqui de casa.
rsrsrsrrs
Elio21/09/2010 10:42
Rakki, cresce bem no vaso, também. Só procure tirar com bastante raízes e depois coloque num vaso de treinamento.
Ela é ruim de conicidade, como toda trepadeira. Tem que ir mudando os a´pices ao longo do crescimento.
abraço
SEKI - Elio Luis Secchi21/09/2010 10:46
Beleza de trabalho meu Xará!
Tenho uma parede enorme revestida com esta planta. Há muito tempo estou pensando em tirar umas mudas, já meio calibradas e fazer algo assim. Mas nao estou conseguindo tempo para tudo, então vai ficando.
Seu trabalho me serve de incentivo para fazer algo.
Parabéns.
abraço
Elio21/09/2010 10:57
Valeu, Xará! Vai firme que a espécie é facil de trabalhar.
abração
Sergio Batalini21/09/2010 13:54
Tarde Seu Elio ... Melhoras da cirurgia...
Umas perguntinhas ....posso ? 🙄 Bão , lá vai:
- 3 cirurgias na coluna 😲 Mas.. acha que foi culpa dos bonsai ???
De tanto erguer , carregar, agachar com os vasos e bacias pesadas , acabou prejudicando a coluna...??? 😲 Brincadeiras a parte .. uma duvida :
Vi na 1 foto um sache que acredito conter osmocote e na 2 foto uma grande quantidade de bolinhas no substrato que tb parecem ser osmocote . Certo?
Comprei pela net 1 kilo do proputo e recebi a uns 30 dias , estou aplicando de acordo com a recomendação do rotulo :
1 colher de café para tal tamanho de vaso .... 2 colheres de café .. ect...
sempre doses pequenas ..
Vejo que esta usando uma quantidade bem acima do recomendado , é porque são plantas em desenvolvimento ??? e por isso requerem doses maiores do adubo ?? Como é um adubo de liberação lenta não existe o risco de superdosagem e consequente queima, intoxicação , morte da planta ..??
Para Bonsai em vaso definitivo { digamos : pronto } o Sr. usa as doses recomendadas pelo fabricante ??? Que seriam capazes de manter a planta saudavel , mas sem "forçar" um crescimento mais acelerado.
Como 80% dos meus pés de mato estão em bacias grandes , acredita que não fará mal aumentar as doses de osmocote .. ??? Haveria algum problema em misturar osmocote com esterco de gado , TM e FO, que são de liberação mais rapidas ..???
Elio22/09/2010 23:26
Olá Sérgio!
As cirurgias não são culpa do bonsai................são da idade...................rsrsrsrsrs!
Sérgio, o osmocote tem variação na composição, tanto pelos componentes como pelo tempo de liberação.
Existe com liberação em 3 meses e até com 14 meses.
Assim, se vc usa o de 3 meses, a quantidade a ser usada é bem menor do que a que eu uso que é de 8/9 meses, ou seja, de liberação muiiiiito lenta, por isso o volume a ser aplicado é maior.
Sérgio, não creio haver problemas em usar simultaneamente osmocote com adubos orgânicos.
O ideal seria usar alternadamente.
abraço