Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

sementes para troca

ANDRADE21/10/2005 12:11
sementes para troca
ola pessoal 😂 😂
dentro de alguns dias terei sementes de ipe roxo ,jacaranda mimoso, e gabiroba,para trocar gostaria de adquirir outras especies.
té mais 😎 😎
Piero Mendes18/12/2006 14:29
Amigo! Você ainda tem semente de Ipê Roxo? troca por Ipê amarelo?
vitor_barao21/12/2006 11:00
Germinação de ipe...
Ola amigos,

Já que tocaram no assunto do IPê, faz tempo que estou tentando plantar ipe amarelo... e nada... vocês tiveram algum sucesso com estas sementes?? como devo fazer a germinação?? tem quebra de dormencia?
abraços
Piero Mendes21/12/2006 11:29
Vitor!
Bom dia!

Quanto a geminação do Ipê, o ideal é plantar imediatamente após colher as sementes, pois esta perde sua capacidade de germinação muito rápidamente, ficando esteril após 2 meses da liberação das sementes pela plata mãe.
Você pode colocar as sementes em um envelope PAPEL PARDO e guarda-las na gaveta de legumes da geladeira, pois isso faz com que a semente dure até 150 dias ao invez de 60 se não adotada esta medida.

Dois meses atras eu colhi um punhadinho de sementes caidas na calçada o meu vizinho (que tem um lindo Ipê Amarelo em seu quintal) e as plantei no mesmo dia, e obitive uma taxa de 98% de germinação.

Ha! e respondendo a sua pergunta, o Ipê não tem dormencia, e não tem segredo para sua germinação!

Piero Mendes
vitor_barao21/12/2006 20:35
poxaa...
poxa... então acho que as sementes que eu tenho já perderam a viabilidade... vou tentar coletar mais... será que alguem tem algumas disponíveis pra me enviar?? tenho bastante coisa pra trocarmos...
abraços, obrigado
Piero Mendes22/12/2006 07:53
Vitor!
Eu tenho sementes de Ipê Amarelo, porem, acho que ja não estão legais, mais um amigo meu tem uma arvore destas em sua casa e ele me disse que ela ainda esta cheia de vagens, e ele vai me trazer assim que as sementes estiverem maduras!

Assim que eu as tiver, eu te aviso e vc me passa o seu endereço para envio.
Ney16/01/2007 13:06
Tô procurando sementes de ipê amarelo, jacarandá mimoso e pau Brasil, se alguém puder me conseguir agradeço muito! Tenho sementes de Flamboyant e Sibipiruna para oferecer. 😄