Cambuim
LEAO30/09/2010 15:26
Cambuim
Marcio Garcia30/09/2010 16:01
Lion,
Sua planta e muito boa e tem potencia, ta com aspecto muito sadio, creio que estes palitinho que nascem do lado do tronco principal, sejam brotacoes que sairam logo abaixo do solo, se forem, tera que corta-las fora mesmo, tente dar uma reducao na copa e no tamanho da mesma, de modo que reduzinho a quantidade de folhas podera proceder tbm com a retirada dela deste vaso e passar pra uma bacia com substrato turbinado ou ate mesmo chao, talvez um escorredor, assim tbm podera dar uma olhada no que esta escondido abaixo do nivel do solo.
Quanto a dicas de estilizacao e projetos, daqui a pouco nossos amigos irao te iluminar(hello Elio, Nicky, Laudir......) hehehehe
Boa sorte, otima aquisicao.
LEAO02/10/2010 20:44
E Alexandre, o mago dos projetos
Alexandre S. Coelho03/10/2010 12:08
... Este "mago" vem de magro né??? Magrim, magrim... 😂 😂 😂
Leão
A aquisição foi BBB... Boa, bonita e barata 😄
Aconselho agora retirar a camada superficial da terra para ver o nebari 😲 e retirar um pouco da folhagem para analizar toda estrutura... Depois disto postas mais fotos pra nós 😲 😲 😲 😉
Becker03/10/2010 12:10
😄 Vou acompanhar ,os projetos do Alexandre tem que acompanhar de camarote ,não da pra perder...... 😂 😂 😂 😂
Laudir03/10/2010 12:42
Mencionaram meu santo nome aqui... hummmm vamos analizar...
Alexandre, meu mestre, disse tudo.
Vamos verificar o nebari primeiro pra depois pensarmos em projeções.
Elio03/10/2010 15:09
principalmente para ver a altura entre o nebari e os primeiros ramos..........
Markus Von Kossel03/10/2010 22:20
Leva no proximo encontro q tacamo a tesoura nela.
Já vai tirando aqueles ramos que saem da base, não vão servir para nada!
Corta a parte de cima do vaso, diminuindo alguns centímetros, até ficar na altura do Nebari, ai tira um pouquinho da terra até poder ver a formação das raizes.
Vendo o nebari podemos pensar em algo para ela!
O certo é que ele tem q baixar.
Talvez fazer algo parecido com as Plantas do Aido bonsai. Ele usa bastante eugenias. Um modo mais conservador de trabalhar.
Mas eu como bom "insano do serrote" que vc conhece, ia tacar o podão!
hehehe!
abs
LEAO04/10/2010 19:22
Cambuim
Markus é certo que vou levar no próximo encontro, eu queria adiantar um pouco o serviço e livrar ela do "mal do serrote" 😮ops: 😂 😂 😂 E um projeto dos nossos amigos do fórum.
Guilherme Cahú04/10/2010 23:22
Também vou acompanhar o trabalho, é uma planta muito bonita! =D
MarcoBonsaiPoa05/10/2010 00:27
Cuidado com terra ácida e poda de raízes em sequência , não toleram...
O Camboí é interessante começar o trabalho de uma poda drástica, responde bem.
Adoram TM e FO.
abç
LEAO05/10/2010 22:04
Não pretendo fazer uma poda drástica. O Markus já está avisado, não vai ter serrote na próxima reunião. 😈 😂 😂 😂
LEAO12/10/2010 22:42
CAMBUIM NOVAS FOTOS
edson060512/10/2010 23:04
Leão,
a primeira foto mostra que ficaram poucas raízes e muita massa verde. Se fosse minha eu reduziria a folhagem. Veja este meu Cambuí; apenas que no caso da minha planta foi para poder enxergar a estrutura dos galhos.
Abraço.
Edson
Alexandre S. Coelho13/10/2010 23:11
Leão
O nebari não está tão ruim assim... Agora precisa fortalecer e criar muitas raízes de alimentação!
O amigo Edson está certo, você precisa retirar boa parte da folhagem para compensar as raízes danificadas...
Me desculpe a radicalidade mas eu aproveitaria e zerava ela:

Depois faço um desenho de como poderia ficar 💡
Alexandre S. Coelho15/10/2010 12:13
Conforme relatei acima, trabalhar com a altura atual ou estilos diferentes pediria uma árvore alta demais, onde o tronco teria que engrossar bastante para dar uma certa harmonia visual...
Recomeçar as vezes pode ser o melhor caminho:

Sergio Batalini15/10/2010 14:27
As vezes parece loucura fazer uma judiação destas com a planta ... mas o resultado compensa ...desde que vc tenha paciencia e dedicação ... Do tamanho que estão os galhos , será muito dificil aramar e conduzir para abaixar , com os novos brotos vc conseguirá um aspecto mais arboreo no seu combui .. 😄
Guilherme Cahú15/10/2010 17:08
Com isso, ele ainda pode aproveitar e fazer alporquias ou estaquias com os galhos (não sei qual seria o melhor procedimento para essa espécie...).
Desse modo ele teria mais material para trabalhar, para trasplantar pela cidade, bairro, jardim, etc, ou para doar para amigos, dentre outros.
Mas só se ele quiser mesmo.. 😛
LEAO15/10/2010 19:25
Valeu MAGO, enfim tenho um projeto. Estou em dúvida, não queria radicalizar porque a árvore está tão bonita. Concordo com você quanto a baixar os galhos, mas ainda tenho esperança de poder baixar sem o corte radical, demoraria muito tempo. Agradeço pelo projeto e desculpe se insisti muito. Também pensei nos projetos das Eugenias, comentado há poucos dias no fórum.
LEAO15/10/2010 20:44
Re: Cambuím
LEAO escreveu:
Olá a todos. Comprei este Cambuím numa floricultura, foi um momento de sorte eu acho. Preço muito bom R$ 35,00, ele tem cerca de 55 cm de altura, tronco = 3 cm. Espero ajuda para conduzí-lo. Acho que não aceita aramação, me parece que marcará os galhos. Não conheço a espécie. Comprei porque achei bonito. Se não dá para bonsai, vou plantar no chão para um futuro jardim, o espaço é pouco. Aceito todo o tipo de ajuda., inclusive projetos. Tem várias mudas ao lado umas 8 me parece, só retirando deste vaso o que farei em breve.
Myrcia laruotteana Camb.
Sinon.: Aulomyrcia laruotteana (Camb.) Berg.,
Família: MIRTACEAE
Nomes comuns: camboí, cambuím, camboím.

Guilherme Cahú15/10/2010 21:11
Leao, vou dar uma opinião, mas apresentando a minha...
Eu particularmente gosto de bonsais frondosos e de aparência forte, não daqueles que parecem uma árvore velha, quase morrendo. [Mas isso é apenas uma opinião minha - espero não ofender ninguém com isso.. ^^"]
Por isso, eu gosto de copas frondosas e principalmente bonsais que pareçam uma árvore da forma mais natural possível.
Ainda assim, encontramos aquelas mudas que não têm movimento, como um Jasmim que comprei. Daí o jeito, no caso que escolhi, é dar um movimento a ele que seja o menos artificial possível. Espero conseguir... ^^"
Bom, não sei se você quer dar um movimento ao Cambuim (acho meio difícil, já que tem tronco bem grosso...) ou até se ele precisa, mas o mais importante é que você veja que o bonsai é uma arte para você, e não exclusivamente para os outros [isso não é uma crítica aos amigos, por favor ^^" - mas é uma situação que tenho visto aqui no fórum]. Portanto, procure fazer algo que te agrade e que te faça se sentir bem. Lembrando também que plantas são seres vivos, e não apenas objetos de decoração e manipulação "seca", como se fossem algo sem vida.
Você também tinha falado em plantar no solo para um futuro jardim...
Talvez pudesse fazer a alporquia de um ou mais galhos com movimento(s) interessante(s) e trabalhar nele(s) para bonsai, enquanto planta a árvore maior no chão para o seu jardim.
São dois em um! 😉
Mas é com você.
Também não sei se a espécie pega bem com alporquia, vale mais pesquisa aí...
Bem, apesar de tudo, boa sorte e bom desenvolvimento com ela, Leao!
Estarei acompanhando o seu trabalho! 😄
LEAO18/10/2010 20:30
CAMBUÍM - Agora é esperar
Na reunião do nosso clube decidi seguir o conselho do Mago Alexandre, só não deu para ser mais exato, porque um galho tinha conicidade invertida,e uma junçao de outros galhos, tivemos que cortar mais embaixo da projeção. Segue fotos e agora é esperar, paciência.
Provável frente.

joão josé28/10/2010 23:09
Foi o que imaginei, Leão! Reiniciá-la, quem sabe num estilo "umbrella". Outra inspiração para ela, Leão, é uma jabuticabeira do Rock:
http://rockjr.projetobonsai.com/2009/07/14/jabuticabeira/. Acho ela perfeita!
LEAO29/10/2010 19:46
Estarei com 65 anos, jogando bola e cuidando dos bonsais. 😂 😂
joão josé29/10/2010 21:42
Também pensava assim quando iniciei, e já se passaram quase 10 anos...