Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Amoreira qual estilo???

Werlei Purgatto18/10/2005 17:23
Amoreira qual estilo???
Tenho esta Amoreira e ela esta com uma cicatriz muito grande na parte superior, e o primeiro galho esta cruzando o tronco principal por traz , estou indeciso quanto ao estilo não sei se corto o primeiro galho e faço uma cascata com o segundo, ou deixo o primeiro e faço um jim no tronco principal, mudando a frente para o outro lado.

Dêm uma olhada e opinem:

frente atual

Não reparem no vaso é só de treinamento, presente vc já viu como é que é né, tem que usar se não o presenteador fica magoado.

vista superior, ta meio confuso mas se fizer uma forcinha dá para ver os dois galhos.
Marco Antonio Marques18/10/2005 17:57
Maravilha na minha opinião. Acho que se você fizer em queda ficará show. Ficará interessante, ela possui um movimento bonito e harmonioso.

você pode podar o galho que parte de trás ou tentar dar algum outro movimento, que orne com o conjunto. Talvez eu podasse logo apos a segunda brotação partindo do tronco e aramasse dando um movimento ligeiramente espiralado.(isso é so minha opiniao....) 🙂

Uma beleza de planta! parabéns. Tem muito estilo. Muito potencial. um belo futuro.

abarço
Marco
Alexandre S. Coelho19/10/2005 10:53
Oi Werlei

Na minha opinião, acho que não ficaria legal em cascata...
Faria um moyogi, girando 90 graus para direita... e se já não dá pra aramar este primeiro galho(cruzado), cortando logo no começo não incentivaria nova brotação???
Deu pra entender ou embolei tudo 🙄 😂 😂 😂

abraços
Werlei Purgatto24/10/2005 17:15
Obrigado Marco e Alexandre, as duas opiniões são legais mas ainda estou na duvida.
Ivo Seixas Rodrigues25/10/2005 00:28
Cascata
Voto no kengai.
Ivo
Nelmar02/11/2005 19:15
Werlei, tudo bem?
A planta tem um bonito movimeneto do tronco.
A cicatriz é grande realmente.
As vezes temos de ser um pouco radicais com algumas plantas, e acho que é o caso desta.
Sugestão:
* fazer um shari no tronco, de cima até a base, aproveitando o início que já tem na base da planta. Dessa forma vc pode amenizar a cicatriz
* plantá-la mais na vertical aproveitando o movimento do tronco
* usar como ápice este galho à esquerda
* cortar este galho em baixo
* trabalhar a copa da planta com galhos compridos e pendentes para amenizar a altura do tronco

Será que alguém bom de desenho pode ajudar, para dar uma melhor ideia de como ficaria?

Acho que vai ficar legar

Abraços
Nelmar
Angela Fernandes04/11/2005 00:02
Oi Werlei !!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Nossa... que planta bonita e complicada pra caramba você nos apresentou !!!!! O que pode parecer fácil... às vezes é um problema imenso 💡 💡 💡

As opiniões vão variar e muito !!!! Ainda não decidi.... aliás, quem sou eu pra decidir ????

Acho que a opinião do Nelmar - meu HERÓI - de alguém desenhar as opiniões seria muito legal...

Quem se habilita ????

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
nickyfury07/11/2005 20:49
Werlei, não sei desenhar, mas posto a foto de uma amoreira trabalhada por um colega aqui de Brasilia/DF:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2061466&size=3

Talvez, observando a planta dele, voce possa tecer uma possibilidade para a sua planta.
O ideal, qualquer que seja o modelo que voce escolher, ou melhor, o estilo que adotar, talvez fosse bom retirar a planta do vaso em que se encontra, colocar num escorredor, trocando o substrato por outro que permita maior areação das raizes. Isso estimulará o surgimento de brotação mais vigorosa, melhorando suas opções quanto a novos galhos, ok?
se não quiser trocar esse vaso por um escorredor, melhore ao menos o substrato. Pela foto postada que mostra a planta de cima, o substrato parece muito compactado. E adubo organico nela!! 😄
Werlei Purgatto09/11/2005 16:54
➡️ Obrigado Nelmar, acho que vou optar pelo galho da esquerda como ápise mesmo.

➡️ Obrigado Angela pelo insentivo, mas ela não é tão bonita assim, quem sabe um dia a faço ela ficar, ai talvez você possa colo-la na sua coleção de fotos de bonsai, daqui ums 5 ou 10 anos talvez.

➡️ Obrigado nickyfury, o solo eu tenho que trocar mesmo, quando a plantei neste vaso fiquei com preguiça de quebrar o tijolo, porque pensei que a estaca não fosse pegar por causa da grossura, eu plantei com terra e arreia apenas, aí compactou. Muito linda essa amoreira da foto.
Jonatã Fernandes Leite10/11/2005 12:39
TUDO
OI TUDO BEM ❓ CONCORDO COM O NELMAR, MAS COM O COLEGA DE CIMA TAMBÉM-O ALEXANDRE, ACHO QUE:
➡️ -PODE-SE DEIXAR O GALHO ATÉ UMA ÉPOCA MELHOR DE SE DECIDIR
➡️ -USA-LO PARA OUTRO TRABALHO COMO GIM/SHARI
➡️ -APROVEITA-LO PARA ESTIMULAR ENGROSSAMENTO DO TRONCO, COMO GALHO DE SACRIFÍCIO, E BROTAÇÕES NOVAS E MANUTENÇÃO DA SAÚDE DA PLANTA , PORÉM, DEIXANDO-O FRACO POIS O PRINCIPAL SERÁ O DA ESQUERDA
E
FICARÁ LINDA ESSA AMOREIRA

EU DESENHARIA MAS NAO TENHO COMO COLOCAR NO FORUM, NEM SEI, POIS É SÓ NO TRABALHO QUE ACESSO.
ABRAÇO

Nelmar escreveu:
Werlei, tudo bem?
A planta tem um bonito movimeneto do tronco.
A cicatriz é grande realmente.
As vezes temos de ser um pouco radicais com algumas plantas, e acho que é o caso desta.
Sugestão:
* fazer um shari no tronco, de cima até a base, aproveitando o início que já tem na base da planta. Dessa forma vc pode amenizar a cicatriz
* plantá-la mais na vertical aproveitando o movimento do tronco
* usar como ápice este galho à esquerda
* cortar este galho em baixo
* trabalhar a copa da planta com galhos compridos e pendentes para amenizar a altura do tronco

Será que alguém bom de desenho pode ajudar, para dar uma melhor ideia de como ficaria?

Acho que vai ficar legar

Abraços
Nelmar