Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como engrossar o tronco da Tuia jacaré?

jclima23/09/2010 06:09
Como engrossar o tronco da Tuia jacaré?
Bom dia pessoal!
Sou principiante nesta arte maravilhosa do Bonsai.
Tenho uma Tuia Jacaré jovem, e seu tronco é muito fininho.
Gostaria de saber se existe alguma técnica específica para engrossar o tronco.
Eu agradeço se puderem me mandar o passo a passo, pois não sei nem por onde começar.

Agradeço desde já.

Julio
marco_avelar23/09/2010 16:10
jclima o único jeito de engrossar um tronco é deixando a planta crescer e para isso você tem que colocá-la em um vaso grande ou melhor ainda é plantar no chão. Depois que as raízes tiverem espaço para crescer é só adubar bem.

Veja nesse link um exemplo de como se faz um bonsai a partir de uma muda:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15643
jclima24/09/2010 06:25
Como plantar?
marco_avelar escreveu:
jclima o único jeito de engrossar um tronco é deixando a planta crescer e para isso você tem que colocá-la em um vaso grande ou melhor ainda é plantar no chão. Depois que as raízes tiverem espaço para crescer é só adubar bem.

Veja nesse link um exemplo de como se faz um bonsai a partir de uma muda:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15643

Devo plantar direto na terra ou devo plantar no substrato?
marco_avelar24/09/2010 16:41
Plante direto na terra. Na hora de plantar dê uma "penteada" nas raízes para desembaraçá-las, depois coloque um prato daqueles que se coloca em baixo de vasos de plantas virado de cabeça para baixo em baixo das raízes e plante, assim, as raízes ficarão melhores. Outro cuidado que você tem que ter é que as coníferas se cortadas não criam novos brotos então você deve deixar penas alguns galhos crescerem e controlar o tamanho do resto da copa. Esses galhos são chamados de galhos de sacrifício, ou seja, depois que eles crescerem bastante e o tronco da planta engrossar eles serão podados completamente. Veja no exemplo que eu dei, o bonsaista Cláudio deixa vários galhos ficarem muito compridos e em pontos estratégicos para engrossar o tronco depois eles são podados.