Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Nuno

Nuno19/10/2005 21:40
Nuno
Olá 😄
Chamo-me Nuno Miguel Carmo de Jesus sou solteiro, vivo em Setúbal (a 40 km de Lisboa) e estou a acabar o curso de Automação Controlo e Instrumentação.

Antes de iniciar-me nos bonsai interessei-me primeiro pelas plantas ornamentais. Tudo começou quando ofereci um Kalanchoe à minha ex-namorada no dia 11/2/2003. Lembro-me porque coloquei a data no vaso hehehe 😄. Apartir desse dia comecei a ajuda-la com as regas, adubação e em tudo o que fosse preciso fazer para que a plantinha crescesse saudável. Entretanto fui pesquisando na internet informação relacionada com a plantinha e comecei a tomar o gosto. Comecei a gostar tanto que praticamente eu tratava da plantinha. A plantinha foi crescendo e entretanto adquiri mais algumas plantas.

Comecei a interessar-me muito pela propagação, por isso comecei a pesquisar na internet o vários métodos de propagação e para perceber como se processa o enraizamento estudei os vários processos que ocorrem na planta para percebe-los como um todo. Durante essas pesquisas consultei varias vezes a pagina do Mário entre outras paginas sobre bonsai e comecei a interessar-me cada vez mais por essa arte.
Entretanto no Natal de 2004 ofereceram-me um bonsai, coisa que ja ambicionava há algum tempo, e começou ai a minha aventura com bonsai.
Tenho ainda pouca experiência mas o que aprendi com as plantas ornamentais foi de grande importância, porque ajudou-me a perceber como os vários processos internos acontecem no interior das plantas e das arvores (bonsai).

Hoje tenho 3 bonsai e cerca de 60 arvores através de semente todas com menos de 1 ano, que estão dentro de copos de iogurte para facilitar-me com a rega automática, entre algumas plantas ornamentais.

Desde pequeno que gosto da natureza, de estar no campo, muito mais do que do mar, por isso digo que o bonsai ja nasceu comigo e tenho a certeza que isso acontece com todos vocês.

Abraços
Illex19/10/2005 22:14
Re: Nuno
Olá Nuno,

É muito bom conhecer sua historia amigo. Parabens por suas pesquisas e continue sempre assim. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Angela Fernandes19/10/2005 22:24
Olá Nuno !!!!!!!!! 😂 😂 😂

Muito prazer meu patrício !!!!!!!!! 😂 😂 😂

Digo isso porque meu pai era Português e o pai da minha mãe também..... 😂 😂 😂

Estava tomando coragem para fazer - a minha e a do meu marido - árvore genealógica e acho que vou precisar dos meus amigos patrícios. Meu marido já está no final da árvore genealógica dele...... eu estou com uma barreira enorme para fazer a minha a partir do meu pai..... vou parar de falar, estou emocionada.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Nuno20/10/2005 10:34
Olá 😄

Illex, a minha historia ainda é muito curta 😉. Espero que daqui a uns anos ja vos possa mostrar alguns bonsai desenvolvidos por mim e que a minha historia demonstre mais maturidade tanto nas varias tecnicas como na expressão 😄.

Olá patricia Angela. De facto Fernandes é um nome muito portugues. É muito comum aqui em Portugal encontrar alguem com o sobrenome Fernandes. Quase de certeza que voce tem aqui muitos familiares ou antecedentes seus. Sei que não é facil fazer a arvore genealógica, mas no que eu puder ajudar é só dizer.

Abraços
Nuvem_Branca20/10/2005 12:32
Angela... Se calhar somos primas afastadas!!!! Tenho Fernandes no nome... pela parte do meu pai!!

Nuno... Ficamos a aguardar os teu progressos!!!

😄 😄 😄
Antonio Castro20/10/2005 17:38
Olá Nuno 😄

Mto prazer...e obrigado por partilhares a tua história 😉

Essa foto parece tirada lá para os lados da terra do meu velho ( barragem de Paradela )... por acaso não é no Gerês 😲 só de ver aquela montanha e tonalidades, fiquei nostálgico 🙁 ...faz tempo que não vou lá.

Boa sorte nos teus projectos 😄

[ ]s

Castro
Nuno20/10/2005 19:09
Olá Castro 😄, tudo bem?

Eita!!!! Não sei que influecia tenho que só deixo as pessoas nostalgicas ou emocionadas!!! Eita vida!!! 😄 Estou brincado 😄!!

Sim, a foto foi tirada no Gerês 😄. É um sitio espectacular!!! Foi tirada perto da barragem do Vilarinho da Furnas. Quase que aparecia na foto a antiga vila do Vilarinho das Furnas do lado esquerdo. Tambem estive la na antiga vila e adorei. Aliás essas férias foram umas das melhores de sempre!!

Tentei arranjar outra foto mais adequada mas não encontrei. Não sou um rapazinho de muitas fotos hehehehe.

Abraços
Nuvem_Branca21/10/2005 07:51
com umas pernas tão fotogénicas.... devias posar mais vezes... talvez até mesmo ao lado de bonsai!!! 😉 😉 😉 😉 😉

😎 😎
Cláudio C. Ratto21/10/2005 08:33
Que paisagem hein patrício !!!!!!!!!!!!!
Legal também conhecer um pouco da sua história no bonsai......valeu !
Por aqui continuo a fazer minhas mudas para bonsai. É algo bem fascinante e aprendemos muito fazendo assim, não é mesmo ?

Um abraço,

Ratto
Nuno21/10/2005 08:39
Especialmente para a nuvem, rsrsrsrsrsrs

Nuvem_Branca21/10/2005 08:42
😄 😄 😄 😄 Belissimo exemplar, quantos anos tem (o bonsai, claro)?? 😄 😄 😄 😄

😎 😎
Cláudio C. Ratto21/10/2005 08:43
Ops........acho que estou atrapalhando, me desculpa ai, valeu ?
Nuno21/10/2005 12:35
Boas! 😄

O exemplar não sei quantos anos tem, mas decerto que é mais velho do que as pernas, hehehehehehe 😉.

Aí Claudio!! Não atrapalha nada 😉!!! De facto Portugal tem paisagens muito bonitas!! Por exemplo aqui onde moro, em Setúbal, temos uma das mais bonitas baías do mundo. E a serra da Arrábida aqui em Setubal é muito bela.

Vou colocar aqui duas fotos para teres uma ideia do sitio onde moro 😉.

Fotos tiradas na serra da arrabida. Ao fundo ve-se a baia de Setúbal.

Espero que tenhas gostado 😉

Quanto à tua pergunta, realmente é fascinante fazer bonsai atraves de mudas. Demora mais tempo mas é muito recompensador, ver ela nascer e desenvolver-se. Sem duvida que se aprende muito!!!

Abração 😉
Cláudio C. Ratto21/10/2005 13:58
Valeu Nuno, obrigado pelas fotos ........imagens muito lindas mesmo !

Realmente esta deve ser a melhor paisagem de baía do mundo e você é um dos privilegiados !

Grande abraço,

Ratto
TC22/10/2005 21:36
oi
as fotos da baía são muito bonitas...
tem como posta uma foto das suas mudinhas 🙄 ?
Nuno23/10/2005 17:26
Oi Cláudio, de nada, mande sempre 😉!

Oi amigo TC, tudo bem? Ainda não tirei foto das minhas mudas, vou tirar e depois coloco aqui.

Abraços
Nuno30/10/2005 23:02
Ja tirei foto das minhas mudas 😄.

Estas são algumas delas.

A foto ainda tem uma resolução razoavel. Se voce quiser ver mais de perto grave para o disco e faça zoom num visualizador de imagens.

Só nesse tabuleiro tenho cerca de 15 mudas. Coloco no tabuleiro para tornar mais facil a rega a todas as 60 mudas. As especies vão desde ligustrum (esquerda), myrtus (centro), romaneira (direita), acer negundo (fundo , direita). De lado tenho dois dos meus bonsai de especies Xanthoxylum (esquerda) e uma serissa do lado direito que precisa levar uma valente poda. Estou só à espera que chegue a Primavera para fazer algumas propagações por estacas.

Abraços
sergioturbo1019/01/2006 16:26
belo trabalho.
Nuno31/01/2006 21:26
Oi sergioturbo, tudo bom?

Obrigado pelo seu comentario 😉.

Abraços
Lúcio Manoel Picanço01/02/2006 23:29
Oi Nuno,
Gostei da idéia do tabuleiro, e dos potinhos também.
O forum é bom pois aprendemos com a esperiência dos colegas.
Um forte abraço
Lúcio
Fernanda02/02/2006 11:00
Olá,
que espectáculo, depois va contando o desenvolvimento.
Nuno06/08/2011 20:52
Olá a todos,

depois de "algum" tempo ausente resolvi aparecer para dar um abraço a todos.

É com grande alegria que vejo muitos nomes conhecidos e maior é alegria quando reparo que há muita gente nova por aqui.

Um abraço
Rogério27/08/2011 17:42
Seja bem vindo.
Rogério.