Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro Negro

12
Kaue Kabrera01/10/2010 16:09
Pinheiro Negro
Bonsaistas

Este PN foi minha ultima aquisição, comprei da Atuko em parelheiros...... uma longa historia... esta planta ja veio com nome (MANDJU) desde o primeiro bonsaista que a cultivou ele falava que parecia aqueles doce de feijao, meio amassado....
A planta estava com ela há pelo menos 10 anos e ela nunca nem podou !!! imaginem transplante, pinçagem, adubo, nada... detalhe para a aramação... mas agora ela vai ser muitissimo bem cuidada e claro colocada em um belo vaso... aceito sugestoes

a planta tem 50cm de altura e 70cm de largura o vaso tem 40cmx30cm

Salve

Elio01/10/2010 19:19
Kauê, isso é que é Kuro-Matsu. Mandju, o nome da criança.
Por ora, Kauê, como as velas estão se alongando, é o momento de fazer o Metsumi. Estamos na época certa.
Boa sorte para o Mandju e, parabéns pela aquisição

abraço
Becker01/10/2010 19:30
😲 Sensacional ! que belo exemplar......... 😉
hraphi02/10/2010 01:38
Deve ter custado uma fortuna, rsrsrsrsr, 😲 😲 😲 😲 😲 😲

Parabéns pela aquisição é um PN de respeito.
Leonardo A.02/10/2010 23:52
Belo Matsu !!

Merece um vaso a "altura" da planta!!
CARLOVICH09/10/2010 23:37
PESSOAL ESTOU COM 2 EXEMPLARES... AS VELAS ESTÃO COM APROX... 3 CM... QUE FAÇO..?
NÃO SEI NEM POR ONDE SEGUIR... ESTOU QUERENDO PODAR UNS GALHOS E TRACIONAR OUTROS...

ELES TEM AGULHAS AO LONGO DOS GALHOS E DO TRONCO... PINÇO? OU CORTO... ? ETC ETC..

VENDO ESTE EXEMPLAR FIQUEI COM VONTADE DE MEXER NOS MEUS...

PARABÉNS E AGRADEÇO A AJUDA.
ABÇS.
Pedro Catarin05/11/2010 22:57
Uohow! Fantástica!
Ricardoamm16/11/2010 16:15
BELO PINHEIRO NEGRO.....
MUITO LINDO....CUIDA BEM DA CRIANÇA, POIS MERECE!
ABRAÇOS
Gustavo Gonçalves28/12/2010 22:35
uaaau kaue um PN desses deve ter sido uma noota! haja dinheiro! hehe

abraço 😄
nickyfury23/01/2011 16:06
bonsai
Kaue, o nobre colega vai desculpar minha intromissão, mas apenas para esclarecer aos demais, a empresa que negocia esse tipo de pinheiro é a MATSU NAGAO, conforme consta do blog de divulgação dessa empresa:

http://matsunagao.blogspot.com/2010/02/bonsai-de-pinheiro-negro-japones.html

Além de pinheiro negro, como o da foto, eles comercializam pinheiro negro para jardins, bem como junipero kaizuka, acer, cerejeira japonesa e outras plantas:

http://matsunagao.blogspot.com/

De qualquer forma, se o nobre colega adquiriu esse magnifico bonsai, está de parabens, foi uma ótima aquisição. O ideal agora é iniciar uma boa poda de manutenção, realizando antes uma limpeza nas acículas, eliminando o material antigo. Pode ir escolhendo um bom vaso, para ele tambem, e preparando um bom substrato, para substituir o atual, que parece estar necessitando com certa urgência. 😄

Na foto abaixo, um PN que pertencia ao mestre Hidaka, adquirido pelo bonsaista José Batista Junior, aqui de Brasilia, após ser devidamente estilizado, com limpeza, poda de refinamento, pinçagem das acículas e reenvase, pelo bonsaista David Yamamoto, pode participar de uma exposição, num dos shoppings da cidade de Brasilia, há alguns anos:

Essa preciosidade está estilizada Ishi tsuki, isto é, raiz sobre pedra, e originalmente estava num vaso de cimento horrivel, como esse que o nobre colega Kaue ora nos apresenta. 😄
Kaue Kabrera27/01/2011 13:24
Caro Nicky
Sinta-se a vontade p/ comentar ou criticar minhas mensagens , vc tem meu total apoio !!!! Sou apenas um iniciante que teve sorte de cruzar com este lindo exemplar, na verdade é o meu primeiro PN e nao tenho a menor ideia do que fazer com ele - mas eu aprendo - este ano pretendo leva-lo ao encontro em Ribeirao, ver se consigo umas aulas com mestre Hidaka.
Eu nunca imaginaria q a humilde Sr.a Atuko teria um site tao bem resolvido assim, tampouco me dei ao trabalho de procurar na internet... deveria te-lo feito.... acabei chegando a este Bonsai por indicação do Renato Bocabello que conhece a Atuko ha muitos anos... cheguei tbm depois de longas horas de transito p/ atravessar a babilonia, com GPS emprestado que se nao fosse ele eu nunca chegaria ao viveiro em parellheiros...longe acreditem
Nicky obrigado pela informação sobre site e estou sempre disposto a aprender.

Salve

Kaue Kabrera
Marcos Castilho28/01/2011 13:11
Não poderia deixar passar em branco mesmo que não seja para não falar nada pois é raro alguém ter essa espécie. Linda a planta ela aquisição.
Máikal13/03/2011 21:09
Lindo
Nossa que pinheiro negro lindo e depois dos cuidados indicados pelos amigos do forum vai ficar espetacular. Parabéns
flavio bonsai04/04/2011 11:09
lindo pinheiro negro esse realmente e muito bonito , bela aquisição
Eduardo Valmórbida30/05/2011 00:01
Incrivel! 😲

Parabéns...
Edson M. Mori15/06/2011 11:14
Bom dia, Kaue
Foi um prazer em conhece-lo em Ribeirão, o ruim foi dormir com vc e o Joel roncando, mas faz parte de toda a festa, amizade, companheirismo, conhecimento, etc...
Agora que vc levou o seu PN em Ribeirão quero ver as fotos atualizadas com o conhecimento que teve sobre a planta.
Um abraço
Edson M. Mori
Dentista e eterno aprendiz de Bonsai
Kaue Kabrera15/06/2011 12:50
Salve Mori....

O prazer foi meu em conhecer-te pessoalmente pois suas plantas/jardim ja tinha admirado em fotos ...Lindos !!!! Lindos
Quanto ao Roncar de britadeira ja esta resolvido!!! ontem mesmo fui ao alergista ele fez a "magica dele" e hj sou outra pessoa, nao tenho mais a Rinite alergica que me acompanha a tantos anos, nada como casar e arrumar a vida...

a Planta eu combinei com o Renato Bocabello e vamos transplanta-la em julho, nao vejo a hora de troca-la de vaso e dar uma arrumada na copa... logo q fizer o trabalho postarei as fotos, se possivel vou tirar fotos do trabalho inteiro sendo feito...

Grande abraço

Kaue Kabrera - ex britadeira......
Ricardo LA03/07/2011 01:46
Parabéns! Belo exemplar!
RCasagrande06/07/2011 01:51
ESPETACULARES EXEMPLARES.... 😲

CADA VEZ FICO MAIS FACINADO PELOS PN... 😄
Leo_21/09/2011 17:33
Muito Lindo esse PN.

Conversei com dona Atuko Semana passada interessado em mudas de Acer.
E conversei bastante com ela. Ela me falou que por motivos de doença nao tem cuidado muito bem dos PN dela, e disse que nao tinha ninguem para cuidar dos bonsais dela, e com isso me falou que tem mais 2 exemplares
como este com mais ou menos 45 anos e ela esta vendendo por R$3.000,00.
Me contou que vende mudas de Mudas de PN por R$50 e de Acer por R$20 a 30 Reais. CEAGESP
Conheci uma senhora muito simpática.
Quando eu for em sao paulo irei trazer pelo menos uma muda.
Edson M. Mori22/09/2011 10:57
Bom dia, Kaue
Estamos esperando as fotos do trabalho que vc fez com o kuromatsu
salve, salve, abraço
Edson M. Mori
Kaue Kabrera22/09/2011 13:17
Salve Bonsaistas

Edson... o Mandju eu apenas troquei de vaso, nao mexi na parte aerea, mas segue umas fotinhos do trabalho... eu ainda nao tenho a foto final pois a planta esta na "estufa" .....
Leo a Atuko eh realmente um doce de pessoa, tem uns 50 cachorros que ela pega na rua..... "Nao consigo ver um animal sofrendo, como vou conseguir dormir a noite sabendo q o cachorrinho ta sofrendo" ... ela eh demais !!.... vai logo buscar as plantas pois neste preco que vc falou !!!!! ta barato!!!

salve

Kaue Kabrera

umas fotos da ramificacao ainda sem trabalho de arame

ai foto das raizes, estavam super saudaveis com muita microrriza

Edson M. Mori23/09/2011 11:52
Valeu, Kaue
Queremos ver todo o trabalho, esperamos mais fotos
Abraços
Gustavo Gonçalves18/10/2011 17:57
Edson!Voce me enviou dias depois do evento la no pavilhao japones uma foto minha e da regina suzuki com 3 pinheiros negros que eu ganhei no leilao! Edqueci de agradecer! brigadao, bom ver que voce tambem esta no forum, 😎

kaue, voce agora me levou a uma duvida..quando você diz que estava cheia de micorrizas..é no sentido de pressupor ou é aparente quando as mesmas existem? 😲

abraços
Elio18/10/2011 18:35
Gustavo, metendo minha colher torta................micorriza é aquela zona cinzenta que aparece no fundo das raízes. É um fungo que faz uma simbiose com a planta.
É ectomicorriza, ou seja, é aparente.
Existe a endomicorriza, que não se vê.
80% das plantas são micorrizadas.

abraço
12