Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ligustro Yamadori

prumodeq23/09/2010 14:26
Ligustro Yamadori
Esta árvore foi coletada aqui em casa mesmo, cresceu sozinha ao lado da minha "oficina" e como estava atrapalhando a passagem e não teria "futuro", resolvi coletar...

A principio eu tinha pensado em fazer um moyogi, mas não sei se vou conseguir inclinar o tronco devido a raizes a esquerda e a direita... acho que vou perder ou estragar um bom neabari...

O que acham de cortar radical no tronco mais grosso e fazer o velho e bom hokidashi... até porque o tronco não tem conicidade nenhuma...?

Fotos (não sei pq está em P&B):

Coletada:

Redução das raizes:

No escorredor:
Elio23/09/2010 18:39
Prumodeg, pelo bom nebari; tronco reto, realmente eu optaria pelo Hokidachi.
Mas, lembre-se de podá-lo mais baixo e com corte bem perpendicular ao tronco, não em diagonal, certo?

abraço
nickyfury23/09/2010 18:52
bonsai
Prumodeq, considerando a ultima foto, se vc quiser, poderá ainda optar por um moyogi. Para isso, bastará replantar inclinando um pouco o tronco para a direita, cortando é claro essa raíz grossa desse lado, ou ao menos reduzindo seu comprimento. Se adotar esse estilo, para facilitar, deverá ainda cortar um pouco o galho grosso, reduzindo seu comprimento até a metade. 😄

A vantagem de se trabalhar com o ligustro é que é bem fácil lidar com ele, que responde bem a toda e qualquer intervenção, retornando com forte e vigorosa brotação. 😄

No caso do Hokidachi, vc terá tambem que cortar fora o galho grosso, bem como esse galhinho que brotou no meio do tronco. Ainda, terá que mudar a frente, rotacionando a planta um pouco para a direita na foto, de forma a ocultar um pouco a ligeira curvatura final (próximo do ápice do tronco). 😄
prumodeq24/09/2010 10:36
Nicky, na verdade eu pensei originalmentge em fazer o moyogi, mas na hora de colocar no vaso eu vi que teria problemas com a raiz a esquerda, que ficaria para fora do substrato ou com a da direita que ficaria dentro do substrato...

Por isso pensei em fazer o hokidashi, mas não quero rotacionar, pois o lado de trás da árvore estava encostado na berada da calçada e assim está faltando uma raiz naquele lado (olhando asegunda foto do post anterior dá para ver...). Com o tempo pretendo melhorar aquela raiz, enxertando uma estaca ou estimulando a brotação...

Pensei em cortar assim, antes da inclinação a direita:

Élio, é melhor cortar reto em em "V"? Vi uma materia que fala que o corte em "V" ajuda a disfarçar a cicatriz com o crescimentio dos galhos...
nickyfury24/09/2010 11:03
bonsai
prumodeq, na verdade, voce pode corrigir o problema nas raízes antes de escolher qual estilo adotar para essa planta. Basta deixar como está, inclusive com novas brotações que logo irão vir, e trabalhar na base, fazendo uma alporquia um pouco acima das raizes dificultosas. 😄

A época em que estamos agora, primavera, é excelente para isso. Além do mais, com novas raízes vc pode formar uma boa estruturação no nebari, deixando-o o mais radial possível. Em um ano, no máximo dois, essa parte da planta estará bem formada, podendo então voce estilizar em qualquer posicionamento que preferir. 😄

E não se espante com minha sugestão. O certo é, tendo um bom tronco para trabalhar, formar primeiro o nebari, para só depois formar a estrutura aerea. 😄
Elio24/09/2010 13:49
Prumodeg, não tenho conhecimento suficiente para opinar sobre o corte "reto" ou "em V", em ligustro, para o estilo Hokidachi.

John Y. Naka, em seu livro "Técnicas del Bonsai" sugere e mostra que o ideal é fazer o corte em "V", inclusive envolvendo a lateral do corte, em torno do tronco, com ráfia. Isso evitaria formação de indesejáveis "calombos".

abraço
nickyfury24/09/2010 18:44
bonsai
Acredito que o trabalho com o topo do tronco preconizado por Naka leva ao melhor deste estilo. Algo que deverá ser conduzido mais ou menos de acordo com a forma abaixo:

Acredito que haja divergência quanto a essa posição de corte em V, pois muitos cultivadores não adotam isso. Os japoneses, por exemplo:

Eles inclusive "forçam" um pouco, amarrando os galhos para formar e educar a estrutura estilo vassoura:

http://www.bonsaimyo.com/products/detail172.html