Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com minha Jabuticabeira!

Deoaraujo30/09/2010 18:27
Ajuda com minha Jabuticabeira!
Adquiri um outro (pré)bonsai na feirinha de Primavera, desta vez foi uma Jabuticabeira.
Segundo o vendedor, tem +- 2 anos.

Ela veio num vazinho quadrado e com um substrato muito compactado.
Li no "BonsaiKai" que Agora na PRIMAVERA é a época do crescimento.

1.Comprei substrato orgânico (para violetas e orquideas)
2. Tenho Terra Vegetal
3. Comprei um fertilizante NPK 10-10-10
4. Comprei uma bacia Grande para fazer o transplante.
5. Tenho enraizante Biofert.

Qual a dica que vocês me dã de SUBSTRATO, FERTILIZAÇÃO E REGA ?

Fotos.

Agradeço a colaboração desde já ^^
croconow30/09/2010 18:42
eu reparei que estamos proximos , uns 600 km de distancia , sou de Itabuna , podemos compartilhar boas informações , pois não há tanta diferença no clima né ?

em breve vou pegar uma jabuticabeira ^^

mas desculpe sair do assunto mais atras do seu mausai vi uma suculenta vc só tem aquela ou tem outras , tem cactos ??
Deoaraujo05/10/2010 15:47
Estou me preparando para o transplante hoje à noite.
Tenho Terra preta, terra de violeta (orgânica), caco de bloco

dá pra fazer um substrato legal?
Qual seria a proporção?

Como utilizo posteriormente o Enraizante?
Quanto tempo depois posso expor ao sol?
Quanto tempo depois posso adubá-la?

Abs!
Mateus05/10/2010 16:01
Olá...

Fiz dois transplantes(de uma romã e um ficus) e utilizei + ou - 40% de caco de telha,20% de terra de cupinzeiro,20% de areia e 20% de terra de jardim(o ideal é que o substrato seja drenante).Se isso te ajudar...
Quanto a adubação,espere uns 45 dias...

Abraços...
Guilherme Cahú05/10/2010 23:20
É, como o Mateus falou e seguido o conselho que o pessoal geralmente dá, o ideal é que o substrato seja drenante para o desenvolvimento das raízes da planta em si.
Acho que uma coisa legal seria engrossar mais o tronco, por isso a necessidade de um substrato drenante.

A proporção fica de acordo com cada um, embora haja certos padrões a respeito da planta e da constituição do substrato...
nickyfury06/10/2010 20:32
bonsai
Antes de transplantar, aconselho desfolhar totalmente a planta. Use uma tesoura fina e corte nos talinhos, retirando todas as folhas. Com isso, vc pode visualizar a estrutura aerea atual, podendo então selecionar os galhos mais bem posicionados, cortando fora os que não se enquadrarem no estilo pretendido. 😄

Depois desse processo, arame os galhos e o tronco, dando-lhes um movimento levemente sinuoso. Aí sim, retire a planta do recipiente em que ela foi adquirida, lave bem as raízes para retirar todo o substrato inicial, analisando se há raizes grossas (pivotantes) que crescem verticalmente para baixo. Se houver, corte fora, mantendo apenas as raízes finas (capilares) que são as que promovem a alimentação da planta. Como vc cortou fora alguns galhos (espero que sim!!) poderá cortar fora algumas raízes grossas sem perigo algum. 😄

Em seguida, prepare um substrato bem drenante: caco ceramico, carvão vegetal, pedrisco, areia grossa de rio sem peneirar, uns 15% do substrato para violetas. Misture todos os ingredientes acima, até ficar bem homogeneo. Em seguida, faça uma camada com material ceramico apenas, no fundo do novo recipiente. Distribua as raizes o mais radialmente possível (enquanto prepara o substrato, deixe as raizes imersas em liquido contendo hormonio enraizante biofert), cobrindo tudo com o substrato preparado por voce, até uns quatro dedos acima do nebari.

Regue bem, até observar a agua saindo pelos orificios de drenagem. Adubação apenas 45 dias transcorridos desse reenvase. Repita a adubalção a cada 45 dias, inclusive no inverno. Cultive a planta logo em seguida em sol pleno, onde receba luz e calor solar o dia inteiro. Nada de sombra para ela. 😄

Nunca use qualquer tipo de adubo na mistura do substrato. Evite usar fertilizante NPK, qualquer que seja a especificação dele. Melhor usar a velha dobradinha Torta de mamona+farinha de osso + biofert plus. Ou similar a isso. Vale até esterco de gado, galinha, etc. 😄 Mas apenas 45 dias depois que reenvasar, nunca durante nem logo após.

A bacia grande deverá ser bem perfurada no fundo e na lateral. Após o replante, coloque a bacia sobre local alto (tipo um tilojo ou dois), para evitar contato direto com o solo e favorecer a circulação de ar inclusive no fundo.
Deoaraujo08/10/2010 15:21
Tranplantado!
Show de bola a ajuda de vocês...
Já fiz o transplante, não podei as raizes, só pincei as folhas.
Coloquei caco de ceramica no fundo...terra de violeta e terra vegetal...
nao achei areia grossa =/
Quando for pro interior vou lá no rio peneirar para trazer...rsrs

aqui está algumas fotos:

Antes:

Depois:

*Impressão minha ou o "olho" da planta foi cortado muito precocemente?

Aceito sugestões de Estilo!

Obrigada pela atenção pessoal!