ricardoangelo22/09/2010 21:47
TUIA PRATA (vasoura)
Tenho esta tuia a 1 ano e nos ultimos meses tenho notado que ela perder cor e as agulhas do meio da planta estão secando!
Ela esta morrendo? o que posso fazer ?

edson060523/09/2010 00:52
Ricardo,
as agulhas do meio da planta estão secando por falta de sol. Este é um daqueles "mausai" de supermercado. Além de ser uma espécie difícil para se trabalhar, este tipo de muda geralmente não vai longe...
Abraço.
Edson.
nickyfury23/09/2010 07:57
bonsai
Ricardo, aproveite que estamos na primavera e faça uma limpeza em sua planta, retirando primeiro os galhinhos secos e mortos e os que estiverem em via de ficarem assim. Corte fora tambem o excesso de galhos, vez que um bonsai, para ser técnico, precisa do minimo e não do máximo de galhos. Então, corte fora a maioria desses galhinhos, pois ao fazer essa poda de limpeza, permitira o acesso de luz e calor solar ao interior da planta, fortalecendo-a.
Após fazer isso, retire a planta desse vaso, lave bem suas raízes e replante, utilizando um substrato mais drenante, porém mais rico em matéria orgânica: terra granulada, pedrisco, caco de telha, carvão vegetal e casca de pinus (ou de outra arvore, desde que seja grossa). Fragmente tudo em peçados pequenos (algo como um grão de feijão). Antes de replantar, porém, deixe a planta com as raízes imersas numa solução liquida contendo hormonio enraizante, para estimular as novas brotações de raízes e fortalecer sua planta. Não é para cortar fora as raízes, ok?
Após replantar, deixe sua planta em local de meia sombra, ou onde receba apenas a luz e calor solar pela manhã (até as 11horas apenas), resguardando-a do calor intenso da tarde. Depois de duas semanas, volte a planta para o sol pleno, ou chuva, se houver. 😄
Essa espécie é dificultosa de conduzir como bonsai, então não fique triste se, mesmo adotando os procedimentos que sugeri, ela vier a secar mais galhos. No caso, é cortar fora e aguardar novas brotações. Só adube depois de 45 dias do reenvase. Boa sorte e poste a evolução, para acompanharmos. 😄