Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Eugenia 2010

12
Tiago R05/10/2010 15:46
Eugenia 2010
Comprei no domingo passado. Fiz o transplante e uma poda para desembassar e enxergar a estrutura.

Gostaria de opiniões.

Antes:

Provável frente:
Mateus05/10/2010 15:50
Ficou muito bonita!!!Tem um bom futuro!!!
Pethrus Barros05/10/2010 17:18
Muito bonita sua Eugênia, os amigos do fórum tem me ajudado muito com a minha, dá uma olhada nela depois, está com o nome de Eugênia Sprengeli
Renato Rodrigues Roehrs05/10/2010 18:31
Tiago, vai ficar bem natural, como as nossas árvores brasileiras!

Show de material!

Postando para acompanhar.

Abraços.
Tiago R05/10/2010 21:57
Poise...

Vou esperar a planta fixar no substrato e começar a aramar. Mas não sei ainda como farei.

Olhem que maravilha:
LEAO05/10/2010 22:06
Bonita cara.,
Pethrus Barros06/10/2010 08:38
Eu fiz uma aramagem na minha que faz at[e vergonha, com mais tempo eu vou procurar deixar a aramagem mais bonita e postarei fotos para vocês terem idéia.
Alexandre S. Coelho07/10/2010 00:46
Tiago

Uma leve inclinação, leve poda, leve aramagem e um vaso leve... Se não quiser, leve para minha casa 😂 😂 😂
Tiago R07/10/2010 00:55
Haha...

Alexandre, poderia dar mais detalhes da poda e de como aramar? Iniciante tem dúvida até para regar cara...

Quanto ao verbo levar... Bom, se um dia eu passar por ai posso levar uma jabuticabeira. Faço um yamadori.
Alexandre S. Coelho08/10/2010 16:01
Tiago

Dá uma olhada nos vídeos do Potter que já vai ajudar bastante:
http://www.youtube.com/watch?v=yrk0T4_57uI
Marcio Garcia08/10/2010 16:17
Caramba se na primeira interferencia ja ta bonita assim, quando terminar o trabalho entao, belo material amigo. com relacao as jaboticabeiras, vc encontra facil ai pra compra?
Elio08/10/2010 16:35
Tiago, grande planta! Estrutura principal pronta!
Basta uma aramacao fina, preenchendo os vazios, fazendo patamares nao tao separados mas, sutilmente.
AScho que vc tera um bonsai muito bom.
Parabens!
Tiago R08/10/2010 17:11
Marcio, aqui em Minas Gerais encontra-se jabuticabeiras por todos os lados.

Para comprar, para dar picaretada e arrancar (o que nem sempre é correto fazer), etc...

Aqui na minha cidade uma jabuticabeira no horto é no mínimo 150 reais. Porem, na cidade onde comprei essa eugenia, tinha uma jabuticabeira de uns 3 metros, florida, por 120 reais.... Bom, é nessa média de preço.

Nas matas é raro encontrar uma jabuticabeira que já esteja frutificando. A não serem aquelas em áreas abertas, ou as bem antigas. Acredito que elas gastam toda a energia crescendo em altura, para alcançar os raios solares obstruídos pelas árvores grandes.

Eu fiz um yamadori recente. O tronco na base tem mais ou menos o equivalente a uma latinha de cerveja, porém ela já tinha uns 4 metros de altura. Acho fina para a altura... enfim... Aqui em MG tem muitas.

-----
Elio, aramagem eu nunca fiz. Não sei como fazer. Vou assistir os vídeos do artista que Alexandre o Grande recomendou.... Aprender mais. Depois que ela iniciar a brotação vamos ver o que a natureza faz sozinha.

Creio que tive sorte em encontra-la.

-----
Vocês acham que eu deveria compactar a copa? Acho bonito árvores nesse formato que possibilitem enxergarmos o outro lado... Não sei... Mas acho que devo mesmo é deixa-la ser como realmente é.
Tiago R23/11/2010 17:51
favor apagar esse post
Tiago R23/11/2010 17:59
favor apagar esse post
Tiago R24/11/2010 14:53
favor apagar esse post
Tiago R29/11/2010 12:52
favor apagar esse post
Tiago R04/12/2010 16:04
favor apagar esse post
Tiago R26/12/2010 14:39
favor apagar esse post.
Pethrus Barros27/12/2010 12:50
Aminha está com a copa bem cheia, vou tirar novas fotos e acompanhar seu tópico.
Tiago R18/01/2011 15:06
Preciso da ajuda de vocês.

Um dos lados da eugênia não quer emitir forte brotação, o que está a deixando desproporcional.

Eu praticamente zerei a folhagem dela, e em seguida deixei o lado mais fraco a pleno sol. Mesmo assim o desenvolvimento foi fraco em relação ao outro lado.

Como resolver essa questão?

---

Outro questionamento é se devo remover o galho marcado de vermelho na fotografia abaixo. Pessoalmente ele deixa a pequena árvore feia.

Mas o que a deixa mais feia ainda são essas cicatrizes escrotas, derivadas de um péssimo alicate que usei quando fiz as primeiras podas, logo após te-la adquirido.

Eu preciso resolver isso e acabar com essas manchas pretas no tronco. Alguém pode me ajudar?

Tiago R18/01/2011 15:26
favor apagar esse post
Alexandre S. Coelho18/01/2011 16:00
Oi Tiago

Nós moderadores não temos como apagar uma mensagem no fórum... Só podemos no máximo editá-las ou movê-las para outro local... Ao administrador (Mário) é que cabe esta função 😉

Quanto a sua eugênia:
- Pode as pontas (folhagem) dos outros galhos, menos o que você quer que cresça... bem como a exposição solar... Vai ajudar no desenvolvimento deste;
- Se minha, eu removeria o galho marcado de vermelho;
- As cicatrizes devem serem arrumadas, cortando com um alicate bola que tem um corte côncavo, facilitando o fechamento e naturalidade do local. A parte preta deve ser sujeira e pode ser removida com uma escovinha e água 😉
Tiago R18/01/2011 16:24
Alexandre, obrigado. Mas ainda tenho alguns questionamentos:

1- Como devo proceder o corte do galho marcado? Vsualizar a última foto creio que auxiliará na sua opinião.

2- Eu já experimentei podar deixando folhagem apenas no lado mais fraco. O resultado foi o lado podado dominando tudo novamente. rsrs.

3- Não é sujeira. 🙄 A tonalidade mudou por causa das podas dos galhos. 😢

Estou achando essa arvorezinha feia. 😕
caiomalk09/07/2011 11:44
Atualização??? 🙄 🙄
12