Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Citrus reticulata, mixuruca....

nickyfury30/09/2010 14:57
Citrus reticulata, mixuruca....
A tangerina (Citrus reticulata), também mandarina, mimosa, vergamota, bergamota, mexerica ou poncã, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, originária da Ásia (Índia, China e países vizinhos de clima sub-tropical e tropical úmido).

Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Mexerica é um termo mais comum na Região Sudeste, especialmente em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Na Região Nordeste, é conhecida como laranja-cravo.
Nos estados do Piauí, Maranhão a tangerina é conhecida também como tanja.
Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.
No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qualquer qualidade dessa fruta é chamada de poncã.

Bem, todo esse intróito é para servir de pano de fundo para o meu bonsai de mexerica, uma variedade que produz frutos pequenos, bem azedos, de casca fina. Obtive essa planta via "quintaldori" numa fazenda, há uns 6 anos atrás. Desde então, venho tentando formatar uma estruturação aerea razoável, via poda, desfolha e aramação. Hoje, resolvi desfolhar, aramar e envasar:

O tronco apresenta uma area apodrecida, onde tentei fazer um shari. Mas tive que retirar a madeira enegrecida e podre que recobria essa parte:

Em seguida, analisei os galhos e ápice, para ver qual o melhor angulo que iria adotar para aramar e dar movimento aos galhos:

Graças às sucessivas intervenções que fiz ao longo dos anos de cultivo, alguns galhos apresentam boa ramificação:

Graças a isso, não tive dificuldade em aramar:

Não precisei ancorar as pontas dos arames no tronco, pois os galhos primários são robustos, aguentando bem e possibilitando boa firmeza aos galhos aramados:

Após terminar a aramação, forcei movimentos levemente sinuosos aos galhos, conduzindo-os para uma posição melhor, inclusive:

O vaso escolhido é um oval, de cor ocre clara, confeccionado pelo ceramista Jorge Ribas:

Após telar os tres grandes orificios de drenagem, cobri o fundo com uma primeira camada de caco ceramico grosso, em seguida outro com substrato bioplant (substrato comprado pronto, contendo basicamente casca de pinus e de coco, vermiculita, etc):

Após retirar a planta da bacia plastica, pude ver que apresenta ótimas raízes capilares, em volume bem denso, o que auxiliará grandemente na recuperação rápida dessa planta:

Presa a arvore ao vaso com arame de aluminio, cobri suas raízes com mais substrato bioplant:

O tronco tem um jin na base, resultado de uma raíz grossa que não produziu capilares. Oportunamente, irei retirar esse "apendice":

Finalizando, depositei mais material ceramico, de granulometria média:

Raiz jin:

Trabalho finalizado, agora é aguardar as brotações que virão vigorosas, com todo certeza:

Como primeira rega, uma imersão completa em agua contendo solução enraizante (superthrive), garantindo o sucesso de toda a operação:

Bem, espero que meu trabalho possa, futuramente, ser mostrado com frutificação abundante de mexericas. Aguardem!!! 😂 😂 😂
Pethrus Barros30/09/2010 15:12
Na minha Eugênia só não mergulhei assim, mas agora já sei como proceder, parabéns pela laranja-cravo
Faugustobr30/09/2010 17:01
Uma beleza sua Citrus reticulata, gosto muito das frutíferas, em especial os citrus, eu tenho uma mas ainda é um bebê está com 4 anos (misho). E tenho também um Citrus lemon que também é misho.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15690
daniel pipolo30/09/2010 17:20
poxa que mexerica linda.... ele deve ter quantos anos em???

em 6 anos vc modelou essa copa... quando fez a retirada vc podou ela inteira ..ou ela apresentava galhos?

'essa 'e da aquelas mexiriquinhas verdes e azedas .. nao 'e?

po o vaso tambem ficou lindo...

muito obrigado por postar essa beleza pra nos acompanharmos sua evolução

parabéns ,.,,
Becker30/09/2010 18:58
😄 Parabéns Nicky ! bela planta ....... 😉
croconow30/09/2010 19:07
com persistencia vai dar um otimo bonsai !!

qual é o tamanho da planta ?

eu tenho duas acerolas e uma laranja misho ( tá dando as crescidinhas ainda )

boa sorte , e atualize 😛
hraphi30/09/2010 20:20
ótimo trabalho Nick...
Elio30/09/2010 21:31
Nicky, ta aí um cítrico de respeito.
Cítricos, normalmente, são difíceis de conduzir. Eu venho tentando 3 espécies diferentes.
Beleza de trabalho! Não deixe de postar quando frutificar.

Parabéns, véio!
Abraço
Vhalveruth30/09/2010 22:44
parabens pela tangerina, é de respeito.... quro fazer uns yamadoris.. mas antes quero ver como proceder com os citricos... vou acompanhar o tópico e ver o q posso aprender

abraços
nickyfury01/10/2010 10:37
bonsai
Agradeço pelos comentários elogiosos a esse trabalho. Essa planta deve ter, por baixo, uns 15 a 20 anos de idade total, mais o tempo que estou cultivando. Sua altura ficou em 35cm. 😄

Elio, além dessa variedade, cultivo ainda limão capeta, limão galego, lima e laranja, mas todas bem menores que essa daí. Um limoeiro que obtive via yamadori, há uns 10 anos atrás, passei para o amigo Francisco Lustosa, que deu uma reestilizada nele, deixando-o ainda melhor. Quando der, tiro uma foto e mostro para vcs verem o bruto. 😄

Esse limoeiro, quando o Lustosa levou, estava produzindo que era uma beleza e ainda continua frutificando. 😉
flavio bonsai01/10/2010 10:55
otimo trabalho realizado nessa mexerica como a chamamos aqui no centro oeste do pais.
parabens fernando ta muito fera.
abraços.
Renato Rodrigues Roehrs01/10/2010 14:52
Que bela bergamota!

Loco pra ver ela explodindo de brotos!

Obrigado pela aula Nicky e parabéns pela planta!

Abraços.