caferri06/10/2010 16:57
Achado...
Pethrus Barros06/10/2010 17:41
Esta espécie é chamada de Murta ou Jasmim Laranja eu cultivo uma dessas também, tem crescimento lerdo.
roronazoro06/10/2010 17:41
Olá caferri belo achado este é um exemplar de Dama-da-Noite ou Jasmim ou Murta como preferir.
nickyfury06/10/2010 19:46
bonsai
Os nobres colegas vão perdoar, mas trata-se de uma Murraya paniculata, ou murta, ou jasmim laranja. Não é dama da noite, que por sua vez, trata-se de uma outra variedade de jasmim. 😲
A Murraya tem um crescimento rápido, e responde bem a trabalhos com aramação, poda radical e madeira morta, seja na forma de shari seja como jin. Alguns lindos bonsai de Murraya, para que o nobre colega possa buscar inspiração e cultivar o seu:
Como sua planta está ainda numa fase bem inicial, aconselho replantar em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante: carvão vegetal, caco ceramico, pedrisco e areia grossa de rio, sem peneirar. Deposite uma primeira camada desse substrato na bacia, em seguida, após ter lavado bem as raízes de sua planta, coloque-a com as raízes bem esparramadas, distribuindo-as em volta do tronco (chamamos isso de radial), cobrindo em seguida com mais substrato. Regue bem, até observar a agua escorrendo pelo fundo. Em seguida, coloque a bacia em local onde receba luz e calor solar o dia todo se possível, regando novamente sempre ao final da tarde, uma vez por dia. 😄
Inicie uma adubação com material orgânico, tipo a velha dobradinha Torta de Mamona+farinha de osso depois de 45 dias do replante, repetindo novamente a cada 45 dias, inclusive no inverno. Com isso, sua planta irá crescer bem e engrossar bastante o tronco. Com o formato que tem, resultará num belo bonsai daqui a uns cinco ou seis anos de cultivo. 😄
hraphi07/10/2010 00:16
Crescimento rápido Nick? A minha está uma lerdeza só, e todo lugar que leio e me informo, sempre dizem que tem crescimento lento, por isso achei que fosse normal. Agora me confundiu, rsrrrsr, ❓ ❓ ❓ ❓ ❓
nickyfury07/10/2010 08:14
bonsai
hraphi, se vc seguir as dicas que dei sobre a forma de cultivo, principalmente o substrato a ser usado, verá que suas plantas irão se desenvolver mais rapidamente. Claro, não espere que a planta cresça igual ao pé de feijão da histórinha infantil, mas que irá se desenvolver bem mais a contento, isso irá. 😄
São fatores preponderantes um substrato mais drenante e adubação periódica. Eu recomendo uma reposição a cada 45 dias, inclusive no inverno, o que propicia material orgânico de boa qualidade e em quantidade suficiente para que isso ocorra, isto é, o desenvolvimento da planta se dê de forma mais rápida que se deixada à própria sorte. A mudança no substrato, tornando-o mais drenante, bem como o espaço de crescimento, uma bacia plastica, propiciam condições mais favoráveis ao desenvolvimento de qualquer planta, inclusive murraya. Tenho várias em meu viveiro, algumas obtidas por estaquia, outras por alporquia e uma grandona, retirada de um terreno, via yamadori, que se parece bastante com a da primeira foto. Então, acredite, escrevo e oriento por experiencia própria com essa espécie, e não por ouvir dizer, ok? 😄
As mudas que obtive por germinação de sementes, aguardei o primeiro ano de desenvolvimento e fiz uma colagem. Nesse tipo de trabalho, juntam-se seis mudinhas de mesma altura e grossura de tronco, unindo-as, amarrando o tronco com arame fino, desde a base até o inicio dos galhinhos. Em seguida, faço um movimento bem sinuoso no tronco, podando o excesso de raízes, principalmente pivotante se houver, replantando em seguida, em vasos maiores, mais profundos. 😄
Essa espécie tem uma facilidade tremenda para fundir o tronco. A técnica acima visa justamente isso. Com ela, vc ganha então tronquinhos mais grossos, pois em dois ou tres anos, com a fusão, a plantinha passa a ter um tronco mais grosso. O substrato ideal para isso é caco ceramico e areia grossa de rio, sem peneirar. 😄
Há metodos e metodos de cultivo. O importante é conhecer todos para saber qual usar e a maneira mais adequada de proceder, para obter resultados melhores e mais rápidos. 😉
caferri07/10/2010 17:23
Puxaaaaaa....
Valeu nickyfury por suas experiências aqui postadas e dicas. Será que esta plantinha, um dia se tornará um grande bonsai como estes postados????
Espero que sim.
obrigado.
hraphi07/10/2010 21:11
Valeu pelas dicas amigo Nick... Amanhã mesmo vou comprar seis ou sete mudinhas para tentar fundir no tronco da minha, fiz isso com uma romã e nem lebrei de fazer com a Murta.
É uma muda novinha, está comigo a dois anos, coloquei no escorredor depois um ano e meio, e quando fui fazer os transplante vi um volume enorme de raízes, já está a seis meses no escorredor, adubo certinho, sol pleno e mesmo asim cresce lentamente, tenho acerolas que aduiquiri junto com a murta e já estão muito , mas muito mais avançadas. Vai entender, achei que era típico da espécie mesmo, mas pelo visto não é, acredito nas suas experiências Nicky, abraço.
joão josé07/10/2010 22:44
As que tenho largada em vaso pequeno não desenvolvem, mas as do chão são rapidíssimas. Espaço e alimento! Ela adora comer.
Rafael Pontes08/10/2010 13:49
eu estou com duas mudas dessa planta! Vendo a do nosso amigo Caferri reconheci na hora! Essas mudas eu gosto muito, pois peguei semente dessa árvore que tem muito aqui na minha rua e coloquei na terra, 2 das 4 vingaram e estão crescendo bem! vou ver se tansplanto elas para um substrato como o que o Nicky disse, depois posto fotos!!!
abraços!!