Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Será q fiz certo? Caliandra

Mcdonald01/10/2010 05:27
Será q fiz certo? Caliandra
olá amigos do fórum...
ganhei uma muda de calliandra do nosso amigo marcio donegá q já estava no escorredor... eu percebi algumas raizes querendo aparecer no fundo o escorredor e como eu tinha esse vaso dando sopa coloquei ele em cima com uma terra preta umificada a qual eu coloquei tb torta de mamona e farinha de osso. será q pelo fato de o vaso não ser largo vai dar certo?
fiz alguma coisa errada...?

sugestões são bem vindas...
abração à todos..
Paulo H N G Leite01/10/2010 20:09
Cara, eu acho que nao tem problema. O "vaso" nao eh largo, mas eh fundo.

Aproveitando o topico, farei uma pergunta da msm alçada:
Quando exatamente eu devo colocar o escorredor em cima da mamadeira? tao logo aparecerem as raizes, ou tenho que esperar se avolumar mais e depois colo, ou eh criterio meu?

Abrass
Paulo Henrique
Marcio Garcia01/10/2010 23:33
Burgerking, digo, Macdonald,
Voce fez correto so creio que poderia melhorar, coloque mais substrato nesse pote, ate a borda mesmo, ate o topo, depois apenas acomode o escorredor sobre o substrato, nao o enterre.A intencao e fazer com que as raizes saiam apenas pelo fundo do escorredor, as que teimarem em sairem de lado irao secare gerar mais raizes que irao alimentar mais a planta.

(desculpe ai a brincadeira do Burger King)

Valeu pessoal
hraphi02/10/2010 15:48
Vc fez uma coisa certa e uma errada.
A certa, é que apenas apoiou o escorredaor no substrato da mamadeira, e não enterrou, isso é importante pq as raízes saem pelos seus furos laterais, e entram em contato com o ar, quando isto ocorre, as pontas das raízes secam, estimulando o surgimento de raízes capilares no substrato do escorredor, o que é imprescindível para facilitar, na época do replantio final no vaso raso de bonsai.

A errada é que O diâmetro da mamadeira está muito pequeno, o ideal é que ele seja, no mínimo, 50% maior que o do escorredor.

Feito isso teremos que adubar as raízes do escorredor e da mamadeira, conforme suas exigências específicas, assim os resultados serão ainda maiores.
O substrato do escorredor deve receber adubação frequente e suave, como um bonsai já no vaso definitivo.
O substrato da mamadeira, pode receber uma adubação um pouco mais forte.

Espero ter ajudado, abraços...
hraphi02/10/2010 15:54
Ha, esse escorredor é de um material horrível, comprei alguns deles e em menos de um ano já se desintegraram, o que é um problema pois geralmente gosto de deixar uns 3 anos no escorredor/mamadeira para melhores resultados, e as vezes costumo usar as bordas e furos dos mesmos para tracionar galhor amarrando barbantes, ou ancorando arames , e com esse escorredor isso não é possível pór muito tempo, acabei mudando para escorredores com plástico de melhor qualidade... Abraço.

Ps : O bicho é tão fino que chega a ser transparente, dá pra ver os tijolos do muro atrás da foto, igualzinho aos que comprei aqui na loja de R$ 1,99.rsrsrsrsrs.