Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tamanho do vaso

jclima28/09/2010 06:53
Tamanho do vaso
Bom dia pessoal.
Pretendo transplantar meu bonsai para um vaso maior para que ele possa engrossar o tronco.Mas gostaria de saber o tamanho minimo de uma borda a outra para obter o melhor resultado, e também se ele tem que ser grande somente na largura, ou na profundidade também?

Grato.
Renato Rodrigues Roehrs30/09/2010 11:15
jclima, tu tens fotos dele pra gente poder te auxiliar?

Daqui a pouco ele não precisa de um vaso, mas uma bacia na mamadeira pra engrossar mais em pouco tempo...

Posta se puderes.

Abração.
jclima30/09/2010 11:24
Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
jclima, tu tens fotos dele pra gente poder te auxiliar?

Daqui a pouco ele não precisa de um vaso, mas uma bacia na mamadeira pra engrossar mais em pouco tempo...

Posta se puderes.

Abração.

Renato, estou com dificuldades de postar fotos, mas minha planta é bem jovem ainda, com o tronco bem fino uns 8 milímetros aproximadamente.
Qual tecnica tem melhor resultado, plantar no chão ou na mamadeira?
Elio30/09/2010 12:18
Jclima!
No chão o dsenvolvimento é sempre maior do que qualquer outra opção. Como está bem fininha e vc dispõe de solo, eu não teria dúvida.
Só veja se o teu terreno é de boa qualidade, senão, tem que fazer uma cova maior e preparar um substrato para enchê-la.

abraço
jclima30/09/2010 13:10
Elio escreveu:
Jclima!
No chão o dsenvolvimento é sempre maior do que qualquer outra opção. Como está bem fininha e vc dispõe de solo, eu não teria dúvida.
Só veja se o teu terreno é de boa qualidade, senão, tem que fazer uma cova maior e preparar um substrato para enchê-la.

abraço

Obrigado
Renato Rodrigues Roehrs30/09/2010 16:38
É isso aí JC, tendo espaço, mete no chão!

Abraços.