Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

"Escorredor" sem furos laterais...

Guilherme Cahú08/10/2010 12:23
"Escorredor" sem furos laterais...
Queria saber se posso usar periscos drenantes em um vaso sem furos laterais...

Conheço a função os furos laterais o escorredor, mas gostaria de saber se sem esses furos seria possível ainda obter parte do efeito de escorredor, ou algpo o tipo...

Obrigado ese já! ^_^
Marcio Garcia08/10/2010 15:51
Guilherme,
O efeito do escorredor e apenas um so, maior aeracao das raizes, com isto as raizes vao crescer, quando sairem pelos furinhos do escorredor, elas vao morrer porque irao secar em contacto com o ar, onde ela morreu ira funcionar como uma poda, esta poda ira propiciar varias outras raizes capilares que irao surgir logo antes do local que a raiz morreu, assim aumentando o numero de raizes que alimentam a planta em uma quantidade consideravel, se vc apenas utilizar pedras drenantes a humidade ira estar constante dentro do recipiente em que a planta se encontra, a raiz nao vai secar e morrer a ponta, nao ira surgir raizes finas, o que desse modo nao ira surtir o mesmo efeito do escorredor.
Espero que eu tenha sido claro, qualquer duvida e so perguntar garoto, ate onde vai nossos parcos conhecimentos que foram adquiridos aqui mesmo, vc tera a ajuda necessaria de mim e dos colegas de forum.
Mcdonald09/10/2010 00:39
Interessantíssimo... valeu pela dica grande marcio.....
me caiu como uma luva...
abração
Guilherme Cahú09/10/2010 01:46
Valeu, Marcio! ^_^
Então no caso terei que fazer uma mistura para constituir o solo drenante, como recomendam (sou meio teimoso mesmo... 😛)...
E no caso de não ter furos laterais, poderei usar uma série de canudos ou tubos, simulando parcialmente o efeito?
Marcio Garcia09/10/2010 19:09
Guilherme Cahú escreveu:
Valeu, Marcio! ^_^
Então no caso terei que fazer uma mistura para constituir o solo drenante, como recomendam (sou meio teimoso mesmo... 😛)...
E no caso de não ter furos laterais, poderei usar uma série de canudos ou tubos, simulando parcialmente o efeito?

Guilherme, solo drenante nao e solo seco, solo drenante tem a capacidade de conservar a humidade( a planta nao consegue retirar nem agua nem alimentos do solo com humidade acima de trinta por cento, ou seja, o solo nao pode ficar encharcado)mas nao acumula agua no meio do substrato, por isto recomenda-se pedriscos e caco de telha moida.
Quanto a substituir o escorredor, depende do que vc ta querendo usar se for uma vasilha de plastico e vc quiser se dar o trabalho de fura-la toda pelos lados, vai em frente, mas eu acho que seria mais comodo, vc procurar um supermercado ou uma loja de 1.99 e comprar escorredor barato, existem de varios tamanhos.
Guilherme Cahú09/10/2010 19:56
É, eu estive procurando por uns mas não achei. Vou continuar minha busca...
Estou pensando em, se não usá-lo furado lateralmente, colocar pedras maiores na lateral, que facilitarão a aeração lateral, simulando os furos laterais do escorredor. Na minha teoria, tem tudo pra dar certo... ^_^" (espero que dê mesmo... =P)

Quando ao substrato...
Bom, pensei que fosse apenas drenante...
Então significa que tem que ser seco também, não é?
OK, vou procurar pelas misturas que recomendam, pelo fórum e pelo reato da internet.

Obrigado por tudo!
Valeu, Marcio! o/
Marcio Garcia09/10/2010 23:14
Guilherme cuidado pra nao confundir, o substrato nao pode ser seco, tem que ser drenante, substrato drenante e aquele que quando vc rega a planta, o excesso de agua escoa rapidamente, ficando apenas o suficiente para humidecer o substrato, nao encharca-lo, se for um que retenha muita agua, isso podera ocorrer a podridao das raizes, por isso e que tem que ser drenante, quanto ao escorredor, se fizer varios furos na lateral e no fundo ira funcionar melhor que as pedras grandes.
Guilherme Cahú09/10/2010 23:33
Hum, entendi...

Beleza! Valeu pela ajuda, Marcio!
Vou tentar fazer o melhor possível aqui! ^_^