Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cravo-da-índia(Syzygium aromaticum L.)

Faugustobr26/09/2010 16:45
Cravo-da-índia(Syzygium aromaticum L.)
Mais uma de minhas árvores. A princípio estou deixando esse craveiro se desenvolver naturalmente, está e solo argiloso ( talvez precise trocar ), e uso NPK 04-14-08. Quando estiver com uma boa estrutura vou educá-lo.

Uploaded with ImageShack.us

Críticas e opiniões são bem vindas, tendo visto que o nível do pessoal aqui do forum é extraordinário.

Abraços,

Fábio
Marcio Garcia26/09/2010 17:00
A ultima foto da pra ver que tem potencial para uma bela planta em um futuro proximo, o nebari ja demonstra o potencial, no proximo transplante e desfolha, corte a pivotante, selecione as raizes pra formar um bom nebari e elimine as outra que nao se encaixarem para um bom nebari.
Plante-a sobre uma taboa, ou uma laje de cimento de modo que as raizes irao crescer na horizontal, ai teras um bom comeco.
Ha, ja ia me esquecendo, creio que aqui e unanimidade:
RETIRE DESTE VAZINHO E COLOQUE EM UMA BACIA GRANDE OU PLANTE NO CHAO PRA ACELERAR O DESENVOLVIMENTO.

A planta tem um grande potencial, parabens

com relacao a estrutura e necessario uma desfolha, ai tire algumas fotos pra uma melhor analise.
Faugustobr26/09/2010 17:10
Olá Márcio, na verdade já era até para ter transplantado para uma bacia ou um vaso maior, é que tem me faltado tempo, a desfolha vou fazer na segunda semana do verão, e quanto ao nebari é uma das coisas que me chamou atenção nessa planta. E obrigado.

Abraços,

Fábio
Faugustobr04/10/2010 08:27
Bem, eu não tinha mais árvores para me divertir no fim de semana, então antecipei a desfolha do meu craveiro, segue as fotos:

Está aí aguardo opiniões,

Abraço,

Fábio
MAURICIO SANTOS DE ASSIS22/05/2011 22:43
Oi, como anda o seu trabalho?
Me interessei!
caiomalk25/05/2011 11:06
Re: Cravo-da-índia(Syzygium aromaticum L.)
Olá Faugustobr

Fiquei curioso em saber o resultado da condução feita pelo amigo, acompanhei, mas e aí como está o seu Cravo-da-índia hoje em dia?

Acompanhando

Abraço
Faugustobr01/09/2011 18:13
Cravo-da-índia(Syzygium aromaticum L.) - Atualização
caiomalk só hoje que vi seu post, mas segue aí.

Fiz a poda de raiz nesse Craveiro, já a uma semana... Fotos para atualizar.

O substrato dele era areia pura...

Abraços
Otoniel Santos01/09/2011 19:59
Re: Cravo-da-índia(Syzygium aromaticum L.) - Atualização
Faugustobr, eu não consigo reconhecer essa planta como cravo da india.

Desculpa amigo é uma observação sem querer ofender mas está muuuito diferente do que eu conheço pois cresci plantando colhendo e secando cravo no sul da Bahia e não foi essa planta que agora está sendo apresentada pelo colega.
Faugustobr01/09/2011 20:03
E aí Otoniel, beleza... Cara eu ganhei já faz uns dois anos e a pessoa que me deu disse ser cravo da índia, e o curioso é que as folhas dela se passar a mão ou arrancar cheira à cravo... Sei lá, será que é outro tipo de cravo... Mas o cheiro é inconfundível...

Abraços
Otoniel Santos01/09/2011 20:09
Faugustobr escreveu:
E aí Otoniel, beleza... Cara eu ganhei já faz uns dois anos e a pessoa que me deu disse ser cravo da índia, e o curioso é que as folhas dela se passar a mão ou arrancar cheira à cravo... Sei lá, será que é outro tipo de cravo... Mas o cheiro é inconfundível...

Abraços
verdade o cheiro é inconfundíve apesar de parecer muito veja só essse é o cravo que nasci e cresci conhecendo, talvez vc esteja certo alguma variedade que desconheço.l
Faugustobr01/09/2011 20:18
Cara acho que é o mesmo, é que não fui muito feliz em tirar a foto, se der amanhã tiro com detalhes...
Otoniel Santos01/09/2011 20:24
Faugustobr escreveu:
Cara acho que é o mesmo, é que não fui muito feliz em tirar a foto, se der amanhã tiro com detalhes...
então blz. talvez por está sendo cultivado em clima e diferente... é que se observar as folhas do que re enviei tem as pontas finas quase que espinhenta é uma caracteristica marcante nelas, mas como o seu está num vaso... e o cheiro também é caracteristico, então deve ser mesmo.
Há e também eu nunca vi falar de outra espécie e nem outra planta que tivesse o cheiro ao menos parecido então estou errado é mesmo o cravo da índia!!! abração meu brother!!!!
Faugustobr01/09/2011 20:28
As folhas do meu estão novas porque desfolhei, mas elas tem uma ponta sim, e o cheiro é de cravo, sem dúvida. Mas valeu pelas observações, e talvez você possa a me ajudar a cultivá-lo, por exemplo você sabe quanto tempo leva para começar a florescer, quais as épocas e tals, claro, considerando que você está na Bahia e eu em São Paulo.

Abraços,

Fábio
Otoniel Santos01/09/2011 20:37
Faugustobr escreveu:
As folhas do meu estão novas porque desfolhei, mas elas tem uma ponta sim, e o cheiro é de cravo, sem dúvida. Mas valeu pelas observações, e talvez você possa a me ajudar a cultivá-lo, por exemplo você sabe quanto tempo leva para começar a florescer, quais as épocas e tals, claro, considerando que você está na Bahia e eu em São Paulo.

Abraços,

Fábio

Claro meu brother. Na fazenda do meu velho pai, o cravo ( no chão ) frutificava com 5 anos e sempre a partir de abril.
A questão é: aqui, desculpa lá no sul da Bahia chove o ano inteiro, na minha opinião pra ele florecer seria melhor estar no chão até a primeira floração.
Obs. ele quebra muito fácil assim cuidado com arames e intervenções e é estremamente inflamável 😂 😂 não o deixe perto de fogo 😄 !!! gosta de terra rica em matéria organica mas sem ecesso de água.
Espero ter ajudado!!!
Faugustobr02/09/2011 09:18
Valeu cara, ajudou sim!!! E eu não fazia idéia com relação a ser inflamável...

Abraços,

Fábio
Vhalveruth02/09/2011 09:33
esta ai uma planta que eu so tinha comido com sagu... nunca tinha visto

parabens pela planta, não deixe de nos manter atualizados

abraços