Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Osmocote dúvida

Alex Fabiano30/09/2010 13:50
Osmocote dúvida
Tenho usado TM+FO + fertilizante foliar Biofert Plus em meus bonsais, gostaria de me aventurar com o osmocote..

Gostaria de saber a impressão de quem usa e qual a formula !!

estou pensando em adquerir a formula 14 14 14, é adequada para Bonsai ?
Faugustobr30/09/2010 17:08
Caro Alex,
na minha opinião de leigo, depende de que árvore você tem, pois a quantidade de NPK é diferente para cada espécie, Exemplo.: mais nitrogênio para desenvolvimento, mais Fósforo para floração e frutificação e mais Potássio para fortalecer, cada qual tem uma necessidade diferente, acho que é isso.

Abraço,

Fábio
Elio30/09/2010 21:23
Olá Alex!
Eu uso Osmocote há mais de 4 anos e estou satisfeito.
Contudo, vc precisa verificar a composição e o tempo de liberação.
O 14.14.14 não possui micronutrientes, somente as de composição 15.9.12 e 22.04.08 é que possuem.
Com relação ao tempo de liberação, existe desde 3/4 meses até 14 meses, o que influi significativamente na quantidade a ser colocada no vaso.

abraço
Faugustobr01/10/2010 09:06
Elio bom dia, estou totalmente errado no que escrevi ou tem algum fundamento? Estou meio perdido. Muitas informações ao mesmo tempo,rsrsrs.

Abraços,

Fábio
Alex Fabiano01/10/2010 10:05
osmocote
Ola ! grato pelas respostas...

à respeito da formulação, estarei comprando um saco de 22 kilos, a formulação 15-09-12 com micronutrientes sai por R$ 471,00 e a 14-14-14 sai por R$ 331,00 fora o frete que vou pagar de SP a Salvador...

pretendo acrescentar os micronutrientes através do Biofert Plus ! a cada 15 dias

Elio vc coloca o osmocote direto na terra ou em cestinhas ?
Elio01/10/2010 13:36
Olá Alex!

Eu coloco o Osmocote em saquinhos feitos com meia de mulher. Este ano comprei 60 cestinhas e farei uma experiência. Direto no substrato só em algumas situações, tais como:
1.Vaso de bonsai muito pequeno.
2. vasos grandes de treinamento onde a borda está bem alta, ou seja, à medida em que a bolinha fica mais leve, não corre o risco de saltar fora durante a rega.

Fábio, vc está certo quanto à ação do NPK na planta. A única coisa que nunca levei em consideração é a questão da quantidade do NPK em relação à espécie .
Já quanto ao estágio da planta, sim, faz sentido.

Plantas jovens em desenvolvimento: Mais N
Bonsai pronto: Pouco N

PK eu uso em maior quantidade no outono, quando a planta se prepara para a dormência e necessita "acordar" na primavera, bem fortalecida.

Eu aprendi assim. Se algum colega puder enriquecer mais, todos nós agradecemos.

abraço