Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JAMBO

LEAO30/09/2010 16:08
JAMBO
Olá pessoal, era meu dia de sorte mesmo. No mesmo dia que comprei o Cambuim, encontrei este mausai de Jambo. Estava quase a óbito, a terra esta esturricada, as folhas desidratadas, murchas e a dona da floricultura disse que colocou fora ou iria colocar. Achamos no meio de outras espécies, então ela me vendeu pela metade do preço, R$ 13,00. Acho que tem futuro, gostei da copa dele e da grossura do tronco, quase 2 cm. altura 30 cm. Este vai para um escorredor/mamadeira. Não conheço a espécie, mas gostei da copada dele, acho que é só engrossar o tronco. Mas estou aberto a sujestões e ideias também.

nickyfury30/09/2010 17:57
bonsai
Leão, o jambo é uma arvore de crescimento rápido. Aconselho retirar desse vaso, plantar em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, usando como substrato: caco de telha, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinus, vermiculita e areia grossa de rio, sem peneirar. 😄

Regue apenas uma vez ao dia, transcorridos 45 dias após o replante, inicie adubação com a dobradinha conhecida TM+FO a cada 30 dias. Em pouco tempo, terá em mãos algo bem melhor com que trabalhar.
LEAO30/09/2010 22:57
Jambo
Qual altura da bacia?
nickyfury01/10/2010 11:10
bonsai
Comece com uma de 15cm, depois que a planta atingir uma grossura de tronco que seja satisfatória para vc, passa para outra mais rasa, de 10 cm, com o intuito de formar um bom nebari radial. 😄

Atualmente, tenho umas quatro mudas, feitas a partir de semente, que estão com uns 10cm. Ano que vem irei dar forma aos troncos e replantar em bacias de 15, distribuindo as raízes radialmente, para formar o nebari. Com um bom nebari e um tronco movimentado, ficará fácil conduzir a planta e deixar o tronco engrossar. A estruturação aerea pode ser feita por ultimo, é claro. 😄
Renato Rodrigues Roehrs01/10/2010 12:05
Nicky, usa-se o extrato por ti mencionado, mesmo o Leão dizendo que ela estava indo à óbito?

Sei lá... apenas questionando. Eu achei que ela devesse ir para a sombra e aguardar pela recuperação primeiramente, com regas uma vez ao dia ou conforme o substrato estivesse seco.

Abraços.
LEAO01/10/2010 19:14
O que é vermiculita?
nickyfury02/10/2010 07:46
bonsai
Renato, o Leão escreveu: "quase a óbito", isso, para mim, significa que ele recuperou a planta. Considerando o tipo de substrato descrito por ele, "a terra esta esturricada", foi que sugeri a mudança no substrato como fator preponderante para uma recuperação mais completa. 😄

O jambo é uma espécie resistente. Ademais, se ele adquiriu a planta foi por ter visualizado que ela iria recuperar-se, não acha? 🙄

De qualquer maneira, entre perder a planta deixando-a no recipiente e substrato em que ele a comprou e reenvasar seguindo minhas sugestões, ainda que a planta viesse a morrer, ao menos ele teria dado um passo com 50% de chances de recuperação, ao invés de 100% de chances de perda total. 🙄

Leão, vermiculita é basicamente, um material usado em construção, mas que, como tudo o mais na arte bonsai, recebeu outra destinação. Veja o que ela é:

A vermiculita é um mineral semelhante à mica, formado essecialmente por silicatos hidratados de alumínio e magnesio. Quando submetida a um aquecimento adequado a água contida entre as suas milhares de lâminas se transforma em vapor fazendo com que as partículas explodam e se transformem em flocos sanfonados. Cada floco expandido aprisiona consigo células de ar inerte, o que confere ao material excepcional capacidade de isolação.
O produto obtido é inífugo, inodoro, não irrita a pele e nem os pulmões, não conduz eletricidade, é isolante térmico e absorvente acústico; não se decompõe, deteriora ou apodrece; não atrai cupins ou insetos; é somente atacado pelo Ácido Fluorídrico a quente; pode absorver até cinco vezes o seu peso em água, é lubrificante e tem as características necessárias aos materiais filtrantes.

Um bom material. Quando unida a casca de coco e de pinus queimadas, fica excelente então. 😉
joão josé28/10/2010 22:55
Também tenho dois, e como o Leão, estou descobrindo os macetes da espécie!
LEAO02/11/2010 21:52
Jambo atualizando
Bom depois do quase óbito, vejam a maravilha que está ficando, transplantei hoje para uma bacia, com substrato do Araldi e vermiculite, gostei muito do nebari, muitas raízes capilares, está com um aspecto saudável, valeu a pena esperar, valeu as dicas Nicky, agora é esperar... 😂 😂 😂

joão josé02/11/2010 22:22
Belo nebari, Leão!!! Isto aí em alguns anos vai ficar supimpa!