Faugustobr30/09/2010 13:14
Alporquia em Tamarindo (Tamarindus indica L.)
Boa tarde à todos,
alguém já obteve sucesso fazendo alporquia em um tamarindo.
Abraços,
Fábio
Faugustobr30/09/2010 17:32
UP!
nickyfury05/10/2010 09:50
bonsai
Faugustobr, há uns seis anos atrás eu consegui obter duas ótimas plantas por alporquia em tamarindeiro, das quais, atualmente, apenas uma está viva. A outra secou por falta de agua, e não em razão de ser obtida por alporquia. 😄
Importante saber que para fazer um alporque, é bom escolher um galho com grossura maior que um dedo, sendo que a maior grossura irá depender, é claro, de sua motivação em tentar algo maior. Os dois que fiz, por exemplo, eram bem grossos, algo parecido com um cano de pvc de 40. 😄
O alporque deve ser umidificado pelo menos uma vez por dia, se não estiver chovendo no local. Geralmente, consegue retirada depois de 8 meses a um ano, então é bom ter muita paciência, evitando ficar abrindo o plastico para observar se sairam raízes, antes disso. E mesmo com esse tempo, é melhor ter cautela. As raízes virão, com toda certeza, mas demoram a se desenvolver, ok? Paciência é o segredo nesse caso. 😄
Se possível, antes de fazer o alporque, tire uma foto da planta ou arvore e poste aqui, ou mande para mim, via MP, para eu analisar e indicar possiveis galhos. Se der, pode até desfolhar um pouco o local, para facilitar o acesso, a colocação do alporque e a visualização. Escolha galhos com curvas ou com bifurcação que possa ser transformada em curva de um futuro tronco. 😄
Faugustobr05/10/2010 13:29
Caro Nicky,
estou postando as fotos que consegui tirar hoje só para você ter uma noção pois o meu tamarindeiro tem 2,5 mts e fiz 3 alporques em pontos diferentes, a base do tronco tem 7cm e o galho mais fino que utilizei tem 4 cm de diâmetro, usei biofert enraizador, casca de pinus e fibra de coco, e cobri com plástico. Alporque eu já fiz algumas vezes e sempre obtive bons resultados mas tinha dúvida quanto ao tamarindeiro. Vou tirar fotos detalhadas no fim de semana e postá-las.
Obrigado,
Fábio
Uploaded with
ImageShack.us
nickyfury05/10/2010 17:29
bonsai
Aparentemente ficaram boas suas alporquias. É aguardar o tempo que mencionei, para ver os resultados. Paciência é sempre a melhor dica a ser seguida, se vc quiser ter sucesso nesse tipo de empreitada, considerando essa espécie. 😄
Lembrando apenas de observar se o conteúdo mantém certa umidade, sem encharcamento e preservar a planta em local onde receba sempre muito sol. 😄
Faugustobr05/10/2010 17:48
Obrigado Nicky mais uma vez, vou postando e fotografando conforme a evolução do alporque e da árvore.
Paciência não me falta, mesmo porque algumas de minhas árvores são difíceis de encontrar, então trato elas com muito carinho e muita paciência para não perdê-las.
Até mais,
abraço,
Fábio