Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

SUBSTRATO

Nilson F Jones Filho19/10/2005 20:19
SUBSTRATO
Caros amigos:

Gostaria da opinião de voçês a respeito da mistura que fiz para usar como substrato,a mesma e composta dos sequintes materiais:

Vermiculita,umos de minhoca,laterita,areia de rio e terra de jardim,pretendo usar a mesma ( caso aprovada ) em bonsais flor e fruto.

Um forte abraço para todos

Nilson Jones.
Felipe20/10/2005 08:32
Nilson,
é o seguinte:
aqui no sul faço um pouco diferente:
40% de akadama( ou tijolo picado)
40% de areia de rio
20% de turfa( pode ser hulmus de minhoca)

Com essa mistura seu substrato não fica muito encharcado?

essa terra de jardim que vc usa não deve ser granulada, né ??para Bonsai é necessário que a terra seja granulada? e tambem não pode ser adubada!!!

Tenho somente na grande maioria plantas frutiferas e algumas floriferas...
estou tendo otimos resultados.

Vc não pode esquecer da adubação tambem, tanto organica como inorganica. Vc pode intercalar de 15 em 15 dias.

Valeu.
Nilson F Jones Filho30/10/2005 16:01
SUBSTRATO
Caro amigo Felipe,

Desculpe-me pelo tempo que levei para responder pois estive fora.

Agredeço pela atenção e pela dica que me foi dada. Enquanto a terra ela é granulada sim, talvez tenha exagerado no que diz respeito a umidade, mas temos que levar em conta o clima daqui de Salvador, pois estamos na primavera e a temperatura já está em 31 graus.
Uso como fertilizante folear o bioferti plus e uma mistuta composta de torta de mamona, farinha de osso, esterco de galinha e torta de cacau para o substrato.

Sem mais, um forte abraço,

Nilson Jones
mouzer30/10/2005 22:44
ola
Ola nilson,
bem... sou meio inexperiente... mas vc nao esta usando muita coisa para o substrato nao? outra coisa...
essa sua mistura composta vc utiliza como??? sempre indicam torta de mamona e farinha de osso, o esterco de galinha ja li que utilizam para mamadeira, pois e meio forte, nao sei se serviria como adubo, eu indicaria utilizar somente a torta de mamona e a farinha de osso, isso sim de mes em mes, deixar que o solo retire somente o necessario, utilize assim:
pegue uma coler de cafe.. aquelas pequenas e misture 50% de farinha de osso e 50% de torta de mamona, nessa colerinha e jogue no cantinho do vaso, deixe que va entrando no solo gradativamente, sempre quando rega.

sobre o substrato, ele nao deve ficar enxarcado porque o clima e quente, oq o felipe quis dizer e que quando vc rega, a agua tem q vazar rapidamente, se ficar empossada no solo pode apodrecer a raiz, se o clima e quente, regue 2 vezes ao dia ou mais se secar rapidamente o solo com essas 2 regas reque a terceira, sempre saindo a agua rapidamente pelo furo. vc tambem disse que pretende usar essa mistura para flor e fruto? vc esta utilizando para coniferas tb? pois coniferas nao precisa de solo tao organico como este.. eu aqui utilizo 25% de pedriscos 25% de terra de cupinzeiro e 50% de umos.. para floriferas e frutiferas.

no mais. boa sorte