Evolução de uma primavera yamadori( Atualiz. 12 maio. 2012 )
MARCIO ROLDÃO02/10/2010 12:03
Evolução de uma primavera yamadori( Atualiz. 12 maio. 2012 )
Coletei esta primavera em um sítio, ná época era um simples " tocão "
Percebi alguns defeitos na mesma como por exemplo ausência de conicidade, o que não me fez desistir da mesma
Plantei como faço de costume no solo para acelerar o crescimento ( poderia ser numa vasilha maior).
Deixei o ápice crescer melhorando a conicidade, e com desfolhas e poda fui aumentado a ramificação dos galhos.
Aqui já com cara de bonsai ou mausai rsrrsrs
Ao lado da minha pequena de três anos, para se ter noção do tamanho
Esta foi a última desfolha que fiz no verão passado, agora na primavera vou transplanta-la para vaso de treinamento para aumentar as raizes de alimentação.

Becker02/10/2010 15:26
😄 Fantastico Marcio ,vai pensando num vaso ,tranplante e post pra nois ve.... 😉
Braulio02/10/2010 19:29
Parabéns
Muito bonita, Márcio. Parabéns.
Qual é a cor das "flores"?
MARCIO ROLDÃO03/10/2010 00:00
Becker vou plantar em um vaso de cerãmica comum e mais profundo para aumentar as raizes capilares, vou tirar fotos e postar.
🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
Braulio obrigado , a cor é lilás claro.
Laudir03/10/2010 00:51
Estou de olho.
Tem um yamadori pra eu fazer... é claro que nao na magnitude da tua...
o meu deve ter uns 5cm de grossura no maximo!
Parabéns pela tua!
Está ficando linda!
Renato Rodrigues Roehrs04/10/2010 17:48
Marcio, postando para acompanhar.
Curioso pra ver depois de transplantado.
Belo material e belo trabalho realizado até agora!
Parabéns!
Abraços.
Guilherme Cahú04/10/2010 23:38
Está linda essa primavera!!! =D
Estou querendo muito trabalhar com uma Primavera, só preciso... pegar alguma estaca xD
Ótimo trabalho, Marcio!
Faugustobr05/10/2010 08:47
Belo trabalho, a maioria das minhas árvores são frutíferas, mas tenho vontade de trabalhar uma primavera.
Abraços,
Fábio
Palonde Teixeira05/10/2010 13:51
Grande Marcio!!!
Só tenho que parabeniza-lo por mais um ótimo yamadori !!!
Tô virando seu fã...acho q já li todos os seus tópicos...e a cada um admiro mais o seu talento!!!
Quanto tempo desde a retirada até hoje?
Pra cada especie vc utiliza um tipo de substrato ou usa o mesmo pra todas?
erico06/10/2010 09:33
Parabéns, é realmente um trabalho bem feito.
Moreno06/10/2010 18:05
Ola Marcio, parabens!
evolução espoetacular!
quanto tempo desde o yamadori até essa ultima foto?
MARCIO ROLDÃO10/10/2010 11:58
😄 😄 Laudir faça o yamadori e põe as fotos no forum para apreciarmos. 🙂 🙂
😄 😄 Renato, Guilherme, Érico obrigado pelos comentários. 😄 😄
😄 😄 Moreno cinco anos desde a coleta. 🙂 🙂
😄 😄 Faugustobr tb gosto de frutíferas mas as floríferas não podem faltar em nossas coleções, vc não vai se arrepender. Abraços 🙂 🙂
😄 😄 Palonde se não me engano eu a coletei em 2005, nessa época coletei dezenas de yamadoris ( como diria o Bergson na matéria da revista como cultivar " ansiedade de um principiante " ), a maioria morreu, ás vezes eu coletava três plantas de uma vez. Hoje sou mais seletivo tenho todo o cuidado e respeito com a planta, e tenho tido sucesso nas coletas e pouquíssimas perdas. O sbstrato na época era terra de cupim e pedrisco, hoje uso cerãmica triturada e pedrisco numa proporção de 70% cerãmica, 20 % pedrisco e 10 % de alguma matéria orgãnica.
Palonde por falar nisso ja esta na hora de coletar yamadoris, eu já estou visitando sitios, matas de beira de estrada , quintal de amigos para descobrir algum material interessante. 😄 😄 Abraços 😂 😂
hraphi15/10/2010 01:00
Ótimo trabalho, parabéns pela paciência e dedicação, abraço.
Ricardoamm24/11/2010 20:37
Show de bola sua primavera!!!
Bem legal o engalhamento!
Adoroooo primaveras!!!
Abraços e Parabéns!
João Paulo Batista Lyrio27/11/2010 11:59
Só para admiração.
Já passou ela para o vaso ?
Coloca novas fotos para acompanharmos ?
Grande abraço.
MARCIO ROLDÃO13/12/2010 11:21
Como eu falei pessoal, assim que eu transplantasse iria postar as fotos 😄 😄 😄 😄
Plantei num vaso de treinamento de cerãmica para aumentar as raizes de alimentação
Vejam que ela já esta brotando, e ja começei a adapta-la ao sol.
Aqui vista de cima.

Pedro Catarin13/12/2010 15:07
😮 Uow! Que trabalho lindo! Ela está completamente diferente do início! Ótimo trabalho!
Se me permite, eu irei dar uma singela dica, a meu ver, a copa está um pouco alta, deixe ela densificar um pouquinho mais para baixo, o nebari em armonia com a copa baixa dara um toque de árvore centenária a ela!
Abraços!!
Nikkei 10014/12/2010 15:50
Um belíssimo trabalho. De tirar o chapéu! Parabéns
Paulo H Lima14/12/2010 17:31
Belíssimo trabalho, Márcio.
A ramificação dos galhos ficou ótima. A planta esta com uma excelente estrutura e um belo porte!
Só fiquei com uma dúvida. Há uma parte da planta que me parece ser de madeira morta. Começa no canto inferior direito e vai até a parte central da planta. É isso mesmo?
Se for, tu pretende trabalhar com calda???
Abraços
Lucas_PdF15/12/2010 02:08
parabéns pelo trabalho q esta fazendo, uma pergunta vc corto a tronco e quanto tempo demorou para ramificar denovo nos galhos ?
abraço
MARCIO ROLDÃO15/12/2010 11:04
Pedro
obrigado, assim que ela se recuperar ainda mais do transplante e ficar mais vigorosa vou analizar sua dica, pois a intensão é essa, formar uma árvore com aparência velha e com copa frondosa. 😄
😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄
Nikkei obrigado.
😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄
Paulo
Agora vou deixar a ramificação aumentar, como pretendo deixar a copa mais frondosa ( mais larga horizontalmente ) vou aplicar boa adubação e deixar crescer livre( sem intervenção ) até a próxima primavera. Quanto aquela parte direita não é madeira morta, é apenas a casca que esta mais rugosa , agora não sei se é menos exposição ao sol.
Mas pretendo futuramente trabalhar sua madeira. valeu amigo.
😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄
Lucas
Geralmente as primaveras brotam rápido após transplantes e coletas ( yamadoris) basta ser na época certa e deixar na sombra por algum tempo. Agora ramificação se consegue aos poucos, se a planta for saudavel e bem adubada vai se aplicando desfolhas, podas o resultado vai aparecendo.
Kaue Kabrera15/12/2010 13:34
Marcio..
Linda planta !!! parabens pela coleta/cuidado...muito bom mesmo....
Mas gostaria de dar minha humilde opniao, sei q nossas plantas sao muito pessoais e as fotos nem sempre mostram a beleza delas, fica a dica....... Eu particularmente nao gosto dos galhos que vem na direção do espectador acho agressivo, mas acredito q se vc apenas gira-se sua planta mudando a frente (+ou- 45º da direita p/ esquerda), colocando o nebari um pouco na diagonal p/ traseira e usando o apice p/ "comprimentar" o espectador fazendo uma reverencia, como nao tem q arracar galho nehum.... faz o teste !!!!
abrsss
Kaaue Kabrera
Rakki15/12/2010 19:59
Q belissima planta...
MARCIO ROLDÃO16/12/2010 09:15
Obrigado Rakki 😄 😄 😄 😄
Legal Kaue, boa observação. Quando for podá-la vou estudar essas possibilidades. Obrigado pela dica amigão 😄 😄 😄 😄 😄 😄
MARCIO ROLDÃO10/02/2011 12:00
Observando a dica do forista Kaue Kabrera retirei o galho que apontava para frente , achei melhor.
Aqui ao lado do meu filho de 10 anos.