Yamadori de ligustro
SEKI - Elio Luis Secchi01/10/2010 23:51
Yamadori de ligustro
Olá amigos
Quero compartilhar algumas fotos de um yamadori de ligustro sinensis da semana passada. Na verdade é mais um salvamento do que yamadori. Perto de minha chácara está sendo retirado um reflorestamento de pinus e por baixo cresceram vários ligustros. As máquinas acabaram arrancando diversos destes ligustros. Com autorização do propietário fui buscar alguns. Olha minha alegria com a carga:
As máquinas estragaram bastante os troncos, mas o ligustro é bem valente e vai se recuperar.
Vejam este no carrinho de mão. Opa, cadê o carrinho? Será que vai ter nebari??
O que dá para fazer com uma planta dessas?? Opinem por favor.
Vhalveruth02/10/2010 06:46
po
legal esses monstrinhos....
tenho q achar uma "babada" dessas aqui perto de casa tb
naum deixe de nos manter att
abraços
newgalileu02/10/2010 10:52
Caramba que belos materiais Élio 😲 Tirou a sorte grande hein!
Elio02/10/2010 21:48
PÔ, xará!
Me deu até um frio na espinha só de pensar em levantar um planta dessa....................rsrsrsrs!
Boa sorte, amigão!
Laudir02/10/2010 22:30
Rapaz.... to com dor nas costas só de pensar na trabalheira com a picareta, enxadão e carrinho de mão....
Parabéns pelo brilhante resultado do suado yamadori.
com certeza vai render belos exemplares.
se puder comentar minha duranta:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12990Jonasborgia04/10/2010 10:32
Mais alguns da mesma fonte.
Próximo trabalho, só de motosserra.
SEKI - Elio Luis Secchi04/10/2010 17:21
Pois é Jonas, estes últimos foram deste fim-de-semana. Daí sua ajuda e do colega Leandro foram primordiais. Agora temos que dar um tempo, se não minha coluna vai pro mesmo caminho do meu xará, daí não dá....
Amigos, a maioria destes ligustros já estava ou totalmente um parcialmente arrancados pelo tratores. Mesmo assim, o corte de galhos e raízes grossas teve que ser feito de motosserra, e o arranquio das demais raízes, de picarreta. Valeu pena.
Agradeço as considerações de todos os colegas.
abraço
Renato Rodrigues Roehrs04/10/2010 18:32
Todos materiais com grandes possibilidades!
Parabéns Elio... agora é aguardar a evolução!
Abração.
hraphi04/10/2010 23:51
Que sorte Elio, e na época certa pra boa recuperação, (primavera), olha material é que não vai faltar para trabalhar daqui a 1 ano, rsrsrrs.Parabéns pela coleta...
MarcoBonsaiPoa05/10/2010 00:11
E se não der certo já vai pro fogão a lenha, nada se perde tudo se transforma.rsrsrs
Vai ficar trí afú...depois quero ver o desenvolvimento do trabalho!
Abç Élio!
nickyfury05/10/2010 08:14
bonsai
Elio, parabens pelo ótimo material. Se cuidar bem deles, daqui a uns dois anos poderá dar inicio e condução por atacado, formando lindas estruturas e moldando essas plantas. O ligustro aceita bem trabalho de shari, pois a madeira é bem dura e resistente. Em contrapartida, para fazer isso, terá que usar ferramentas abrasivas resistentes, como a makita e a ggs27, com boas fresas. 😄
O importante é que, com trabalho e paciência, vc chegará longe com essas plantas. Eis um exemplar, que cultivo há alguns anos, mostrado anteriormente aqui no forum:

SEKI - Elio Luis Secchi05/10/2010 10:11
Nicky este aí tá monstruoso mesmo. E bonito. A estrutura está show de bola, dentro de alguns anos espero que meus toquinhos tenham formação parecida, mas este aí está bem maior...
Abraço
nickyfury05/10/2010 11:53
bonsai
Elio, grato por suas gentis palavras. Mas o que eu quis mostrando essa planta, obtida como as suas, é que com paciência, dedicação e cuidados rapidamente vc transformará as suas em magnificos exemplares. O segredo é não ter pressa e fazer tudo de acordo com as regras. 😄
Os ligustros que recuperei, inclusive, plantei todos em areia grossa de rio, sem peneirar, que a meu ver é o melhor substrato que existe para recuperação de plantas via yamadori, como as suas e as minhas. Só depois de uns tres ou quatro anos foi que mexi no substrato, acrescentando caco ceramico, mais pedrisco e carvão vegetal. Não faltou adubação periódica, a cada 45 dias, inclusive no inverno. Lembre-se de virar as plantas ao menos uma vez por mes, para que recebam luz e calor solar por igual. 😄
E, acima de tudo, cultive desde o inicio, ou seja, agora, em sol pleno. Nada de sombra ou meia sombra. Essa espécie é vigorosa e recupera super rápido, dispensando esse tipo de cultivo em sombrite, sombra ou similiar. É sol quente mesmo, o dia todo. Rega apenas uma vez ao dia, ou até a cada dois dias, se observar que o substrato, abaixo da linha de superficie estiver umedecido. 😄
flavio bonsai05/10/2010 11:55
puxa elio parabens por essas novas aquisiçoes vai ter muita coisa boa pra brincar ai no futuro.
abraço
Rafael Pontes05/10/2010 12:50
Poxa Elio, vc realmente tirou a sorte grande!
Eu fico olhando pra toda obra e terra revirada que vejo se não tem alguma plantinha pra ser salva, mas até agora não encontrei nada! =/
Só a minha romãzinha que tirei de baixo de um tronco de árvore que caiu em cima dela, mas essa eu nem sei como conduzir ehuehueheuh
mas enfim, continuaremos com nossa busca pela salvação de materiais bons que nem os seus!
parabens e booooooa sorte!
nickyfury05/10/2010 17:24
bonsai
Rafael, final do ano passado estive em Juiz de Fora, e fiquei abismado com a quantidade de plantas possíveis de serem retiradas via yamadori e convertidas em bonsai. Há murtas, ficus, caliandras, resedá, jabu. Algumas estão abandonadas em calçadas de ruas que nem são usadas, em bairros afastados. Outras, estão em quintais de casas e de sitios próximos, sendo que em duas oportunidades, perguntei aos moradores se deixariam eu retirar, e concordaram de boa. 🙄 🙄
Isso sem falar em nativas, nos arredores da cidade. Jabu, em fazendas e chacaras, tem aos montes. É usar a velha cara de pau e sair pedindo para tirar.... esse é o melhor caminho para se conseguir boas plantas adultas. 😄
Rafael Pontes05/10/2010 17:41
po Nicky é mesmo
eu preciso ter mais cara de pau e sair pedindo pra pegar algumas por aí neh! hehehehe
estou olhando algumas plantas num viveiro aki... até fiz um post com fotos das plantas q gostei se der dá uma olhada lá ra me dar uma ajudinha!!!
em Rio Novo onde minha mãe mora eu vou ver se faço isso também, sair pedindo pra pegar algumas plantas interessantes! hehehe
valeu!
SEKI - Elio Luis Secchi06/10/2010 22:48
Nicky, obrigado pelas dicas. De fato a recuperação da planta tem que esperar o seu tempo. Aliás pelo pouco tempo que estou tendo e inúmeras plantas para trabalhar, tem coisa que vai ficando mesmo. Um outro ligutro que trabalhei e mostrei outro dia aqui, havia ficado 3 anos na espera. Até poderia ter trabalhado ele antes, mas ficou na fila...
Rafael, na maioria das vezes a gente consegue yamadori de plantas melhores do que as de viveiro, que normalmente são projetadas para jardim, sendo altas e sem brotação baixa, e de graça, só o serviço de tirar.
abraço
Alexandre S. Coelho07/10/2010 00:29
Elio
Este foi um "salvadori" mesmo 😂 😂 😂
Com um material deste certamente vai dar praia!!! 😄
claudionor anacleto07/10/2010 18:50
vai ter bastante trabalho pela frente,boa sorte com essas crianças
Anderson Almeida02/11/2011 19:40
Olá Elio
Como anda seus ligustros, da uma atualizada pra gente, to curioso 😲
Um abração
Alcides Junior03/11/2011 11:31
Também estou curioso...todos sobreviveram?
SEKI - Elio Luis Secchi03/11/2011 16:04
Olá amigos...
Todos os ligustros sobreviveram. O que está faltando é tempo apra trabalhá-los adequadamente. Já poderia estar mais adiantados pois poderia ter feito intervenções melhores. Segue imagens de algumas intervenções bem iniciais, onde apenas se seleciona o que fica de tronco e algumas ramas estratégicas, esperando nova brotação para dar seguimento. O maior de todos não será mostrado pois está uma touceira enorme e ainda não deu tempo de mexer nele. Seguem alguns dos demais...
Tem bastante trabalho pela frente...rsrsrsrsrs
abraço
afonso Fengler03/11/2011 21:52
Olá Elio.
Tem planta muito bonita aí, com um nebari e tanto.
Muito proveitosa a coleta. Eu gosto muito de trabalhar com ligustrum, aguenta tudo que interveção.
Um abraço
Afonso
Jair Flores04/11/2011 22:02
Elio, te enviei uma mp.
Abraço.